É Importante conhecer as Causas e os Sintomas da Osteoporose

Observe a seguinte história:

João tem 39 anos de idade e trabalha nove horas por dia no departamento administrativo de uma empresa. Desse período, ele trabalha sentado praticamente todo o tempo, é fumante e sempre consome uma latinha de cerveja após chegar do trabalho. Numa manhã quando chegava ao trabalho, João ao tentar subir a escada de acesso a sua sala no primeiro andar caiu para trás ao pisar no primeiro degrau. Ele foi socorrido e levado ao pronto-socorro. Diagnóstico: fratura no fêmur. Depois de exames constatou-se que apesar de ter apenas 39 anos, João era portador de osteoporose.

E se VOCÊ fosse o João?

Banner Fim de Artigo 500x200

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença silenciosa, que normalmente não apresenta qualquer tipo de sintoma tornando seu diagnóstico precoce muito difícil, a não ser como o caso de João que embora na idade adulta descobriu o problema porque a doença deu sinal de sua existência e avanço.

Ela é uma doença metabólica e sistêmica. Metabólica porque decorre das mudanças do organismo e sistêmica porque afeta todo o organismo e não apenas um órgão. No caso ela afeta todos os ossos.

osteoporose 1

Em pesquisa realizada foi levantado que com o envelhecimento populacional na América Latina a estimativa de proporção dos casos de osteoporose entre homens e mulheres seja de aproximadamente, a partir dos 50 anos de idade, de seis mulheres para um homem, e a partir dos 60 anos, de duas mulheres para um homem. Embora se perceba uma superioridade feminina, o homem está sujeito a esta enfermidade da mesma maneira.

osteoporose 3

Como se desenvolve a osteoporose

Como todo o nosso organismo, o osso é um órgão que necessita se manter saudável, e ele precisa ser renovado para manter a condição de novo e por conseguinte, resistente e capaz de cumprir sua finalidade de sustentação. Quando organismo deixa de suprir os ossos com tecido ósseo novo em quantidade suficiente, os ossos não se renovam como deveriam, tornando-se mais finos e frágeis, possibilitando a ocorrência de fraturas.

Outra situação de ocorrência da osteoporose é quando muito tecido ósseo que deveria ser descartado pelo organismo é reabsorvido, causando a fragilidade dos ossos e consequente possibilidade de fraturas.

Causas da osteoporose

Nosso organismo possui em sua estrutura células responsáveis pela reposição óssea e tantas outras por sua reabsorção. Com o envelhecimento, o tecido ósseo velho é reabsorvido e o tecido novo é reposto. Quando a reabsorção óssea é comprometida pela osteoporose, o organismo passa a produzir menos osso do que absorver ou não produz quantidade suficiente e adequada a atender a demanda.

Conheça as Causas e os Sintomas da Osteoporose

Como já foi dito, a osteoporose é uma doença assintomática, ou seja, ela não apresenta sintomas de maneira precoce de forma a identificá-la com facilidade. Entretanto, com o avançar da doença surgem alguns sintomas que podem indicar sua existência.

Sintomas da Osteoporose

Postura encurvada ou cifótica;

osteoporose 4

Nevralgia (dor) na região lombar devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral;

osteoporose 5

Nevralgia ou sensibilidade óssea;

dor

Nevralgia no pescoço também devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral;

osteoporose 6

Redução da estatura com o avançar do envelhecimento.

Velhos encurvados

Causas da Osteoporose

Deficiência de Cálcio – o mineral indispensável à formação dos ossos é o cálcio. O osso é o principal reservatório de cálcio e é ele quem fornece esse nutriente para outras funções do corpo, como o sistema cardíaco. Desde já se percebe que sua ausência afeta o funcionamento cardíaco possibilitando o surgimento de doenças no coração.

O cálcio é obtido na ingestão de alimentos que contenham este nutriente. Se a alimentação carece deste nutriente ou o organismo não consegue assimilá-lo, a produção de cálcio para os ossos e tecido ósseo é comprometida, fazendo surgir a osteoporose.

Doenças como hipertireoidismo, doenças renais, doenças inflamatórias intestinais, doenças reumáticas, etc.

Tabagismo;

osteoporose 7

Histórico familiar de osteoporose;

Histórico precoce de fratura por trauma mínimo;

Baixa ou nenhuma atividade física;

Alcoolismo;

alcoolismo

Ausência de períodos menstruais (amenorreia) por longo período;

Baixo peso corporal;

ausência de menstruação

Baixa exposição solar;

Envelhecimento – um percentual significativo de pessoas portadoras da osteoporose está ligado ao envelhecimento. A densidade óssea aumenta até os trinta e cinco anos de idade e depois tende a diminuir como efeito do envelhecimento.

Se a capacidade de retenção estiver sido afetada durante estes anos de vida, o organismo não terá como suprir a demanda de absorção tornando os ossos quebradiços e frágeis, ocasionado a osteoporose;

file3451272140532

Menopausa – a menopausa está inclusa no contexto acima, sendo também causadora da osteoporose devido aos seus efeitos;

Tratamento da Osteoporose

A cura da osteoporose é incerta, praticamente impossível. Você é portador não se desespere. A medicina busca uma melhor qualidade de vida para os portadores da doença com tratamento adequado que vise controlar a dor, retardar ou suspender a perda óssea e a prevenção da ocorrência de fraturas.

O portador de osteoporose pode e deve ter uma vida saudável, intimamente ligada ao bem-estar, a alegria, afastado de qualquer melancolia, tristeza ou ideia de restrição ou locomoção.

Banner Siga me Twitter

vida saudável

Você pode gostar desse outro artigo:

“Fique #Zen: Como não perder o controle facilmente”

Se você é portador, cuide-se adequadamente e sob a orientação médica. Se não é, procure auxiliar àqueles que têm a enfermidade dando-lhes amor, compreensão e carinho na medida de suas necessidades.

Robert  Thomaz

Banner Compartilhamento II 300x120

Banner S&L Final de Post

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.