Cachecol: Use e abuse no frio e fique elegante

Banner Amigo Fim de Posts 500x200

Cachecol é uma peça do vestuário indispensável durante as estações do outono/inverno. O clima mais frio, com vento ou mesmo brisa durante algumas horas do dia e em função de onde se está, exige que tanto o homem como a mulher não dispense essa peça que torna qualquer look mais charmoso, elegante e cria um ar de sofisticação incomparável.

Vamos conhecer um pouco desta peça, que quando eu que morei no Rio Grande do Sul por três vezes passei a amar. Não dispenso um cachecol, lógico se o clima assim o permitir.

Cachecol A1Cachecol A3Cachecol A4Cachecol A2Cachecol A5

Conhecendo a possível origem do cachecol

Paris, França, os franceses sempre foram tradicionalmente criadores de moda, de peças da indumentária masculina e feminina, entretanto segundo alguns historiadores não foram eles originariamente que criaram o cachecol.

Um regimento de soldados croatas passava por Paris em 1668 e eles usavam um cachecol de linho e musselina em torno do pescoço. Essa peça mantinha o pescoço fresco, arejado no verão (períodos mais quentes) e aquecido, protegido do frio e do vento nos dias mais amenos de inverno. Quando a temperatura caía, o modelo anterior era substituído por um modelo de lã.

Como um velho jargão popular que: “Nada se cria, tudo se copia…”, os franceses fabricaram o cachecol em linha ou renda. Ele era usado como uma gravata moderna, com um nó no centro e tinha duas longas pontas soltas. A peça ganhou as ruas e passou a ser usada tanto por homens como mulheres, tornando-os mais elegantes e estilosos.

Contudo, cabe ressaltar que muito antes, por volta do Século I Antes de Cristo, os soldados romanos já usavam uma espécie de cachecol úmido em torno do pescoço nos dias mais quentes. Com o fim do Império Romano o uso dessa peça caiu em desuso, para ressurgir definitivamente muitos anos depois e passar a compor a indumentária masculina e feminina.

Cachecol A6Cachecol A7Cachecol A8

O que é realmente o cachecol?

O cachecol é uma faixa longa normalmente constituída de lã tricotada ou feita em crochê. Ele é uma peça do vestuário que se usa em torno do pescoço, geralmente em dias frios, para aquecer e proteger do frio.

Cachecol A9Cachecol A11Cachecol A10Cachecol A12

A palavra é um híbrido e de origem francesa. “Cacher” significa esconder, ocultar; e “col” em francês significa colo.

Cachecol A13Cachecol A14

A peça é muito usada por vocalistas de grupos de rock e bandas para proteger a garganta em lugares frios, mantendo-a bastante aquecida. Esse procedimento é realizando para evitar qualquer doença ou problema que leve o vocalista a perder a voz temporariamente ou ficar rouco.

Cachecol A16

Existem várias maneiras de usar o cachecol. Cada uma delas torna o visual do homem ou da mulher mais elegante, charmoso, atraente, estiloso. No fim deste conteúdo está o link de uma página que fornece algumas maneiras de como se fazer nós e arranjos com o cachecol.

Cachecol A17Cachecol A18Cachecol A19

A peça além de proteger do frio e do vento, dá a quem usa estilo e personalidade.

Cachecol A21Cachecol A20Cachecol A22

Cachecol, echarpe e gola

Existem algumas variações do cachecol que devemos saber a título de informação e conhecimento, mas que não mudam sua finalidade e uso: proteção, conforto e elegância.

Cachecol A25

Cachecol A44

Cachecol A26

A echarpe é uma faixa de tecido retangular, feita de material leve como algodão, voile ou chifon. Normalmente tem com característica no acabamento franjinhas.

Cachecol A33

Cachecol A32

A gola é um cachecol muito volumoso usado em dias muito frios. Sua grande vantagem é a praticidade. Em ambiente fechados, o indivíduo pode retirá-la e guardar numa pasta ou bolsa.

Cachecol A28Cachecol A30

Robert Thomaz

(*) Deby Veneziano – Crochê em Bolsas

Você pode gostar desse outro artigo:

05 Dicas para você não desistir nunca de seus sonhos”

Banner de assinatura S&L 1

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.