Afetividade é uma de suas qualidades em seus relacionamentos?

A linha que separa o contexto do relacionamento interpessoal (de um indivíduo com outro ou com outras pessoas) do contexto do relacionamento intrapessoal é muito tênue. Por vezes eles se entrelaçam, se confundem, se fundem. E isso ocorre devido a grande proximidade entre ambas as esferas que abrangem a natureza humana.

A afetividade é uma qualidade cuja importância e efeitos refletem na felicidade alheia e pessoal. Estando presente, a afetividade não somente fortifica o relacionamento interpessoal, aumentando a confiança, a amizade e a lealdade, mas também é fator de desenvolvimento e manutenção do autodomínio (área relevante do relacionamento intrapessoal).

Afetividade é uma de Suas Qualidades em seus Relacionamentos A

Porque a Afetividade deve ser uma de suas Qualidades

A afetividade é uma qualidade que abrange todos os conceitos afetivos. Estes são as tendências, emoções, sentimentos e paixões. Através dos conceitos afetivos o indivíduo desenvolve seus potenciais em relação a si mesmo e a seu semelhante.

A capacidade de revelar seus sentimentos em relação a outros seres e objetos é manifestada pela afetividade. Disponibiliza-se atenção a alguém ou algo na medida em que aquilo nos influencia.

A afetividade deriva de afetivo, afeto. Pelo fato dela estar presente no contexto do relacionamento interpessoal e intrapessoal é que somos afetados e afetamos aqueles que estimamos e que nos são importantes. Esse fato ocorre porque necessitamos primariamente de atenção na forma de amor, carinho e compreensão e são nestes contextos que figura a afetividade. A atenção é o cuidar que o indivíduo necessita, tanto consigo mesmo como com seu semelhante. A partir desta atenção é que se desenvolve o prazer de estar junto do outro.

A afetividade na forma de cuidar de si mesmo é que nos faz desenvolver a autoestima (amor e cuidado consigo mesmo) e o autoconhecimento (conhecer a si mesmo, do que é capaz, de suas possibilidades e limitações). Partindo dessas áreas do relacionamento intrapessoal que o indivíduo aprenderá a lidar com seus sentimentos, emoções, paixões e humor.

Afetividade é uma de Suas Qualidades em seus Relacionamentos B

Existe equilíbrio emocional, saúde mental e bem-estar numa família de acordo com o nível de afetividade que existe entre seus membros. Pais afetam os filhos e vice-versa, em função da atenção e importância que um representa para o outro. A felicidade surge e se estabelece na família quando a afetividade é mantida “acesa” nos relacionamentos.

A afetividade faz a pessoa se destacar perante as outras. Se você é um indivíduo que demonstra afetividade, na prática é uma pessoa bondosa que se preocupa com seu semelhante, sendo este realmente importante para você. Essa qualidade nos tempos atuais dignifica e enobrece o indivíduo.

O sentimento de afeto é fundamental para o autoconhecimento e para o relacionamento interpessoal. Como já foi dito somos afetados e afetamos aqueles que estimamos e que nos são importantes e para que haja um ponto de equilíbrio suportável no relacionamento, é importante lembrar que devemos ser afetados até o ponto em que essa influência não nos coloca em risco emocional.

Afetividade é uma de Suas Qualidades em seus Relacionamentos XX

ROBERT THOMAZ

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.