Ciclista: 09 Dicas valiosas para a sua saúde e satisfação

Banner Fim de Artigo 500x200

Ser ciclista é estar, de alguma forma, conectado à natureza, aos animais que nela vivem, é manifestar liberdade na prática desse esporte tão completo e benéfico à saúde e à satisfação de quem o pratica.

O ciclista é um gênero de esportista que tem um estilo de vida diferente em vista de sua ligação íntima com a natureza, por ela ser o cenário diverso de suas aventuras e permitir que ele tenha momentos de estar com ele mesmo. Sim, o ciclista reflete enquanto estaciona sua magrela e vai se hidratar, descansar um pouco, curtir a natureza. Ele reflete sobre o passado e o presente, enquanto vislumbra as belezas naturais que lhe encantam a alma naquele instante. É um momento mágico. Somente quem pedala uma magrela sabe expressar mais apuradamente essa sensação.

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A1

Conheça 09 Dicas Valiosas para o Ciclista

A melhor maneira de angariar ganhos à saúde é a prática de exercícios físicos e para o ciclista pedalar duas ou três vezes por semana é uma ótima e sequencial prática esportista. Pedalar pelas ruas da cidade, nas autoestradas, em estradas de terra ou através campo proporciona não somente uma forma agradável de exercitar-se, mas de manter um contato íntimo com a natureza, contato fundamental para valorizá-la e seus habitantes: a fauna e a flora. Podemos dizer que o ciclista é um “homo naturezis”.

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A2

Pedalar é uma das atividades mais completas por que movimenta todo o corpo promovendo uma manutenção ampla e global tanto do organismo como do coração, segundo cardiologistas e preparadores físicos de todo o mundo. Veja a seguir as 07 dicas valiosas (vantagens/benefícios) do esporte para ciclista e para aqueles que, imersos no sedentarismo, ainda não se decidiram por um esporte que faça a manutenção física e que esteja ao seu alcance em função de sua idade, peso e disposição pessoal.

1 – Combate a depressão e o estresse – o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo a incidência de ansiedade, melancolia, angústia, fatores emocionais que provocam a depressão. Isso ocorre devido às contrações cardíacas tornaram-se mais eficazes com a prática do ciclismo;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A3

2 – Promove o emagrecimento e a perda de peso – o esforço impingido nas pedaladas provoca a perda de peso, favorecendo o emagrecimento e reduzindo a gordura corporal. Contudo, deve-se seguir uma dieta equilibrada e de baixa caloria para que realmente ocorra o emagrecimento esperado. É uma conjugação de esforços: pedalar + dieta balanceada = controle do peso;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A4A

3 – Redução do colesterol e triglicérides – o ciclista com a frequência do esforço realizado nas pedaladas provoca o consumo das gorduras do corpo, diminuindo o colesterol total e o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A5

4 – Redução da pressão arterial – a frequência no pedalar acaba por tonificar os vasos sanguíneos (artérias e veias) fazendo com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo na diminuição da pressão arterial. É relevante lembrar que a pressão arterial é fator importante nas doenças coronarianas;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A6

5 – Pedalar garante uma boa forma, melhora a respiração e o fôlego do ciclista – a prática frequente do ciclismo apresenta alguns desejáveis benefícios como: aumento do desempenho aeróbico e cardiovascular, melhorando a oxigenação dos pulmões e tonificando os tecidos e músculos, particularmente das pernas;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A7

6 – Aumento da imunidade – o sistema imune é estimulado pela melhora na contração cardíaca, que como efeito eleva a produção de glóbulos brancos, contribuindo para a defesa do organismo contra vírus e bactérias;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A8

7 – Impede o infarto – como ocorre a diminuição da glicemia, temos o controle do diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A98 – Melhoria do desempenho nas relações sexuais – devido à tonificação dos vasos das coxas e das pernas é intensificada a irrigação sanguínea dos órgãos genitais e vasos pélvicos, colaborando para uma melhor ereção peniana e aumento da lubrificação vaginal, fato que leva, tanto o homem como a mulher, a uma relação sexual mais intensa e prazerosa;

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A10

9 – Melhora na qualidade do sono e na sensação de felicidade – pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas que atuam na sensação de felicidade) e aumenta os níveis de serotonina, hormônio neurotransmissor mais conhecido como “hormônio da felicidade”, causando o relaxamento, estado fundamental para um bom sono.

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A11

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A11A

10 – Dica Bônus: A bike é tudo para o ciclista, sem ela seu sonho de liberdade e saúde deixa de existir. Infelizmente, segundo dados do site www.bicicletas.com.br – de iniciativa de ciclistas – 3012 unidades foram roubadas em todo o país, excetuando-se o Estado de Roraima, desde 2006. São Paulo fica em primeiro lugar nessa prática delituosa de roubar magrelas, seguido pelo Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

E uma bicicleta de qualidade não custa pouco, não é um produto barato. Em função dessa premissa e visando proporcionar segurança e tranquilidade aos ciclistas, a Fundação Habitacional do Exército (FHE) lançou o Seguro Bicicleta, o primeiro no país a oferecer cobertura total por uma magrela.

Entre as coberturas básicas estão: roubo, furto qualificado, acidentes de causas externas, incêndio, raio e explosão de qualquer natureza. Bacana não? E ainda, a apólice assegura também o transporte da bicicleta pelo território nacional, desde que esteja acondicionada em racks específicos. Ah, e tem também a cobertura de responsabilidade civil que garante ao cliente os danos causados a terceiros, conforme as condições previstas. Um seguro show de bola!

Esse seguro é destinado a proprietários de equipamentos esportivos, novos ou usados, com valores acima de R$ 3.000,00. Os interessados devem procurar o ponto de atendimento mais próximo (a lista está no site www.fhe.org.br). A renovação é anual e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário, em até cinco vezes sem juros. Se desejar mais informações ligue para o telefone 0800-613131.

Ciclista 09 Dicas Valiosas para a Sua Saúde e Satisfação A12É sempre bom assegurar aquilo que nos é importante. Ressalto que não estou recebendo nada pela informação, apenas compartilhando-a em vista que poucas pessoas sabem a respeito desta relevante informação em todo o país.

Visite o site www.bicicletasroubadas.com.br e saiba de mais dicas de como proceder para trancar sua bike corretamente e como agir antes, durante e depois do furto ou roubo de sua magrela.

E boas pedaladas!

ROBERT THOMAZ

Você pode gostar desse outro artigo:

“Ciclismo: Benefícios e Dicas para Sua Mente e Saúde”

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

 

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.