Blog: Cuide dele como um Amigo

Banner Fim de Artigo 500x200

Blog. Em décadas remotas o homem costumava registrar os fatos cotidianos de sua vida e daqueles que faziam parte dela em diários. Neste tipo de registro ele confidenciava seus pensamentos, desejos proibidos, fatos inusitados que compunham sua história de vida.

A sociedade em sua marcha evolutiva provocou-lhe mudanças no sentido de externar essas linhas até então secretas. Elas foram inicialmente compor livros e atualmente fizeram surgir o elemento que foi denominado de blog.

Ser blogueiro, blogueira, ter presença na web é estar em contato consigo mesmo e ligado ao mundo. O sigilo dos pensamentos e conhecimentos foi aos poucos sendo quebrado, sem comprometer a integridade daquele que usa o blog para compartilhar seus sentimentos, emoções, conhecimentos e projetos pessoais e profissionais. Da premente necessidade de informação associada à facilidade de acesso, nossa presença na web se tornou fato diário.

Estar conectado ao mundo tornou-se fácil através da web e particularmente do blog. A criação da rede internacional de computadores em solo estadunidense refletiu no mundo, mudando-o e as pessoas. Vivemos mais conectados na Internet do que off-line.

Através de celulares, smartphones, notebooks, tablets e outros artefatos eletrônicos afins compartilhamos informação, escrevemos sentimentos e emoções, comentamos pensamentos e ideias, formamos opinião e somos formadores de opinião.

Boa parte dessa comunicação ocorre através do blog. Ele se tornou um dos canais de comunicação mais eficientes do momento. Por meio dele o indivíduo expressa suas ideias e opiniões, compartilha informação relevante, divulga soluções para problemas diversos e comercializa infoprodutos digitais ou físicos sem que dependa da ação de terceiros.

E por ser um meio de comunicação tão potente na Internet muitas pessoas veem-no como um amigo, alguém que pode ouvi-los e através dos comentários responder as suas expressões e ideias.

Julgo que este pensamento é cabível e real.

Blog cuide dele como um Amigo A

Entrando no Universo Blog

Quando comecei eu nem sabia exatamente o que era um blog e como se usava. Tive o meu primeiro blog em 2008. Ele tinha o meu nome e durou quase dois anos. Nasceu fraco em termos de audiência e morreu mais fraco ainda (rs, rs). Eu estava entrando no “Mundo Blog” e desconhecia praticamente tudo.

Eu queria era publicar meus livros e contos e me tornar conhecido. Ledo engano. Mal sabia que ainda tinha uma longa e (muito) árdua caminhada por esse mundo que hoje sou fascinado.

Depois tive o blog NossosLivrosFree que também não me deu os resultados esperados, mas que me permitiu descobrir alguma coisa sobre software. Somente quando realmente mergulhei no mundo do marketing de conteúdo (que agora nado sem grandes dificuldades – quanta pretensão minha, rs) é que passei a ter resultados mais positivos e promissores.

Se você quer se tornar um blogueiro pense bem antes de mergulhar nesse universo doce que no início lhe trará frutos amargos, muitos frutos amargos. Certamente pensará em desistir várias vezes em vista que não alcançará resultados em curto e médio, pensará que só erra e não acerta, pensará que gasta dinheiro em vão com cursos e não obtém resultados e por aí vai.

Blog cuide dele como um Amigo D

Quer um conselho sincero e realista de alguém que muito sofreu e acabou encontrando o caminho certo?

Se realmente você deseja ser um blogueiro e obter resultados positivos, abandonar o fato de colecionar fracassos, comece por mudar seu pensamento, como eu mudei o meu. Sempre tive tendência de ajudar as pessoas necessitadas, aquelas com menos recursos financeiros ou sentimentais e esse caráter se “descobriu” realmente na criação do blog Sentimentos&Letras, que é voltado para a qualidade de vida, relacionamentos, saúde e bem-estar, e do Cropoesias, focado em poesias e crônicas.

“Ser a Sua Solução é o Meu Propósito” é a frase que se tornou o meu farol, a minha estrela, a luz que me guia e me conduz a produzir conteúdos voltados a solucionar os problemas das pessoas que acessam aos meus blogs.

Cuido do Sentimentos&Letras como um amigo, porque através dele consigo atingir o coração daqueles que precisam de ajuda, de apoio, de uma palavra amiga ou de uma solução para um problema que lhe causa dor e desconforto. Sou feliz e quero tornar as pessoas felizes com soluções viáveis e concretas.

Blog cuide dele como um Amigo B

Crie um Blog e tenha Presença na Blogosfera

Blogosfera é o mundo dos blogs que suponho que você deseje estar presente e atuar. Acredito, sinceramente, que num futuro não tão distante ser blogueiro será uma profissão regularizada (porque não?). Não estamos longe disso em função de nossa presença online e da importância e influência da web em nossas vidas.

Se a presença online é o futuro, porque não começar desde já? O melhor caminho é criar um blog. Porém como começar? – é a pergunta que todo internauta iniciante na blogosfera faz.

O início dessa longa jornada começa com a sua opção de escolher o assunto ou conjunto de assuntos que vai abordar. As pessoas que se interessam pelo assunto escolhido são o seu público-alvo, ou seja, o seu nicho.

Blog cuide dele como um Amigo C

Desde o início trate seu nicho com carinho, com atenção e produza conteúdos que realmente ajudem-no a solucionar seus problemas, suas dores. Escolha feita, parta para o blog, para a ferramenta de comunicação entre você e seu público (nicho).

Nem sempre temos recursos para iniciar com um blog profissional – que é o ideal se você quer ser levado a sério – então comece do mais simples e vá para o complexo.

