Saiba como desenvolver sua autoconfiança

Banner Fim de Artigo 500x200

Autoconfiança. Uma palavra relativamente pequena, simples, mas de uma importância gigante no contexto da felicidade e saúde mental de todos nós. Não ter autoconfiança é como entrar numa luta, numa disputa, seja um concurso público, a conquista de uma mulher ou de um objetivo específico e particular, e achar que o sucesso, a vitória é algo impossível de acontecer.

A autoconfiança é uma das maiores e mais importantes ferramentas que nós homo sapiens temos para promover a evolução de nossa espécie. Ser autoconfiante é fator primordial para a felicidade, para o sucesso, para o amadurecimento.

Às vezes achamos e até acreditamos que somente os inteligentes, os sábios e os ricos são merecedores da vitória, da fama, do sucesso e da riqueza monetária. Esse pensamento errôneo nos leva à frustração, à infelicidade e a redução de nossa autoconfiança.

Ninguém nasce sem autoconfiança. Esta qualidade é inerente a todo ser humano, contudo ao longo de seu desenvolvimento físico e mental, muitos deixam de estimulá-la, passando a desacreditar em sua importância e valor. A autoconfiança está intimamente ligada à autoestima e ambas andam lado a lado em seus crescimentos psicológicos.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança A

Conceito de Autoconfiança e Autoestima

Estas duas qualidades pertencem ao campo emocional e psicológico do ser humano e são imprescindíveis a sua evolução e desenvolvimento. Podemos até afirmar que juntas se constituem em pré-requisito ao indivíduo para que sua felicidade se torne real e concreta.

Segundo Samuel Johnson, notável escritor e pensador inglês, a autoconfiança: “… é o primeiro pré-requisito para as grandes realizações”. Sem dúvida, ele tem toda razão e fundamento em suas palavras, porém acredito que antes de ser autoconfiante o indivíduo deve ter plenamente desenvolvida sua autoestima.

Autoestima é a qualidade do indivíduo que se valoriza, que se sente feliz com seu modo de ser e manifesta confiança em seus atos e julgamentos. Em síntese, é gostar, valorizar e não menosprezar seu próprio valor, mantendo-o apesar de críticas corrosivas e julgamentos alheios.

Autoestima é gostar de si mesmo, valorizar-se a despeito de fracassos e derrotas, de dificuldades e dissabores vivenciados, desprezando o sentimento de autocomiseração que domina pessoas com baixa autoestima.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança B

Para se desenvolver a autoconfiança é fundamental que o indivíduo trabalhe sua autoestima mantendo-a vigorosa, radiante, que ele se ame antes de tudo. A autoconfiança é o estado mental no qual o indivíduo deve ter forte crença, forte convicção que é capaz de realizar uma tarefa, missão, empreitada ou conquista de objetivo, independentemente de habilidades ou conhecimentos anteriores. É acreditar, ter forte convicção que se é capaz de conseguir realizar um feito.

A autoconfiança se expressa também pelo fato do indivíduo apresentar forte positividade em relação ao resultado que deseja chegar na conquista de um objetivo. Numa empreitada ou objetivo a conquistar o autoconfiante não foca na derrota ou no fracasso em vista do que possam pensar a seu respeito. Seu foco são os fatores que lhe possibilitam a conquista da vitória, de modo a articulá-los a seu favor. Sua atenção deve ser para os resultados e não para o fracasso, sendo este quando idealizado, fator desfavorável ao resultado positivo, ao seu sucesso.

Por seu positivismo, o autoconfiante se articula no sentido de arranjar formas de ser bem sucedido em sua empreitada. Por ter certeza em si mesmo, de sua capacidade mental de se articular diante das dificuldades encontradas, ele antevê o sucesso iminente e se devota em conseguir as habilidades e conhecimentos necessários à conquista que anseia.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança C

Um indivíduo com a autoconfiança elevada e bem sedimentada terá um estado mental e físico mais elaborado, mais positivo, tornando-o mais apto a conseguir o que deseja. Uma consistente e elevada autoconfiança torná-lo-á capaz a conquistar seus objetivos, não importando o quanto pareçam difíceis ou insuperáveis suas dificuldades.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança D

Embora seja uma qualidade inerente ao ser humano, muitas pessoas apresentam a autoconfiança em baixa. Estas pessoas normalmente manifestam um sentimento de incapacidade, lamúria e autocomiseração. Acham que não tem sucesso em nada e acabam desenvolvendo um ciclo mental vicioso, da auto-depreciação na qual a desgraça é o personagem principal de sua vida.

