Como dilema e escolha influenciam o rumo de sua vida

Banner Fim de Artigo 500x200

Dilema, escolha, escolher, decidir, decisão. A vida apresenta uma característica muito interessante em seu curso. Quase todo dia somos obrigados a tomar decisões, a escolher esta ação em desprezo à outra. Isso quando não nos deparamos com um problema ou fato de relevante importância que nos impõe uma decisão.

Este contexto do parágrafo acima é um evento conhecido pela Filosofia e pela Psicologia como dilema.

Como Dilema e Escolha influenciam o Rumo de sua Vida A

O dilema no curso de nossa vida nos coloca muitas vezes numa situação delicada por que nos impõe uma escolha.

Mas o que seria um dilema e uma escolha?

Qual a importância de cada um em nossa vidas e seus efeitos?

Conceito de Rito de Passagem, Dilema e Escolha

O rito de passagem é um momento marcante na vida de um ser humano. Ele faz parte do desenvolver da vida de todos e existem alguns que, basicamente, são comuns à vida de todas as pessoas. São: nascimento, puberdade, menstruação (mulheres), ejaculação (homens), aniversário, profissão (escolha), casamento (escolha), separação (escolha), menopausa, andropausa, envelhecimento e morte.

Os demais ritos de passagem que dependem do estilo de vida, família, religiosidade, grau social e outros fatores em relação a cada indivíduo variam muito e ocorrem de maneira mais esporádica. Como o dilema e a escolha, eles determinam uma mudança no curso da vida de cada pessoa.

Dilema

O dilema se constitui num evento de natureza simples ou complexa na vida de todos os indivíduos. Em termos práticos seria quando nos deparamos com um fato ou problema que nos impõe uma escolha, uma decisão. Isso ocorre desde o fato mais simples até problemas de grande complexidade.

Como Dilema e Escolha influenciam o Rumo de sua Vida B

O dilema é o momento crucial em que nos envolvemos na necessidade de uma escolha, diante de opções diferentes e notadamente opostas. Ele é um evento que quando surge causa-nos ansiedade, desconforto e apreensão. Por quê?

Porque estamos diante de uma mudança em nossa vida, uma mudança que implica em perdas por um lado e ganhos por outro. Porque não sabemos se a escolha após ter sido realizada nos levará ao melhor caminho. Essa situação gera ansiedade e temor.

Ao escolhermos um caminho a seguir automaticamente estaremos abandonando o outro e dependendo da situação não há como retornar ao ponto do dilema e realizar nova escolha. O caminho escolhido pode não ser o melhor, fazendo-nos sofrer, fato que nos causará decepção.

Como Dilema e Escolha influenciam o Rumo de sua Vida C

O dilema normalmente nos faz afundar em solitários conflitos internos que nos levam à beira do precipício mental. Buscamos mentalmente por respostas as nossas dúvidas e muitas vezes não as temos. Queremos optar pela escolha que nos leve à luz e ao sucesso e não à escuridão e à desgraça.

O dilema nos faz vivenciar aflitivas incertezas e nos leva a sofrer em função de qual opção escolher. Ficamos apreensivos e temerosos, pois não nos é permitido conhecer verdadeiramente a beleza ou horror de cada uma de suas consequências.

Em alguns dilemas optamos pela ação de nossos instintos, numa tentativa de acerto despojada de consciência e responsabilidade em relação à decisão adotada. Nem sempre esta opção imponderada redunda em vitória e realização, pois o instinto, como produto de um somatório de condicionantes físicas e psíquicas não é, em sua natureza, uma equação aritmética que nos possibilita e garante um resultado preciso e plenamente satisfatório.

É a tormenta psíquica que se estabelece diante de uma escolha. Introspectivos, refletimos sobre todas as nuances da escolha e seus impactantes efeitos.

Como Dilema e Escolha influenciam o Rumo de sua Vida D

Escolha

A escolha é a necessária inflexão na linha de nossas vidas. A partir dela poderemos mudar toda a nossa história de vida para um caminho diametralmente oposto àquele que palmilhávamos anteriormente. Um caminho pelo qual nem sempre poderemos retornar, em vista que, infelizmente, a vida é única, um caminho sem retorno, que percorremos somente num sentido.

Na escolha elegeremos o caminho que nos é mais adequado, que atende aparentemente nossos anseios e expectativas. A escolha definida nos levará para o outro lado, para o plano que nos é desconhecido, para aquela dimensão não perfeitamente definida e de aparência diáfana que divisamos em nosso dilema. A escolha definida manifestará nossa preferência e decisão, impondo-nos submissão incondicional a um futuro imprevisível e inesperado.

Poderemos emergir num mundo de sonhos e felicidade suprema. Poderemos cair numa aridez desértica, repleta de pesadelos e eventos funestos.

Como alguns sábios e filósofos declaram: “Todo e qualquer caminho, depende de uma escolha…”. A definição de uma escolha determinará o sentido e a configuração do próximo capítulo de nossas vidas.

Percebemos em exemplos reais. A maioria de nós deparou-se em algum momento de sua vida com a escolha da profissão. Pensou em ser engenheiro, médico, administrador, empresário ou militar.

Mas o que leva uma pessoa a escolher a profissão que exercerá?

Como Dilema e Escolha influenciam o Rumo de sua Vida X1

A definição de seu ofício será uma das escolhas mais relevantes em sua existência. É a escolha daquela atividade que norteará sua vida, suas satisfações, que lhe trará alegrias e realizações. Então, na oportunidade, surgirão critérios, fatores e inseguranças, e quais serão eles, que o levarão a essa escolha? Aqui não podemos determinar.

Estes elementos, tão complexos e inusitados e talvez futuramente esquecidos, serão partícipes de seu dilema profissional. Serão circunstâncias contextuais que certamente o levarão a definição da escolha.

Reflexão e Conclusão

O homem é efeito de suas escolhas. Em qualquer momento e em qualquer tempo. Viver e continuar a definir os caminhos pelos quais percorrerá ao longo da vida dependerá, única e exclusivamente, não dos dilemas com que se deparará, mas com as imutáveis escolhas pelas quais decidir.

ROBERT THOMAZ

Você pode gostar desse outro artigo:

“Por que superar as dificuldades que encontramos naquilo que desejamos”

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.