Ciclismo: Benefícios e dicas para sua mente e saúde

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A cada período que avançamos em direção ao futuro cada vez mais a mídia, blogs, revistas eletrônicas e especialistas em geral estimulam a sociedade para a prática esportiva, sendo esta uma forma de manutenção, preservação e medida que visa a obtenção de uma vida longeva.

Existem várias opções de práticas esportivas e neste conteúdo vamos compartilhar benefícios e algumas dicas relativas ao ciclismo. O ciclismo é uma atividade esportiva benéfica à mente e ao organismo como um todo e pode ser praticada, possivelmente sem restrições, por pessoas de todas as idades de acordo com a capacidade física e o estado de saúde de cada um.

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O Ciclismo e seus Benefícios

A saúde que desejamos e não queremos perder somente é obtida com o afastamento do sedentarismo e de uma dieta inadequada – repleta de gorduras e alimentos nocivos à saúde. Deixando de realizar uma atividade física diária ou semanal, bem como se alimentando inadequadamente o indivíduo estará expondo seu organismo a problemas de saúde ou agravando aqueles que já têm, mas que ainda não apresentaram sintomas significativos em sua rotina.

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Uma dieta equilibrada conjugada com a prática esportiva adequada afasta o indivíduo de doenças e realiza a manutenção do organismo como um todo, proporcionando-lhe uma vida saudável e longeva. O ciclismo é uma prática muito saudável que praticamente não apresenta restrições, exceto para pessoas com problemas nos joelhos – como tendinite ou condromalácia – que devem praticá-lo em intensidade reduzida.

Tendinite – é a inflamação do tendão que se caracteriza pela presença de dor e inchaço do mesmo, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum no joelho, ombro, cotovelo e tornozelo.

Condromalácia – também conhecida como condromalácia patelar é uma espécie de amolecimento da cartilagem do joelho. O indivíduo sente dores no joelho quando corre ou pedala como se fossem “agulhadas”.

O ciclismo é uma atividade simples e agradável que tem um grande valor na manutenção do organismo, auxiliando-o a prevenir-se de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e colesterol alto, além de proporcionar benefícios físicos e emocionais ao indivíduo, melhorando sua qualidade de vida.

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Alguns benefícios relevantes que a prática do ciclismo pode proporcionar:

– Como atividade aeróbica promove o emagrecimento por gerar a perda de peso (uma pedalada leve queima cerca de 400 calorias por hora);

– Provoca o equilíbrio dos níveis de triglicérides e da pressão arterial;

– Estimula o relaxamento muscular e reduz o estresse;

– Desenvolve a confiança e o equilíbrio;

– Combate a depressão e a melancolia.

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Toda prática esportiva exige preparação por mais simples que ela seja e para o ciclismo não seria diferente. Antes de iniciar as pedaladas o indivíduo deve procurar um médico, que pode ser um clínico geral ou cardiologista para realizar uma avaliação física global. Esta se procederá por um exame clínico e laboratorial, que poderá ser de esforço e de imagens a fim de atestar a aptidão do indivíduo para a atividade, deixando-o seguro em seu anseio de evoluir na desejada prática esportiva.

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Pedalar na rua envolve riscos, porém é uma das modalidades mais agradáveis e mais divertidas do ciclismo pela variedade visual e pela sensação de liberdade que ela proporciona ao praticante. Os riscos existem e podem ser minimizados pelo uso de equipamentos de segurança como capacete, óculos, luvas e celular. Deve-se também equipar a bike com luzes dianteira e traseira e buzina. Use também roupas apropriadas para a atividade, que lhe deixem confortável e satisfeito.

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Comece pedalando nas proximidades de sua casa em locais de pouco fluxo de veículos e pedestres. A prática inicial em local calmo e pouco movimentado irá desenvolver a lateralidade e a coordenação, qualidades essenciais para que o indivíduo consiga controlar sua magrela quando for para ruas mais movimentadas ou até percursos em autoestradas.

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Medidas de segurança que o praticante deve observar é programar, se possível, o trajeto a ser percorrido antes de sair de casa. Procurar definir um trajeto no qual o trânsito de veículos seja menor e que seja dotado de ciclovia caso exista. Outra medida importante é pedalar pela manhã, o mais cedo possível em vista que nesse período o fluxo de veículos e pessoas é menor.

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A frequência ideal de pedalar é de duas a três vezes por semana, por pelo menos trinta minutos a fim de obter ritmo, criar uma cadência. Pedale inicialmente percursos pequenos não maiores que sete a dez quilômetros, depois se arisque a pedalar mais de acordo com seu condicionamento físico. É fundamental não exagerar nos exercícios para evitar lesões e mal-estar, afastando-o da prática. Pedale de maneira leve a moderada, aproveitando os prazeres desse esporte salutar e agradável.

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Benefícios que Este Conteúdo Pode Proporcionar ao Leitor

O ciclismo inegavelmente é uma prática esportiva muito salutar por sua característica de não exigir esforços físicos prolongados e em demasia do ciclista. Ele pode dosar a quantidade de quilômetros a percorrer, bem como o tempo que irá pedalar.

Os benefícios já citados no conteúdo demonstram que o ciclismo pode beneficiar desde crianças até indivíduos da terceira idade. Tudo depende da aptidão atestada pelo médico através do exame clínico e laboratorial. Estando em perfeitas condições de saúde o indivíduo pode iniciar suas pedaladas em segurança e sem temor por sua saúde.

É relevante lembrar o uso constante dos equipamentos de segurança, o planejamento do percurso e a condução sempre de um celular para o caso de algum imprevisto ocorrer, com o próprio ciclista ou com terceiros, que ele poderá ajudar, pedindo auxílio. E boas pedaladas!

ROBERT THOMAZ

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Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

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