Detox: A dieta que você não pode desprezar

Detox. De um bom tempo para cá ouvimos falar neste termo ou dieta como sendo algo milagroso, nem tanto. Embora a dieta detox seja, em síntese, uma reeducação alimentar que consiste prioritariamente na limpeza do organismo, ela não faz milagres.

Muitas pessoas que desconhecem a dieta detox pensam que seu objetivo precípuo é o emagrecimento, porém esse fato é um dos efeitos e não o foco desta modalidade de dieta.

Detox-dieta-que-você-não-pode-desprezar-01

Detox-dieta-que-voce-não-pode-desprezar-02

Dieta Detox – Conceito e Funcionamento

A detox é um conceito de dieta que busca a subtração de toxinas presentes no organismo.

Toxinas são substâncias presentes no organismo que promovem o envelhecimento geral e a morte precoce das células. As toxinas que atualmente mais consumimos estão as gorduras saturadas, os açucares e os aditivos alimentares, sendo estes encontrados em alimentos industrializados.

As toxinas que essa dieta visa retirar se encontram principalmente no fígado, onde mais se acumulam, e nos intestinos que, por vezes, perde sua capacidade de absorção de nutrientes devido ao acúmulo das mesmas.

A dieta detox objetiva eliminar as toxinas armazenadas no organismo e impedir que o indivíduo volte a consumi-las. Essa ação de “limpeza” tem como efeito a melhora do funcionamento do organismo promovendo o emagrecimento e a sensação de bem-estar.

A detox apresenta a retirada de carnes vermelhas, frituras, frango, ovo, açúcares, corantes, adoçante, alimentos industrializados e alimentos com lactose e glúten. Simultaneamente, na alimentação devem ser incluídas frutas e verduras que contenham, por exemplo, vitamina A, C, B1, B2, niacina, ácido fólico, zinco, magnésio, etc.

Detox-dieta-que-voce-não-pode-desprezar-03

Detox-dieta-que-voce-não-pode-desprezar-04

A detox deve ser administrada no máximo por 10 dias, contrariando o que muitas pessoas pensam, deixam de seguir essa prescrição importante e fazem-na por duas semanas ou mais objetivando emagrecer. Fazer a detox além do previsto compromete a saúde e o funcionamento do organismo.

A razão de ser executada por apenas dez dias está focada no fato de ocorrer um contínuo emagrecimento que pode afetar todo o funcionamento do organismo. Após o período de execução deve-se adotar uma dieta balanceada e saudável na qual conste o menor consumo de alimentos ricos em toxinas.

Outra prescrição durante a detox é a suplementação de alguns nutrientes e micro-organismo para a reposição da flora intestinal. Eles podem ser encontrados em verduras e frutas.

Visando a efetividade da “limpeza” é aconselhável que algumas terapias sejam realizadas simultaneamente como yoga, caminhadas, sauna, drenagem linfática e escovação de pele seca antes do banho com uma bucha vegetal.

Benefícios que a Detox proporciona ao Indivíduo

A desintoxicação do organismo traz vários benefícios ao indivíduo. Dentre eles destacam-se os seguintes:

  • Promove o emagrecimento. A “limpeza” leva consigo toxinas e a gordura acumulada fazendo o indivíduo emagrecer;
  • Melhora do funcionamento do fígado e dos intestinos. Ambos são importantes para a saúde de todo o organismo;
  • Melhora do aspecto e saúde da pele, parte do corpo que indica o estado que se encontra o organismo;
  • Redução de sintomas como retenção de líquidos, insônia, excesso de gases (flatulência), dificuldade de digestão, cansaço excessivo, mau funcionamento do intestino, dores de cabeça e dificuldade de emagrecer;
  • Auxilia na prevenção da hipertensão, do diabetes e da hipercoleterolemia (elevação patológica da taxa de colesterol no sangue – um dos principais fatores da arteriosclerose).

Detox-dieta-que-voce-não-pode-desprezar-05

Medida que Não deve ser Esquecida ou Desprezada na Detox

A dieta detox deve ser realizada sempre com o acompanhamento e orientação de um médico ou nutricionista em vista que sua ação sobre o organismo é poderosa e o indivíduo pode executá-la de forma errada, comprometendo sua saúde e bem-estar.

Embora muitas publicações apresentem sugestões de dieta detox – e futuramente será o foco de um conteúdo do blog – evite fazê-la sem observar essa prescrição.

Robert Thomaz

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.