Saiba como desenvolver sua autoconfiança

Banner Fim de Artigo 500x200

Autoconfiança. Uma palavra relativamente pequena, simples, mas de uma importância gigante no contexto da felicidade e saúde mental de todos nós. Não ter autoconfiança é como entrar numa luta, numa disputa, seja um concurso público, a conquista de uma mulher ou de um objetivo específico e particular, e achar que o sucesso, a vitória é algo impossível de acontecer.

A autoconfiança é uma das maiores e mais importantes ferramentas que nós homo sapiens temos para promover a evolução de nossa espécie. Ser autoconfiante é fator primordial para a felicidade, para o sucesso, para o amadurecimento.

Às vezes achamos e até acreditamos que somente os inteligentes, os sábios e os ricos são merecedores da vitória, da fama, do sucesso e da riqueza monetária. Esse pensamento errôneo nos leva à frustração, à infelicidade e a redução de nossa autoconfiança.

Ninguém nasce sem autoconfiança. Esta qualidade é inerente a todo ser humano, contudo ao longo de seu desenvolvimento físico e mental, muitos deixam de estimulá-la, passando a desacreditar em sua importância e valor. A autoconfiança está intimamente ligada à autoestima e ambas andam lado a lado em seus crescimentos psicológicos.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança A

Conceito de Autoconfiança e Autoestima

Estas duas qualidades pertencem ao campo emocional e psicológico do ser humano e são imprescindíveis a sua evolução e desenvolvimento. Podemos até afirmar que juntas se constituem em pré-requisito ao indivíduo para que sua felicidade se torne real e concreta.

Segundo Samuel Johnson, notável escritor e pensador inglês, a autoconfiança: “… é o primeiro pré-requisito para as grandes realizações”. Sem dúvida, ele tem toda razão e fundamento em suas palavras, porém acredito que antes de ser autoconfiante o indivíduo deve ter plenamente desenvolvida sua autoestima.

Autoestima é a qualidade do indivíduo que se valoriza, que se sente feliz com seu modo de ser e manifesta confiança em seus atos e julgamentos. Em síntese, é gostar, valorizar e não menosprezar seu próprio valor, mantendo-o apesar de críticas corrosivas e julgamentos alheios.

Autoestima é gostar de si mesmo, valorizar-se a despeito de fracassos e derrotas, de dificuldades e dissabores vivenciados, desprezando o sentimento de autocomiseração que domina pessoas com baixa autoestima.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança B

Para se desenvolver a autoconfiança é fundamental que o indivíduo trabalhe sua autoestima mantendo-a vigorosa, radiante, que ele se ame antes de tudo. A autoconfiança é o estado mental no qual o indivíduo deve ter forte crença, forte convicção que é capaz de realizar uma tarefa, missão, empreitada ou conquista de objetivo, independentemente de habilidades ou conhecimentos anteriores. É acreditar, ter forte convicção que se é capaz de conseguir realizar um feito.

A autoconfiança se expressa também pelo fato do indivíduo apresentar forte positividade em relação ao resultado que deseja chegar na conquista de um objetivo. Numa empreitada ou objetivo a conquistar o autoconfiante não foca na derrota ou no fracasso em vista do que possam pensar a seu respeito. Seu foco são os fatores que lhe possibilitam a conquista da vitória, de modo a articulá-los a seu favor. Sua atenção deve ser para os resultados e não para o fracasso, sendo este quando idealizado, fator desfavorável ao resultado positivo, ao seu sucesso.

Por seu positivismo, o autoconfiante se articula no sentido de arranjar formas de ser bem sucedido em sua empreitada. Por ter certeza em si mesmo, de sua capacidade mental de se articular diante das dificuldades encontradas, ele antevê o sucesso iminente e se devota em conseguir as habilidades e conhecimentos necessários à conquista que anseia.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança C

Um indivíduo com a autoconfiança elevada e bem sedimentada terá um estado mental e físico mais elaborado, mais positivo, tornando-o mais apto a conseguir o que deseja. Uma consistente e elevada autoconfiança torná-lo-á capaz a conquistar seus objetivos, não importando o quanto pareçam difíceis ou insuperáveis suas dificuldades.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança D

Embora seja uma qualidade inerente ao ser humano, muitas pessoas apresentam a autoconfiança em baixa. Estas pessoas normalmente manifestam um sentimento de incapacidade, lamúria e autocomiseração. Acham que não tem sucesso em nada e acabam desenvolvendo um ciclo mental vicioso, da auto-depreciação na qual a desgraça é o personagem principal de sua vida.

Por esta inclinação auto-depreciativa na forma de pensamentos negativos, a pessoa não consegue criar articulações mentais visando encontrar uma solução ante as dificuldades que encontra em suas conquistas e empreitadas. Por seus pensamentos negativos cria uma espiral negativa, profundamente incapacitante.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança E

Como romper esse ciclo mental vicioso e negativo e conseguir desenvolver a autoconfiança?

