09 Dicas para um casal ser feliz

Casal. Dentre os significados presentes nos dicionários, significa: “Par de pessoas que tem uma relação amorosa”. O casamento é uma relação interpessoal na qual se busca um propósito comum: ser feliz. Este objetivo exige engajamento, ou seja, os cônjuges devem fazem concessões e dedicar-se com afinco na conquista da felicidade. Casar é estabelecer uma profunda e irrestrita intimidade visando o engrandecimento mútuo em que se troca amor, conhecimento e valores psicológicos.

Mas qual a receita para ser feliz?

A felicidade não tem receita e não se consegue por acaso. Para que o casamento seja coroado de felicidade deve-se sempre ter paciência e compreensão com a pessoa que passamos a conviver em vista que cada pessoa é um ser único, diferente, distinto, cada um tem seus hábitos, manias e pensamentos.

Contudo, existem 09 dicas que quero passar a você que ajudam no alcance da felicidade tão desejada no casamento. Podemos chamar de “caminho das pedras”, porque não? Senão atrapalhar certamente irá lhe ajudar e por experiência própria, funciona.

09 Dicas para um Casal ser Feliz X6

09 Dicas para um Casal ser Feliz

1 – Procurem ter interesses comuns – a duração da paixão inicial no casamento varia muito de casal para casal, mas chega num ponto que ela se acalma e aí ambos passam a perceber que nem tudo é interesse comum. Isso não significa que o casamento começou a declinar, não, pelo contrário. É momento para fortificar e consolidar a relação. Procurem valorizar e participar intensamente das atividades que apresentam interesses comuns. Casais felizes cultivam interesses comuns sem abrir mão de suas individualidades;

09 Dicas para um Casal ser Feliz X2

2 – Caminhar lado a lado ou de mãos dadas – uma maneira de criar e fortalecer vínculos afetivos é caminhar de mãos dadas ou lado a lado. Muitas mulheres e homens se sentem desconfortáveis quando o companheiro sai andando na frente ou fica para trás, indicando ausência de compromisso ou desatenção. Um casal feliz mantem esse hábito, de andar de mãos dadas, tão bonito e acalentador presente no período de namoro.

 

3 – Focar e valorizar os pontos positivos do companheirose procurarmos defeitos no outro certamente encontraremos e com facilidade. Mas lembre-se que aquilo que os uniu não foram os defeitos, mas sim as qualidades, então procure focar sua atenção nelas e valorizá-las. Um casal feliz deve procurar destacar os pontos positivos de ambos que é um caminho que os levará a entender e aceitar os defeitos de cada um.

09 Dicas para um Casal ser Feliz 10

4 – O hábito de irem dormir juntos – é um hábito comum do casal ir para cama junto no início do casamento, até porque muitas vezes o bate-papo acaba em sexo ardente. Não deixe que esse hábito tão saudável e que fortifica a relação se perca num desvão do relacionamento, ou seja, extraviado por imposição de dias sucessivos de trabalho cansativo ou por uma rotina estressante de um ou de outro. Ir para cama juntos é um forte símbolo de cumplicidade.

09 Dicas para um Casal ser Feliz X5

5 – Procure confiar e compreender – um casal feliz quando ocorre um desentendimento ou conflito – e isso é inerente ao casamento, qualquer que seja ele – deve criar o hábito de sempre buscar o diálogo. Esta estratégia é fundamental e imprescindível para que a estrutura do casamento não se deixe abalar. Conversar e não discutir, procurar confiar e entender as razões que levam o outro a pensar da forma como tenta se afirmar. É fácil? Nem um pouco, casamento exige paciência e compreensão. Perdoar. Perdoe sempre que possível, para que o amor não pereça e o instituto do casamento se mantenha sólido e estável.

09 Dicas para um Casal ser Feliz 11

6 – Diga “eu te amo” oportunamente – casais tem o hábito de dizer “eu te amo” a todo momento no início do casamento e esse hábito acaba diminuindo com o tempo e por fim desaparecendo. Não faça dessa expressão um hábito, mas use-a oportunamente de maneira a valorizá-la realmente. Fale que ama em momentos importantes, quando se abraçarem, quando estiverem olhando um nos olhos do outro, para que todo o sempre seja dita a palavra que os uniu.

09 Dicas para um Casal ser Feliz 4

7 – Procurem se abraçar sempre que se encontrarem – o abraço é uma potente troca de energia e nos somos movidos à energia, uma energia espiritual e ela nada tem haver com credo, crença ou religião. Quando se encontrarem na rua não deixe de abraçar seu amado (a) e se possível beijar, mesmo que de leve. É um ato de cumplicidade e comprometimento muito importante em casais que são felizes. Não se esqueça!

09 Dicas para um Casal ser Feliz X1

8 – No fim do dia faça o check-in – é importante que o casal no fim do dia, ao término de sua rotina de trabalho sente-se e batam um papo, mesmo que breve. Pergunte a ela (e) como foi seu dia, demonstre interesse por seus problemas e preocupações, mesmo que não possa resolvê-los, mas tente participar na condição de “conselheiro”, amigo e pessoa que lhe deseja paz e sucesso. É importante que se busque o apoio mútuo, pois casamos para compartilharmos não tão somente as alegrias e vitórias, mas nossos fracassos e angústias.

09 Dicas para um Casal ser Feliz 5

9 – Orgulhe-se de ser casado (a) – um casal feliz tem o prazer de ser visto junto e sempre em um contato afetuoso. Quando se está seguro do que se sente, não se sente vergonha de demonstrar seu amor publicamente, já que isso é expressão de sua realização e felicidade.

09 Dicas para um Casal ser Feliz X4

ROBERT THOMAZ

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.