Por esta inclinação auto-depreciativa na forma de pensamentos negativos, a pessoa não consegue criar articulações mentais visando encontrar uma solução ante as dificuldades que encontra em suas conquistas e empreitadas. Por seus pensamentos negativos cria uma espiral negativa, profundamente incapacitante.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança E

Como romper esse ciclo mental vicioso e negativo e conseguir desenvolver a autoconfiança?

Como Desenvolver a Autoconfiança

Existem algumas maneiras de se desenvolver a autoconfiança. Vejamos as mais relevantes:

1 – Promover o Condicionamento Global – Conceitualmente, condicionamento é o processo de associar num indivíduo, por repetição, um estímulo a uma reação não natural dele, de tal modo que a exposição a tal estímulo passe a provocar essa reação.

Quando desenvolvemos a autoconfiança num indivíduo através do condicionamento global estamos empregando estratégias que visam por meio da autossugestão fazer crescer, progressivamente, a desejada confiança em si mesmo.

Estratégias de condicionamento que auxiliam o aumento de sua autoconfiança:

A – Aparência – a forma como nos vestimos tem grande relevância na confiança em si mesmo que desejamos desenvolver. Procure se vestir de maneira adequada as situações que for participar. Por exemplo, não se deve ir a um churrasco de paletó e sapato, da mesma forma que não se deve comparecer a um casamento de bermuda e camiseta regata. Crie uma imagem apresentável, que desperte a admiração e reconhecimento das pessoas, bem como se encaixe na forma como se expressa e movimenta.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança FB – Autossugestão – tenha pensamentos positivos, que retratem uma personalidade segura e serena. Visualize resultados e cenários positivos. Foque seus pontos fortes e minimize os fracos.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança G

C – Auto-verbalizações – procure falar consigo mesmo empregando afirmações positivas e capacitadoras, que o orientem a solução do problema ou situação adversa. Diga palavras e/ou expressões motivadores e de incentivo a você mesmo.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança H

D – Linguagem corporal – através do corpo, o ser humano se expressa de várias formas de acordo com suas capacidades. Caminhe com confiança, tenha um tom de voz firme e com ritmos adequados, seja sereno no falar e agir, tenha postura mantendo a cabeça erguida e sempre procure sorrir durante o contato com alguém.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança I2

E – Técnicas suplementares – leia conteúdos de inspiração, adquira conhecimento, ouça músicas suaves e animadas, busque a serenidade.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança J

Estas técnicas são eficazes, mas não imediatas. Elas proporcionarão, progressivamente, a automatização de hábitos (forma de se vestir, postura, tom de voz, raciocínio, verbalizações, etc.) que construirão uma sólida autoconfiança no indivíduo. É imprescindível que o indivíduo lembre repetidamente e pratique de forma consciente a técnica, de forma que ela se torne uma atitude genuína, espontânea de sua personalidade e comportamentos.

2 – Aquisição de Conhecimento Relevante – muitas vezes o indivíduo acredita que pelo fato de não ter o devido conhecimento, habilidade ou capacidade é um incapaz, colocando assim sua autoconfiança numa fase declinante.

Se a autoconfiança é baixa pela falta de conhecimento ou habilidade em um campo ou situação não é o caso de desesperar-se. Deve-se acreditar que é possível melhorar e obter resultados satisfatórios desde que se aperceba que se tem capacidade e vontade de adquirir o conhecimento necessário que lhe permitirá aumentar a confiança em si mesmo.

Lembre-se que a confiança não é uma qualidade que pode afiançar o sucesso, mas sim uma forma de pensamento que irá melhorar a probabilidade de conquistá-lo.