Como Desenvolver a Autoconfiança

Existem algumas maneiras de se desenvolver a autoconfiança. Vejamos as mais relevantes:

1 – Promover o Condicionamento Global – Conceitualmente, condicionamento é o processo de associar num indivíduo, por repetição, um estímulo a uma reação não natural dele, de tal modo que a exposição a tal estímulo passe a provocar essa reação.

Quando desenvolvemos a autoconfiança num indivíduo através do condicionamento global estamos empregando estratégias que visam por meio da autossugestão fazer crescer, progressivamente, a desejada confiança em si mesmo.

Estratégias de condicionamento que auxiliam o aumento de sua autoconfiança:

A – Aparência – a forma como nos vestimos tem grande relevância na confiança em si mesmo que desejamos desenvolver. Procure se vestir de maneira adequada as situações que for participar. Por exemplo, não se deve ir a um churrasco de paletó e sapato, da mesma forma que não se deve comparecer a um casamento de bermuda e camiseta regata. Crie uma imagem apresentável, que desperte a admiração e reconhecimento das pessoas, bem como se encaixe na forma como se expressa e movimenta.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança FB – Autossugestão – tenha pensamentos positivos, que retratem uma personalidade segura e serena. Visualize resultados e cenários positivos. Foque seus pontos fortes e minimize os fracos.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança G

C – Auto-verbalizações – procure falar consigo mesmo empregando afirmações positivas e capacitadoras, que o orientem a solução do problema ou situação adversa. Diga palavras e/ou expressões motivadores e de incentivo a você mesmo.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança H

D – Linguagem corporal – através do corpo, o ser humano se expressa de várias formas de acordo com suas capacidades. Caminhe com confiança, tenha um tom de voz firme e com ritmos adequados, seja sereno no falar e agir, tenha postura mantendo a cabeça erguida e sempre procure sorrir durante o contato com alguém.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança I2

E – Técnicas suplementares – leia conteúdos de inspiração, adquira conhecimento, ouça músicas suaves e animadas, busque a serenidade.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança J

Estas técnicas são eficazes, mas não imediatas. Elas proporcionarão, progressivamente, a automatização de hábitos (forma de se vestir, postura, tom de voz, raciocínio, verbalizações, etc.) que construirão uma sólida autoconfiança no indivíduo. É imprescindível que o indivíduo lembre repetidamente e pratique de forma consciente a técnica, de forma que ela se torne uma atitude genuína, espontânea de sua personalidade e comportamentos.

2 – Aquisição de Conhecimento Relevante – muitas vezes o indivíduo acredita que pelo fato de não ter o devido conhecimento, habilidade ou capacidade é um incapaz, colocando assim sua autoconfiança numa fase declinante.

Se a autoconfiança é baixa pela falta de conhecimento ou habilidade em um campo ou situação não é o caso de desesperar-se. Deve-se acreditar que é possível melhorar e obter resultados satisfatórios desde que se aperceba que se tem capacidade e vontade de adquirir o conhecimento necessário que lhe permitirá aumentar a confiança em si mesmo.

Lembre-se que a confiança não é uma qualidade que pode afiançar o sucesso, mas sim uma forma de pensamento que irá melhorar a probabilidade de conquistá-lo.

3 – Trabalhe o cerne da questão – a raiz da baixa autoconfiança está na negatividade, na crença errônea que se precisa primeiro conseguir as riquezas materiais ou sociais para se ter uma autoconfiança elevada. A autoconfiança, bem como a autoestima não derivam das riquezas que se conseguiu, mas sim de como as conquistou. Não são os objetos de valor adquiridos/conquistados que lhe concederão uma elevada autoconfiança, mas sim a crença em si mesmo, de que se é capaz de conseguir qualquer coisa a partir da premissa que se crê em si mesmo.

Lembre que o único pré-requisito para a autoconfiança é a crença em si mesmo, é acreditar que se é capaz, independente de recursos e técnicas empregadas.

Palavras de John Eliot, missionário norte-americano: “A confiança é um estado de espírito pelo qual você acredita que nada é impossível”.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança X

Benefícios que o Conteúdo pode proporcionar ao Leitor

Não permita e nem se deixe convencer pela crença limitante de que é necessário o atendimento de pré-requisitos para que sua autoconfiança esteja em alta. Acredite em si mesmo, aplique as técnicas aqui apresentadas e não esmoreça diante de fracassos ou derrotas iniciais.

Pessoas autoconfiantes não visam fracassos em suas lutas, disputas ou conquistas. Elas focam nos resultados, que podem ser positivos ou negativos e se articular, máximo que podem, para obter conhecimento e habilidades que os conduzam ao sucesso. Pense desta maneira e exercite sua autoconfiança.

Seja uma pessoa autoconfiante para que cada vez mais a felicidade e realização pessoal estejam presentes em sua vida.

Robert Thomaz

Você pode gostar desse outro artigo:

“Você Sabe ser Feliz sendo Solteira?”

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.