Sugiro que você inicie criando um blog nas plataformas gratuitas, como o Blogger. Eu comecei nela e depois fui para a plataforma do WordPress onde me encontrei. Lá criei os meus dois blogs os quais tem caráter profissional, com domínios registrados e pagos – no Registro.br – , bem como alocados numa hospedagem de alta qualidade – GF Host.

Entenda os Mecanismos que regem um Blog e passe a Dominá-los

Leia, estude, pesquise, compre todos os cursos que aparecerem na tua frente, aprenda tudo que lhe for possível sobre o funcionamento de um blog.

Não. Não faça isso. É o caminho mais errado que se pode percorrer. Você vai ficar louco e frustrado com tantas informações e gastos desnecessários que não dará conta de assimilá-las em tempo hábil. Efeito: logo pensará em desistir de sua empreitada.

Se você realmente quer ser blogueiro e crescer nesse campo, aconselho-o que siga “o caminho das pedras”. E qual seria esse caminho?

Não vá comprando cursos “à torta e à direita”. Vão chover sugestões convincentes de cursos para você comprar e estudar e muitos são pretensiosos em suas apresentações, mas no teor são verdadeiramente vazios e o suporte ao aluno é muito falho. Eu sofri muito com isso porque comprei vários cursos e perdi muito dinheiro em vista que não tive indicações seguras.

O “caminho das pedras” significa ter boas e seguras indicações sobre cursos a adquirir, dicas e macetes que realmente vão agregar valor a sua intenção de blogueiro.

Embora você encontre muita informação gratuita na internet de como criar um blog e operá-lo ela, infelizmente, não lhe é suficiente. É necessário comparr alguns cursos que lhe serão fundamentais na sua intenção de ser blogueiro.

Depois de “quebrar a cara” com gastos desnecessários e várias tentativas e erros posso indicar-lhe fontes seguras. Não se assuste com os termos que vai encontrar neste conteúdo porque ao longo do tempo você entendê-los aos poucos. Qualquer dúvida, opte por procurar no buscador Google que ele irá te explicar. Eu faço isso sempre e funciona.

A hospedagem de seu blog é muito importante porque é onde seu blog vai ficar abrigado. Ela é a casa onde seu blog vai residir, onde as pessoas através da URL (endereço) de seu domínio vão te encontrar, onde elas vão ter acesso aos conteúdos que você vai produzir.

Uma hospedagem de alta qualidade irá acabar com vários e vários problemas que você poderá encontrar, como “queda” de seu blog (ele ficar fora do ar), invasão de hackers, perda de dados e configuração, etc.

Indicação de uma hospedagem de alta qualidade na qual você tem todo um suporte de qualidade inegável e cujas ações são eficazes é a GF Host. Certamente o preço é um fator que pesa muito, mas você sentirá na pele se optar por algo mais barato e menos eficaz. E o barato nos blogs muitas vezes sai muito mais caro e repleto de aborrecimentos.

Fui pelo mais barato e só colecionei dores de cabeça e gastos inúteis.

Como você está iniciando e conhece pouco ou quase nada sobre blog, linguagem HTML, templates, etc, deve adquirir conhecimentos que o permitam operar seu blog.

Se você quer adquirir cursos que lhe ajudarão a entender como funciona um blog, suas potencialidades e possibilidades, e como obter algum lucro com ele, indico sem dúvida alguma os cursos do Gustavo Freitas e da Graciela Barbieri. Ambos são blogueiros atenciosos e possuem blogs com muita informação gratuita além de oferecerem cursos de qualidade dos quais alguns eu mesmo adquiri.

Cursos que indico e que são fundamentais para o blogueiro iniciante ou intermediário que deseja aprender os detalhes do mundo blog, mas também alavancar um negócio online posteriormente:

banner-wp-02

Curso Completo de WordPress (WordPress para Blogueiros) – Curso voltado para blogueiros iniciantes na plataforma WordPress – produzido por Gustavo Freitas;

boxinfoproduto_sucesso_hotmart_250x250

Infoproduto de Sucesso – Ensina tudo que é necessário para criar um curso em vídeo-aulas ou em formato de  e-book. Você aprenderá a criar o planejamento do curso, a vendê-lo, a criar um suporte de qualidade, etc. – produzido por Gustavo Freitas;

banner-300x250

Isca Digital de Alta Conversão – É um curso, passo a passo, para qualquer pessoa, em qualquer nicho, que ensina a criar e entregar uma isca digital única, com poder de elevar sua reputação no mercado digital e, ao mesmo tempo, gerar vendas em piloto automático de seu negócio online – produzido por Graciela Barbieri.

Benefícios e Vantagens de ser Blogueiro

O blog poderá tornar você uma pessoa conhecida e admirada em função de sua autoridade e conhecimento no assunto que abordar.

As dicas aqui apresentadas representam soluções a diversos problemas que você poderá se deparar e ficar desesperado, sem uma luz no fim do túnel. Elas visam proporcionar prevenção, segurança, tranquilidade e otimização de seu blog, do seu negócio digital caso você venha a optar por esse caminho na web.

Segui-las, total ou parcialmente, ajudará você na conduta a ser adotada antes, durante e após aportar seu blog na internet. Desejo-lhe boa sorte, paciência, perseverança e fé.

Blog cuide dele como um Amigo E

Você pode gostar desse outro artigo:

“A Leitura é um Hábito Importante para a sua Saúde”

Robert Thomaz

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

2 Comentários

  1. Olá Aneilson obrigado pelo comentário elogioso e fico feliz que tenha gostado do conteúdo que visitou. Desejo-lhe felicidades. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.