Saiba o que é a dieta Ravenna e como funciona

Banner Fim de Artigo 500x200

Dieta. Emagrecer. Emagrecimento. Como ouvimos familiares, amigos e até desconhecidos falando diariamente que estão acima do peso e que precisam, desejam emagrecer.

Decididamente emagrecer nos tempos atuais se tornou uma ação martirizante para qualquer ser humano. Ela exige paciência, perseverança e determinação. Contudo, quando se fala em emagrecer os enganos cometidos na realização dessa empreitada nada fácil são cometidos a partir da própria ideia sobre o significado do conceito e o emprego do termo dieta.

Vamos conhecer um pouco desse universo e, em particular, da já famosa dieta Ravenna, mais conhecida como Dieta da Presidente Dilma Rousseff.

Dieta Ravenna e Como Funciona A

Definição de Dieta e Termos Correlatos

Dieta é a cota de alimentos e bebidas que ingerimos diariamente para nos mantermos vivos. Quando falamos que vamos fazer uma dieta nos expressamos erradamente em vista que diariamente ingerimos alimentos e bebidas, ou seja, todos os dias consumimos a cota necessária à nossa sobrevivência.

Dever-se-ia dizer que vai se emagrecer, que vai se realizar uma reeducação alimentar, que vai se fazer uma mudança na dieta habitual. Isso é o correto, mas vamos deixar o preciosismo de lado e focar na dieta em si e nos termos que lhe são próximos.

Dieta Ravenna e Como Funciona B

Energia e Calorias

Necessitamos de energia (calorias) para suprir as demandas de nosso organismo e essa energia é conseguida com a ingestão dos alimentos e bebidas.

Caloria é a unidade de energia obtida a partir dos nutrientes (carboidratos, lipídios, proteínas, etc.) que existem na alimentação que consumimos. As calorias tem a função de suprir energeticamente as funções básicas do organismo, como suprir as funções metabólicas, manter a temperatura do corpo, auxiliar o processo circulatório, etc.

Embora as calorias sejam vitais no funcionamento do organismo humano elas podem ser prejudiciais à boa forma, proporcionando o aumento de peso. Segundo estudos, as mulheres tem mais dificuldade para perder peso do que os homens, daí o sacrifício que percebemos no universo feminino para emagrecer, para perder peso e modelar o corpo.

Dieta Ravenna e Como Funciona C

Dieta Equilibrada ou Balanceada

Uma dieta equilibrada destina-se a regular a quantidade de alimentos necessários à demanda nutricional de uma pessoa. Cabe salientar que o objetivo precípuo de uma dieta equilibrada é satisfazer as necessidades calóricas e nutricionais do indivíduo.

Vejamos as características fundamentais de uma dieta equilibrada:

– Ela deve ser harmônica visando uma correlação dos nutrientes ingeridos entre si;

– Deve ser suficiente visando garantir a demanda energética das funções do organismo;

– Deve ser completa de modo que assegure as necessidades nutricionais; e

– Que seja adequada à situação e contexto biológico do indivíduo.

Dietoterapia

Dietoterapia é o controle terapêutico dos alimentos e bebidas objetivando produzir um balanço negativo de energia (calorias) no organismo, buscando reduzir o peso (emagrecimento) e melhorar a compleição física.

A dietoterapia consiste basicamente numa dieta balanceada na qual se ingere alimentos com calorias negativas. Estes tipos de alimentos geram um gasto maior de energia em vista que apresentam um nível de calorias menor do que o necessário a ser ingerido. Em síntese, apesar de esses alimentos apresentarem calorias, seu efeito calórico é negativo, promovendo a perda de peso (queima de gorduras).

Dieta Ravenna e Como Funciona K

Dieta e Exercícios Físicos

Porque devemos ter uma dieta equilibrada, com um controle efetivo de calorias a serem ingeridas?

Porque devemos realizar regulamente exercícios físicos?

O corpo humano assemelha-se a uma bateria. Se o indivíduo ingerir mais energia (calorias) do que realmente gasta ou necessita, seu organismo irá armazenar essa energia na forma de gordura, para uso posterior, e caso ela não seja usada ocorrerá o aumento de peso.

A prática diária de exercícios físicos elimina e evita que essa energia ociosa se torne gordura e ocorra o aumento de peso. Este é o fundamento que os cardiologistas se apoiam no sentido de recomendar a realização de exercícios físicos regularmente.

Dieta Ravenna e Como Funciona D

Tipos de Dietas e as mais Procuradas

Existem alguns tipos de dietas, porém as mais procuradas para emagrecer e modelar o corpo são as seguintes:

– Dieta hipocalórica – que prescreve a redução da quantidade de calorias;

– Dieta hipoglicídica – que prescreve a redução de carboidratos; e

– Dieta hipolipídica – que prescreve a redução de gorduras.

A Dieta Ravenna é uma dieta hipocalórica.

A Dieta Ravenna

A dieta Ravenna foi criada pelo médico e psicoterapeuta argentino Dr. Máximo Ravenna. Ela pode ser considerada um método multidisciplinar em vista que envolve profissionais de nutrição (acompanhamento nutricional), psicólogos (terapia) e educadores físicos (condicionamento físico) num espaço denominado pelo Dr. Ravenna de centro terapêutico.

No Brasil existem três centros terapêuticos do método Ravenna, localizados em Brasília, Salvador e São Paulo.

A Ravenna se fundamenta em três vertentes essenciais: corte, medida e distância. Na primeira fase ocorre o corte, que se resume na eliminação de hábitos que contribuem para o aumento de peso e a ausência de uma vida saudável. O corte seria eliminar o excesso no consumo de comida, o exagero no tamanho das porções, e o costume de se alimentar a toda hora.

