Casamento: Saiba a causa e o efeito da morte do amor

Banner Fim de Artigo 500x200

Casamento é uma das metas na vida da maioria dos seres humanos. Sendo ele efeito do amor torna-se praticamente um rito de passagem na história de vida de cada um, passagem que consagra o amor e celebra a união de dois corações.

Como fato tão relevante no contexto do amor e de sua consagração, o casamento é um ícone, um divisor de águas na vida de duas pessoas que se amam e que decidiram se unir, pelo menos, para o resto de suas vidas.

O casamento é fundamentado no fator que o gerou sendo este o amor, contudo o amor é natureza frágil cuja essência depende da confiança, lealdade e fidelidade dos cônjuges.

E quando, por algum motivo, a pessoa que ama outra, num desvão do casamento, desiste ou deixa de amar e entrega-se à perdição, à infidelidade?

Casamento Saiba a Causa e o Efeito da Morte do Amor A

Amor e Casamento

A vida é uma natureza complexa e à sua semelhança encontramos o amor em toda sua beleza e plenitude. Amamos alguém por uma série de razões.

O amor verdadeiro é um estado de encantamento que nos deixa “em transe” em vista da influência e relacionamento que passamos a manter com a pessoa pela qual nos apaixonamos.

Essa paixão intensa, profunda e radiante nos estimula a desejar estar a todo o momento ao lado da pessoa amada, participando e compartilhando fatos, ideias e objetivos presentes em sua história de vida e na nossa.

Esse desejo foi chegado ao extremo, uma ou ambas as partes declara-se, desejando unir-se pelos laços do matrimônio. O pedido de casamento por ser informal apenas entre os noivos ou na formalidade, diante de pais e parentes, numa reunião familiar ou festa comemorativa. Eu fiz o meu pedido de casamento diante do altar, apenas entre minha noiva e eu.

Após o pedido de casamento iniciam-se os preparativos legais e sociais que o envolvem.

Casamento Saiba a Causa e o Efeito da Morte do Amor B

Causa e Efeito da Morte do Amor

Existem correntes de pensamento que afirmam que o amor verdadeiro é diferente da paixão, que ele se foca nos sentimentos e emoções que trazem benefícios as partes envolvidas no relacionamento.

Essa ideia está parcialmente correta, contudo a linha que separa a paixão do amor verdadeiro é tênue, tão tênue que essas dimensões acabam sendo confundidas entre si. A paixão num sentido mais amplo é parte acessória do amor verdadeiro. Ela representa a euforia, o entusiasmo e a excitação que o estado de encantamento promove na consciência dos apaixonados.

O amor verdadeiro é um sentimento como outro qualquer e por esta razão pode ter início, meio e fim caso não haja as ações de manutenção e preservação deste nobre sentimento. Ele pode sofrer diversas ações internas e externas que podem comprometer sua solidez e integridade provocando sua extinção.

O que pode causar a morte do amor?

Casamento Saiba a Causa e o Efeito da Morte do Amor C

O amor verdadeiro não é eterno. Ele pode morrer por algumas razões e provocar a falência do casamento. Esta se constitui no término do relacionamento, na partilha dos bens adquiridos segundo o regime do casamento anteriormente estabelecido e no abalo emocional e psicológico das partes e dos filhos, caso eles existam.

Conheça algumas das causas que levam à morte do amor e por consequência do casamento:

– Quando ocorre a ruptura da confiança, da fidelidade e lealdade por uma das partes. Isso pode ser de modo comprobatório ou não;

– Quando uma das partes coloca seus objetivos pessoais e/ou profissionais acima do relacionamento e do amor que tinha com a pessoa apaixonada;

– Quando a situação financeira causa diversos abalos psicológicos numa das partes e esta se deixa abalar profundamente, não superando a (s) crise (s);

– Quando ocorre o abandono sexual por uma das partes devido à perda de interesse, sendo que esta parte não percebe que o amor está acima da atividade sexual. Ela é parte integrante do casamento, porém não é fator fundamental para a existência do amor e do próprio relacionamento;

– Quando ocorre o abandono psicológico por uma das partes fazendo a outra buscar um novo amor e figura de apoio emocional;

– O amor verdadeiro pode estar relacionado à , à crença em Deus, sendo ele visto como a fonte desse amor. Quando uma das partes pratica a apostasia (abandono ou afastamento da fé) pode ocorrer um forte abalo no amor e no casamento, provocando a perda de foco no relacionamento que pode levar a uma aventura extraconjugal;

– Quando ocorre um grave acidente ou quando uma das partes contrai doença que a impossibilite a prática da atividade sexual. A outra parte, por imaturidade emocional ou por questões de formação familiar, por julgar que o amor se resume ao sexo acaba por abandonar a parte que se tornou enferma.

Saiba Como Evitar Conflitos no Casamento 4

Benefícios que este Conteúdo pode Proporcionar ao Leitor

Como evitar a morte do amor e do casamento? Aparentemente não existe uma fórmula ideal para se “vacinar” o amor que se estabelece entre duas pessoas.

O amor verdadeiro existe na medida em que as partes envolvidas se dedicam cada vez mais e profundamente uma a outra. Essa devoção deve ser no sentido que as necessidades do casal sejam total ou parcialmente atendidas segundo a maturidade emocional e psicológica de cada um.

Um amor ou casamento não morre por si só ou por mero acaso. Vimos as possíveis causas e existem maneiras de combatê-las e evitar a morte prematura do amor.

Amar é antes de tudo primar pelo companheirismo, pela saúde e integridade física e mental da pessoa que se ama. Amar é praticar constantemente a afetividade, sentimento amplo que abrange o carinho, atenção, compreensão, apoio, ajuda, compartilhamento de dores e sofrimentos, paciência e persistência na solução de problemas tanto pessoais como comuns ao casamento.

Casamento Saiba a Causa e o Efeito da Morte do Amor E

Você pode gostar desse outro artigo:

Como Fazer o Amor Durar”

Robert Thomaz

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.