Comer banana é bom para emagrecer

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Meu avô dizia na altura anil de seus olhos, sorrindo: “… quem gosta de banana é macaco…”. Eu era criança e achava engraçado ele pronunciar essa frase. Quase sempre ou sempre os mais velhos tem razão. E a frase tem um fundo de verdade e de sapiência que meu avô logicamente desconhecia.

O macaco da frase refere-se ao primata, ao homem que gosta da fruta, mas pouco consome esse alimento que é muito benéfico para a sua saúde e longevidade nos tempos atuais.

A banana é oriunda do sudeste da Ásia. Algumas pesquisas revelaram que colocar a fruta na dieta melhora o controle da pressão arterial e das taxas de colesterol. Outro dado importante descoberto é que para algumas pessoas o consumo diário de uma banana aumenta os níveis de um hormônio que reduz consideravelmente a inflamação das artérias.

Neste conteúdo vamos saber por que a banana deve fazer parte da dieta de todos nós e algumas de suas maravilhosas propriedades.

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Conhecendo os Benefícios de Consumir Banana na Dieta

Pesquisas realizadas justamente na região onde se originou a banana descobriram que o consumo da fruta (duas unidades diárias) – em longo prazo – na dieta de um indivíduo que tenha colesterol alto pode reduzir os índices de LDL (colesterol ruim) e aumentar os índices de HDL (colesterol bom). Em síntese, essa descoberta representa uma diminuição do risco cardiovascular, ou seja, de um indivíduo sofrer um derrame ou problema cardíaco.

A queda de colesterol observada na pesquisa se deve a ação do magnésio que existe na banana. Esse mineral limita a ação de uma enzima (HMG-CoA redutase) que é produzida no fígado, fazendo cair a produção de colesterol. Para que se tenha uma ideia mais profunda da ação do magnésio presente na banana, as estatinas e demais remédios usados para reduzir o colesterol atuam sobre essa enzima de modo que se o indivíduo passar a consumir essa cota diária de banana suas possibilidades de reduzir o colesterol serão maiores.

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As pesquisas também descobriram uma vantagem a mais para os indivíduos portadores de colesterol alto em relação ao consumo de duas bananas na dieta. Ocorreu uma queda significativa, em torno de 8 a 10%, no índice de glicemia antes e depois das refeições. Em termos mais simples, isso significa que estas pessoas estariam mais protegidas contra o surgimento do diabete.

As fibras da banana apresentam mais duas vantagens para a melhora da qualidade de vida e saúde do indivíduo. A primeira delas seria sua aglutinação aos ácidos biliares no intestino (que são cheios da molécula de gordura) promovendo sua eliminação no momento que são expelidas nas fezes, levando o colesterol junto. A segunda seria a produção de ácidos graxos em decorrência da degradação dessas fibras na flora intestinal, auxiliando a redução do colesterol LDL (colesterol ruim).

As pesquisas avaliaram também os resultados do consumo da banana na dieta de indivíduos com diabete. Os resultados foram promissores. Por consumirem a fruta nas primeiras horas do dia verificou-se um aumento importante na produção de um hormônio chamado adiponectina. Esse hormônio tem a capacidade de agir diretamente na captação de glicose do sangue, facilitando assim a retirada do açúcar do sangue. A adiponectina também tem propriedade anti-inflamatória, resguardando a camada interna das artérias, reduzindo o risco de entupimento das mesmas, e diminuindo a possibilidade de ocorrer infartos e AVCs (Acidente Vascular Cerebral).

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O Acidente Vascular Cerebral ou derrame ocorre quando há o entupimento ou rompimento dos vasos que levam o sangue para o cérebro, provocando a paralisia da área do cérebro que ficou sem a irrigação sanguínea adequada. A banana por ser rica em potássio – uma unidade concentra em média em torno de 400 miligramas – auxilia a redução da pressão arterial prevenindo a ocorrência do AVC ou infarto.

Deve-se afastar o pensamento errôneo de que essa preciosa fruta é um alimento que engorda, pelo contrário, a banana não engorda. Por ela apresentar fibras e as demais propriedades aqui citadas facilita a perda de peso ou sua manutenção.

Particularmente as mulheres que se preocupam com a aparência, peso, ajuste e caimento das roupas, não devem sentir qualquer sentimento de culpa ou pesar na consciência quando consumirem a banana. Por promover o emagrecimento é conveniente que incluam esse alimento em sua dieta.

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E não faltam oportunidades para levar esse alimento tão valioso à mesa, seja no café da manhã, lanches e sobremesas. O consumo da fruta logo pela manhã – devido à presença de potássio em sua composição – promove a ativação da atenção, proporcionando um melhor aprendizado e captação de informações por crianças, jovens e adultos. A banana também apresenta altas concentrações de triptofano e vitamina B que atuam no sistema nervoso, estimulando o indivíduo a encarar com mais disposição o seu dia-a-dia.

E relação a várias outras frutas, a banana ainda tem a vantagem de ser facilmente consumida por apresentar a praticidade de ser fácil de descascar não exigindo qualquer instrumento de corte para o seu consumo.

Benefícios que Este Conteúdo pode Proporcionar ao Leitor

Pelo apresentado neste conteúdo não ficam dúvidas sobre as propriedades e vantagens que a banana apresenta sendo incluída na dieta de uma pessoa. É um alimento fácil de consumir, de valor relativamente barato em comparação com outros alimentos e frutas e pode ser consumido todos os dias, desde que seja com moderação.

Suas propriedades de reduzir as inflamações das artérias, minimizar o risco de AVC e infarto, bem como auxiliar no controle da pressão arterial, das taxas de colesterol, e auxiliar na perda de peso e sua manutenção fazem da banana um alimento irrefutável a ser incluso na dieta, particularmente de diabéticos, indivíduos com colesterol alto e pressão arterial alta.

Particularmente as mulheres que se preocupam com a perda de peso ou a manutenção dele, frequentando ou não academia, praticando ou não exercícios físicos, não podem deixar de incluir a banana em sua dieta. A fruta não engorda e ainda promove a disposição para a prática esportiva e atividade cognitiva.

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Passe a consumir a banana no desjejum e perceba sua disposição para a atividade cognitiva e demais obrigações do seu dia-a-dia.

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Robert Thomaz

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Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

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