A medida é a identificação do tamanho das porções dos pratos do paciente e quanto ele deve diminuir as suas medidas corporais.

Dieta Ravenna e Como Funciona M

A distância é a determinação da duração do intervalo entre uma refeição e outra e também a definição de quais comidas o paciente deve se manter longe por causarem compulsão alimentar.

Para o desenvolvimento da dieta, o paciente recebe um plano alimentar diário de baixas calorias, no qual constam quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). O cardápio da dieta Ravenna é composto por vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas e gorduras e não elimina nenhum grupo alimentar, exceto os alimentos que contem carboidratos simples provenientes de farinha e açucares refinados (pães, doces industrializados, massas e bolos) não são permitidos.

Os alimentos que contem carboidratos simples apresentam um alto índice glicêmico, fator que faz com que sejam absorvidos rapidamente pelo organismo, provocando picos e quedas bruscas no nível de insulina (açúcar no sangue) podendo deixar o paciente com fome mais cedo do que o normal, comprometendo a dieta.

São mais evidenciados na dieta Ravenna os alimentos que contem carboidratos complexos por serem ricos em fibras e por apresentarem baixo índice glicêmico como os termogênicos (que acelerarem o metabolismo e promovem a queima mais eficiente de gordura), as frutas cítricas e proteínas.

Cabe ainda ressaltar que os alimentos que contem carboidratos complexos (grãos integrais, cereais, frutas e verduras) auxiliam no funcionamento dos intestinos e proporcionam a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar.

O valor base para duração do intervalo entre uma refeição e outra é de três a seis horas, porém ele pode variar de pessoa para pessoa.

Dado relevante para quem deseja emagrecer é que a perda de peso é diferente para homens e mulheres, sendo que os primeiros podem perder em média de 7 a 10% de seu peso no primeiro mês da dieta, enquanto as mulheres podem perder em média de 5 a 7% de seu peso no mesmo período. Em síntese, não deve existir alarde em uma mulher que a esteja seguindo em relação a um homem que tenha obtido um melhor efeito em seu emagrecimento no mesmo período, até porque esses valores variam de pessoa para pessoa segundo especialistas.

Dieta Ravenna e Como Funciona E

Benefícios que este Conteúdo pode Proporcionar ao Leitor

Se a dieta Ravenna promove o emagrecimento? Sim ela emagrece, visto a aparência da Presidente Dilma Rousseff antes e depois de iniciar a referida dieta. Porém, nem tudo que brilha é diamante. O que funciona para um indivíduo nem sempre funciona da mesma maneira para outro.

Saiba o que é a Dieta Ravenna e Como Funciona Z

Tal a complexidade da dieta Ravenna foram criados os chamados centros terapêuticos os quais contam com profissionais capacitados a realizar o acompanhamento do indivíduo que deseja obter resultados satisfatórios.

Em função deste aspecto do parágrafo anterior este conteúdo foi criado não para apresentar ao leitor um exemplo ou modelo de dieta Ravenna a ser seguido. Na internet é fácil encontrar esse tipo de conteúdo e tentar segui-lo, entretanto especialistas orientam e alertam que cada pessoa pode ter uma reação diferente e não apresentar os mesmos efeitos desejados e esperados em outros pacientes.

Busquei apresentar as vantagens e efeitos da dieta Ravenna: uma dieta eficaz que prima pela reeducação alimentar com acompanhamento psicológico e exercícios físicos, capaz de promover um progressivo e rápido emagrecimento ao paciente. Porém, mais que apresentar vantagens e efeitos, este conteúdo visa alertar a todos que desejam segui-la da necessidade de não se realizá-la por conta própria, sem o devido acompanhamento de profissionais, correndo riscos desnecessários à sua saúde e integridade.

Você pode gostar desse outro artigo:

“Reeducação Alimentar: Emagreça com Saúde”

Robert Thomaz

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

10 Comentários

  1. Oie,

    que texto incrivel!

    Eu sei o quanto é recompensador fazer posts frequentes!

    Tenho postado sobre Mamãe Sarada no meu blog Amigas e Mulheres

    Beijos!

  2. Oi Cristina é um prazer recebê-la em meu blog. Obrigado pelo comentário elogioso e gostaria de visitar seu blog, pena que você não colocou o link no seu comentário, mas se puder faço um outro breve comentário e coloque o link do seu blog que faço questão de visitá-lo. Interessei-me pelo “Mamãe Sarada” deve ser um conteúdo interessante.

  3. Olá
    Maravilhoso o seu post.
    Parabéns pelo blog.

  4. Obrigado pelo comentário elogioso. Fico feliz que tenha gostado do post e de meu blog. Se você tem um blog poste a url num comentário para que eu possa visitá-lo. Desejo-lhe felicidades.

  5. Tudo bem?
    Curti o artigo.
    Abraços.

  6. Olá Flaviana agradeço seu comentário elogioso e fico feliz que tenha gostado do artigo. Meu lema é: Ser a Sua Solução é o Meu Propósito. Gratidão.

  7. Boa tarde

    Gostei muito do seu comentário no seu site.

    Por mais sites idem a este!

    Henrique Guia do Somatodrol

  8. Olá Marcio Henrique agradeço sua visita ao meu blog/site e pelo elogio dado. Volte outras vezes e se torne assinante. Desejo-lhe felicidades.

  9. Olá Mariana agradeço sua visita ao blog e fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Desejo-lhe felicidades e sempre que gostar faça um comentário. Obrigado e gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.