3 – Trabalhe o cerne da questão – a raiz da baixa autoconfiança está na negatividade, na crença errônea que se precisa primeiro conseguir as riquezas materiais ou sociais para se ter uma autoconfiança elevada. A autoconfiança, bem como a autoestima não derivam das riquezas que se conseguiu, mas sim de como as conquistou. Não são os objetos de valor adquiridos/conquistados que lhe concederão uma elevada autoconfiança, mas sim a crença em si mesmo, de que se é capaz de conseguir qualquer coisa a partir da premissa que se crê em si mesmo.

Lembre que o único pré-requisito para a autoconfiança é a crença em si mesmo, é acreditar que se é capaz, independente de recursos e técnicas empregadas.

Palavras de John Eliot, missionário norte-americano: “A confiança é um estado de espírito pelo qual você acredita que nada é impossível”.

Saiba Como Desenvolver Sua Autoconfiança X

Benefícios que o Conteúdo pode proporcionar ao Leitor

Não permita e nem se deixe convencer pela crença limitante de que é necessário o atendimento de pré-requisitos para que sua autoconfiança esteja em alta. Acredite em si mesmo, aplique as técnicas aqui apresentadas e não esmoreça diante de fracassos ou derrotas iniciais.

Pessoas autoconfiantes não visam fracassos em suas lutas, disputas ou conquistas. Elas focam nos resultados, que podem ser positivos ou negativos e se articular, máximo que podem, para obter conhecimento e habilidades que os conduzam ao sucesso. Pense desta maneira e exercite sua autoconfiança.

Seja uma pessoa autoconfiante para que cada vez mais a felicidade e realização pessoal estejam presentes em sua vida.

Robert Thomaz

Você pode gostar desse outro artigo:

“Você Sabe ser Feliz sendo Solteira?”

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

43 Comentários

  1. Superbly ilatninluimg data here, thanks!

  2. I am very happy you enjoyed the content I. I hope that makes your life better, happier you. Thank you. Thanks for comment

  3. Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!
    nike air max 360 flywire http://www.vaudagnainox.it/fonts/index.php?nike-air-max-360-flywire-02002992

  4. Hey I am so glad I found your weblog, I really found you by error, while I was browsing on Yahoo for something else, Regardless I am here now and would just like to say thanks for a fantastic post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the superb work.
    nike air jordan a vendre http://www.leforumdubowling.fr

  5. Dear Nike Air Jordan a vendre although I do not speak English, but I am extremely glad you found my blog by chance and that the content found has helped you to grow within. If you can read other content that I believe will be interested in, because my blog comes to quality of life, relationships, health and wellbeing. I wish you well and back. Thank you.

  6. I’m glad that my articles are useful for you and hope you come back to read the new ones that will eventually post. Thank you for visiting my blog. Thank you.

  7. Dear Lunette Oakley minute 2.0 3.0 though I can not speak English, but I am very happy that my content was helpful to you. I want to help people to be happy, despite its problems and pains. Check back often. Thank you and wish you well.

  8. Dear Nike Air Max 360 flywire although I do not speak English, I’m glad you wrote in this space one your experience with your children. Try to convince gradually his daughter crabs live in shells, but are not always in them and that you gave it seemed to have one, but the beach is a wonderful place and worth to go back there, but without hearing the sound of the sea is right there and front. Best wishes to you and thank you for visiting my blog.

  9. Dear Nike Air Max 90 Pour Femme have Twitter yes, it @ Roberthomaz44. I’m glad you want to follow me, I will also follow, though not know how to speak their language – English. I’m glad you liked my blog and I will re-post again. Thank you and wish you well.

  10. Dear Ray ban solbriller i oslo 2015 use WordPress, but my blog is hosted on GFHost site (http://gfhost.net/painel/) that makes me safe and away from threats blog. With him I am happy and safe. Talk to Richard. I wish good luck to you and thanks for visiting my blog. Check back often.

  11. Its like you learn my mind! You seem to grasp so much about this, such as you wrote the guide in it or something. I feel that you just can do with some percent to pressure the message house a bit, however other than that, this is magnificent blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

  12. Hi, all the time i used to check weblog posts here early in the daylight, because i love to learn more and more.

  13. Thanks designed for sharing such a good thought, article is nice, thats why i have read it completely

  14. Hello, I desire to subscribe for this webpage to obtain most recent updates, so where can i do it please help.

  15. Hello there I am so excited I found your weblog, I really found you by mistake, while I was searching on Digg for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say many thanks for a tremendous post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the moment but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the superb work.

