Como Reconhecer e Educar uma Criança Superdotada

Observe a seguinte história:

Pedro e Cátia são felizes e bem estruturados financeiramente. O filho César é uma criança bonita e maravilhosa. Com pouco mais de três nãos de idade ele passou a apresentar um comportamento surpreendente em relação a crianças de sua idade. Passou a demonstrar independência de pensamento, criatividade, capacidade de resolver problemas com rapidez, facilidade de aprendizado, fazendo associações com muita facilidade. Os pais inicialmente ficaram orgulhosos com a inteligência e capacidade de César, mas passaram a surgir problemas em decorrência de suas excepcionais qualidades. César passou a ser desobediente, a não seguir as regras do lar e da escola, passou a ter manifestações de intolerância quando os pais não o entendiam, bem como seus colegas de escola, causando desconforto a todos. Não tardou para se isolar e se tornar uma criança ora alegre, ora triste. A felicidade até então vivenciada por Pedro e Cátia desapareceu com o vento devido ao filho que se tornou um problema dentro e fora de casa. Eles se perguntaram: “O que estamos fazendo de errado na educação de nosso filho?”.

Como Reconhecer se uma Criança é um Superdotado

Normalmente quando uma criança nos primeiros anos de vida começa a apresentar um comportamento avançado em relação a crianças da mesma faixa etária como criatividade, habilidade para artes, informática e outros talentos, os pais costumam acreditar que ela se trata de um superdotado.

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Nem sempre essas manifestações implicam em superdotação. Há que se verificar outras características que identificam se a criança é ou não um superdotado e a partir dessa identificação sua educação deverá ser alterada, porque sua natureza é diferente das demais crianças.

Ser um superdotado ou um Portador de Alta Habilidade (PAH), como também é chamado pelo segmento científico, é estar acima da média das pessoas em relação a alguma habilidade cognitiva ou física.

Um dos aspectos mais marcantes da superdotação é a precocidade, que seria a criança apresentar prematuramente o desenvolvimento em alguma habilidade específica de qualquer área do conhecimento. Cada um deles possui suas características particulares, entretanto existem características comuns entre eles que possibilitam a identificação se a criança é um superdotado.

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A seguir características que identificam o superdotado:

– Rapidez e facilidade para aprender e fazer associações;

– Memória prodigiosa para informações verbais e dados matemáticos;

– Leitura precoce por volta dos quatro anos de idade ou até mesmo antes, com base em instrução mínima;

– Demonstram fascínio por números e reações numéricas;

– Capacidade de rapidez de pensamento;

– Originalidade e independência de pensamento;

– Curiosidade e senso crítico exagerados;

– Capacidade de pensamento abstrato;

– Imaginação;

– Atenção, concentração e compreensão elevadas;

– Sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa e capacidade de resolver situações sociais complexas;

– Alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias e cênicas;

– Capacidade psicomotora muito acima da média;

– Senso de humor;

– Investimento nas atividades de interesse e descuido das demais;

– Capacidade de liderança;

– Aborrecimento com a rotina;

– Criatividade;

– Hipersensibilidade.

O Superdotado tem Necessidades Especiais

Como diferencial psicológico e social, a criança superdotada apresenta uma inteligência acima da média em relação as demais pessoas. Devido a este fato as pessoas com as quais tem contato não estão preparadas para convier com essa peculiaridade, fazendo com que ele seja uma pessoa incompreendida. Elas devem ser esclarecidas que o superdotado tem necessidades especiais.

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Embora a criança superdotada apresente altas habilidades vantajosas em sua personalidade tem contra si uma gama de fatores adversos.

Por possuírem uma inteligência privilegiada, eles têm as mesmas necessidades psicológicas que as demais crianças e, às vezes, em maior quantidade.

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Necessitam de compreensão, carinho, atenção, gozar de sentimento de pertença (pertencer a um grupo: família, escola), porque são vistos como diferentes, fato que desperta a segregação. E nem sempre essas necessidades são atendidas em vista que sua superdotação normalmente provoca desconforto nas pessoas (familiares, amigos, professores, etc.) causando-lhes muitas vezes a sensação de inferioridade.

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Os superdotados apesar de apresentarem traços comuns, manifestam comportamentos diferentes como frequentemente brincarem sozinhas ou buscar a solidão; demonstram grande interesse pelo conhecimento; imaginação fértil; preferem fazer amizade com amigos mais velhos ou próximos a eles em idade mental; demonstram rapidez na percepção do mundo e do meio.

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Tudo isso os leva a pensar que são totalmente diferentes das outras pessoas e passam a enfrentar sérias dificuldades de adaptação a um mundo que não foi criado para pessoas como eles.

O Superdotado necessita de Educação Diferenciada

O papel dos pais na educação do superdotado é de relevante importância. Ele normalmente resiste às regras educacionais em vista que, muitas vezes, considera-as injustas ou desnecessárias à sua formação ou não compreende seu real objetivo. Neste caso é fundamental que os pais conversem e expliquem as razões de suas condutas.

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Outro aspecto importante é que o superdotado passa a acreditar que pelo fato de ter um talento especial é melhor que os outros. Os pais devem explicar-lhe que apesar de ter este talento isso não o faz melhor que os outros e sim um ser com possibilidades de ajudar os menos favorecidos, de usar sua inteligência e capacidades em função de criar melhores condições de vida para todos. Devem fazê-lo entender que seu talento, de aptidões e criatividade, poderá no futuro contribuir para uma nação melhor.

A criança superdotada deve ser identificada o mais brevemente possível. Com o auxílio de um psicólogo que poderá analisar o comportamento da criança e aplicar testes de inteligência, os pais poderão constatar a superdotação do filho.

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Os pais de um superdotado devem ter amplo e claro diálogo com ele, para que ele se sinta compreendido e à vontade para falar de suas dificuldades pessoais. Esta conduta e postura dos pais fará uma boa manutenção de sua autoestima.

E cabe ainda, aos pais procurar dar suporte ao superdotado no sentido que ele possa colocar seu talento em prática, facilitando seu acesso a materiais e informações que ajudem a dar vazão a sua profunda curiosidade.

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Mas não se esqueça de que tudo que foi dito, o mais importante é a compreensão, o amor, o carinho, a atenção à natureza do filho superdotado, para que ele cresça e se sinta inserido, da melhor forma possível, na família, no grupo que pertence e na sociedade como um todo.

Robert  Thomaz

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Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

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