Ácido Fólico: Conheça essa vitamina e saiba sua importância

O Papel do Ácido Fólico na Qualidade de Vida

Fala-se muito em tomar vitaminas, que o organismo necessita para complementar suas necessidades não atendidas pela alimentação consumida, mas pouco se sabe a respeito de seus benefícios e vantagens e principalmente o que leva a classe científica a reforçar essa ideia de administrar o consumo orientado de vitaminas.

Neste artigo vou abordar uma vitamina pouco conhecida, mas que a maioria de nós desconhece sua importância para a qualidade de vida, saúde e bem estar do indivíduo: o ácido fólico mais conhecido como vitamina B9 ou folato.

Ácido Fólico

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A Deficiência de Ácido Fólico ou Folato

O ácido fólico ou folato é uma vitamina primordial no funcionamento do organismo. Sua presença é fundamental na manutenção e no funcionamento do DNA, tanto na sua produção como reparação. Essa vitamina tem papel importante no rápido crescimento celular da placenta e do bebê durante a gestação.

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Segundo estudos realizados pelo Instituto de Massachusetts Eye and Ear, no Estados Unidos da América, revela que a deficiência de ácido fólico  no organismo pode causar o glaucoma.

Existe um aminoácido no organismo chamado de homocisteína responsável em regular os níveis de pressão dentro do globo ocular. Altos níveis dessa molécula levam a chamada síndrome da esfoliação, uma das principais causadoras do glaucoma. A pesquisa constatou que ocorrendo o consumo regular dessa vitamina diminui a possibilidade de ocorrência do glaucoma.

Outro dado relevante envolvendo a homocisteína é que quando ela não é bem metabolizada pelo organismo tem seus níveis reduzidos propiciando a elevação do risco do indivíduo ter a aterosclerose (placas de gordura que bloqueiam as artérias).

Em estudo realizado pela Associação Americana do Coração descobriu-se uma estreita relação entre o consumo de vitamina B9 e a redução dos níveis de homocisteína como forma de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares como o infarto.

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Em pesquisas realizadas também se descobriu que o excesso de homocisteína contribui para o surgimento de doenças cardiovasculares e tromboses arterial e venosa, que podem se agravar e redundar no infarto. Deduziu-se que os níveis de homocisteína devem ser equilibrados e para isso o consumo de ácido fólico deve ser administrado sem com orientação médica.

A importância da vitamina B9 nos processos metabólicos e psíquicos foi descoberta há pouco mais de uma década. Até então seus efeitos eram mais associados à vitamina B12 na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue, fato que levava os pesquisadores a concluir que sua falta estava ligada à anemia. Seu consumo orientado realiza a manutenção da saúde mental e da memória, além de afastar a possibilidade de o indivíduo apresentar o Mal de Alzheimer.

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O corpo humano necessita de ácido fólico e ele serve para produzir glóbulos vermelhos e prevenir a anemia. Sua carência na alimentação pode causar uma anemia conhecida por ausência de folato cujos sintomas são cansaço e fraqueza, muito semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro.

O papel o ácido fólico muda de acordo com as fases da vida. Na fase escolar sua ausência no organismo pode levar à anemia nutricional. Nos adultos mais idosos, a ausência ou baixo consumo dessa vitamina pode redundar ou agravar problemas neuropsiquiátricos.

Uma leve falta de folato no organismo pode causar alterações de humor e irritação.

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Propriedades e Fontes de Ácido Fólico

O ácido fólico tem funções importantes no organismo. Destacam-se:

– Estabilização da pressão arterial e prevenção de derrames;

– Prevenção dos sintomas do envelhecimento e desordens na saúde como problemas de sono, redução da audição, osteoporose e dor nos nervos;

– Melhora a saúde mental e o nível de qualidade da memória, afastando o Mal de Alzheimer;

– Funciona como antidepressivo;

– É conveniente a diabéticos em vista que controla os níveis de insulina;

– É importante para a saúde da pele e do cabelo;

– Tem função essencial na melhora da qualidade de células do corpo e no crescimento do tecido;

– Participa do desenvolvimento de novas células vermelhas do sangue e é essencial para a síntese e reparo do DNA;

– Contribui na divisão celular;

– Atua na transmissão de traços hereditários;

– Atua na formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.

A carência do ácido fólico traz os seguintes efeitos prejudiciais à saúde e qualidade de vida do indivíduo:

– Redução do crescimento;

– Anemia megaloblástica e outros distúrbios sanguíneos;

– Glossites;

– Distúrbios no trato gastrointestinal.

Em que alimentos se encontra o ácido fólico:

– Carne vermelha;

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– Hortaliças verdes como brócolis, espinafre, couve, escarola;

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– Feijão, lentilha, ervilha;

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– Gérmen de trigo;

– Aspargos;

– Frutas cítricas como laranja, limão, maçã, tangerina;

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– Ovo cozido.

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Cabe salientar que em nenhuma circunstância o indivíduo deve autoprescrever o consumo de ácido fólico. A quantidade recomendada, caso seja necessário, será prescrita após uma avaliação médica. O médico é o profissional de saúde mais adequado a prescrever e aconselhar a quantidade correta de suplementos vitamínicos.

Robert  Thomaz

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Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

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