  16. Simply want to say your article is as astonishing. The clarity for your submit is just excellent and i can suppose you are knowledgeable on this subject. Well with your permission let me to clutch your RSS feed to stay updated with approaching post. Thanks a million and please continue the rewarding work.

  17. I’m not that much of a online reader to be honest but your blogs really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back down the road. Cheers

  18. What’s up friends, fastidious piece of writing and nice arguments commented here, I am actually enjoying by these.

  19. No matter if some one searches for his necessary thing, so he/she wishes to be available that in detail, so that thing is maintained over here.

  20. I’m gone to tell my little brother, that he should also visit this website on regular basis to obtain updated from hottest news.

  21. I must thank you for the efforts you’ve put in writing this site. I’m hoping to see the same high-grade blog posts from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own, personal site now 😉

  22. Everything is very open with a clear clarification of the challenges. It was really informative. Your website is very useful. Thanks for sharing!

  23. Magnificent items from you, man. I have consider your stuff previous to and you’re simply too excellent. I actually like what you’ve got right here, certainly like what you are stating and the way in which wherein you assert it. You are making it enjoyable and you still take care of to keep it sensible. I can not wait to learn much more from you. This is actually a great web site.

  24. For the reason that the admin of this web site is working, no hesitation very soon it will be famous, due to its feature contents.

  25. Thanks for one’s marvelous posting! I certainly enjoyed reading it, you are a great author. I will be sure to bookmark your blog and will often come back down the road. I want to encourage one to continue your great posts, have a nice morning!

  26. Hi it’s me, I am also visiting this site regularly, this web site is truly good and the people are genuinely sharing fastidious thoughts.

  27. oakley winkel den haag 2014 much appreciate your comment laudatory and I’m happy and encouraged by your words of support and encouragement. Come back to read other articles. Coming back to post new content. Thanks for your attention.

  28. oakley crankcase as administrator and content creator I am very grateful for your words of praise and encouragement to my work. I try to create content that will help people to be happy and know how to deal with their problems. Thank you and wish you well.

  29. page oakley cheap 4 × 4 I am very happy to enjoy my content. They serve to improve the person’s quality of life and teach her how to face many problems inside. Try to write in a clear and easy to understand. I’m glad you’re enjoying good blog content. Thank you and good luck to you.

  30. nike air max 90 033 really everything is easier to understand in simple language. Problems are challenges and to overcome them we must understand its nature and also its weaknesses. I am very glad you liked my blog content. Thank you for visiting the blog.

  31. Nike Roshe Run dame sko udsalg really create and maintain a high level of blog is quite laborious. just spend all my day studying the subject, creating content, seeking appropriate images, so I can help many people with their problems and afflictions. I want to make better the quality of life. I am very glad you liked my style of writing, that clear, objective, but has relative depth. Soon back to produce new content and I’m glad that I have encouraged you to create your blog. Thank you and wish you well.

  32. ray ban brown display hats I’m very glad you liked my blog and my content. Coming back soon to publish new and good content, aiming to help people cope with their problems and find a good solution. Thank you and wish you well.

  33. oakley glasses ventisca we all have problems and we need good solutions. My blog is intended to help people in trouble, explaining how the nature of the problem that he / she has and how to use a possible solution. Thank you and come again.

  34. 氓 gr nike free’m really dedicated to the creation of blog content, because they are designed to help people solve their problems. Glad you enjoyed it and that is having good results with my blog content.

  35. nike air max grises actually read online it is not very nice, but when the content is good, it motivates us to read. I’m glad you liked my content. Coming back to post new content. Go back and continue to visit my blog. Thanks and good luck to you.

  36. oakley zonnebril te koop zodiac I am very happy that my content has left him impressed. My Content aim to help people with their problems and have a better life. Thank you and best wishes.

  37. oakley goggles quad try creating easy to understand content and to help people to solve their problem. Only then they will be happy in their lives. Of course you can pick up my RSS feed to follow my posts. Thanks for stimulus in the future return to publish new content. Be happy.

  38. ray ban aviators orange 84 thank you for your interest and encouragement. I wish you happiness.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.