Emagrecimento: O ácido fólico faz emagrecer?

Banner Fim de Artigo 500x200

Emagrecimento é uma das pretensões de inúmeras pessoas em função do culto ao corpo magro, à beleza isenta de gordura. As pessoas acreditam que sendo magra (o) é condição fundamental para ser aceito no plano social e profissional, bem como no campo da conquista e do amor.

Esta mentalidade de ser magra (o), de emagrecer, de buscar o emagrecimento, é efeito das pressões exercidas pela mídia em conjunto com a indústria da moda e dos cosméticos visando à comercialização de produtos e promoção de marcas.

Emagrecimento O Ácido Fólico Faz Emagrecer X1

São incontestáveis as propriedades do ácido fólico ou folato. Destacam-se a capacidade de diminuir o risco de malformação congênita, que se constitui na prevenção de defeitos no tubo neural; a diminuição do risco do feto apresentar a espinha bífida, que é um defeito da coluna vertebral; a diminuição do risco do feto apresentar anencefalia, que é uma falha no desenvolvimento do cérebro; dentre outros males de formação e desenvolvimento fetal e período pré-gestacional.

Mas dentre todos os benefícios proporcionados pelo ácido fólico, o que muitas pessoas têm dúvida é se realmente o nutriente promove o emagrecimento.

Emagrecimento O Ácido Fólico Faz Emagrecer X2

O Ácido Fólico realmente faz Emagrecer?

Várias pesquisas foram realizadas nesse sentido, contudo ainda não foi devidamente comprovada a capacidade do ácido fólico de proporcionar o emagrecimento. Muito embora o nutriente tenha várias propriedades importantes, esta ainda está por ser comprovada.

Entretanto, o ácido fólico isoladamente não é responsável pela perda de peso, mas por apresentar algumas funções essenciais acredita-se que ele possa ajudar no emagrecimento até certo ponto.

Emagrecimento O Ácido Fólico Faz Emagrecer X3

Vejamos essas funções essenciais que podem ajudar no emagrecimento:

  • O ácido fólico gera uma significativa melhora no metabolismo fato que ajuda a queimar mais rapidamente calorias extras que pode existir no organismo como um todo;
  • O organismo em sua regularidade de funcionamento necessita de energia e a energia é obtida pela glicose processada. Na adoção de uma dieta com redução do consumo de alimentos os níveis de glicose são reduzidos e a energia consequentemente também, levando o organismo a buscar esse fator necessário nas reservas de glicose ou gordura acumuladas. Entretanto, as gorduras não podem ser facilmente convertidas em carboidratos como normalmente ocorre e havendo a presença do ácido fólico que ajuda a dissolver as gorduras em ácidos oleosos e glicerol, as gorduras podem ser convertidas em energia. Dessa forma, o processo de retenção de gorduras no organismo se reduz, gerando o emagrecimento.

Benefícios que Este Conteúdo Pode Proporcionar ao Leitor

Percebemos que o ácido fólico é nada mais que um nutriente necessário ao organismo por suas propriedades, dentre as quais associadas a outros fatores ajudam e facilitam o emagrecimento, embora essa ação benéfica seja limitada não determina que ele seja o responsável pela perda de peso.

Cabe salientar que como todo nutriente, o ácido fólico só é absorvido na quantidade necessária ao organismo, sendo além dessa medida, eliminado pelo próprio organismo. Por conseguinte, conclui-se que de nada adianta um consumo maior de ácido fólico em vista que essa ação não fará a pessoa emagrecer.

Recomenda-se que qualquer administração de ácido fólico seja sob supervisão e orientação de um médico que avaliará as deficiências e necessidades do indivíduo e prescreverá os suplementos do nutriente mais indicados ao caso em questão.

ROBERT THOMAZ

Você pode gostar desse outro artigo:

“O que Você deve Saber sobre o Ácido Fólico

Emagrecimento O Ácido Fólico Faz Emagrecer 4

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.