Quero emagrecer, mas não consigo, onde está o meu erro?

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Erro qualquer um pode cometer na tentativa de emagrecer, porém não se deve persistir nos mesmos por falta de conhecimento. Por agir de maneira errada, na maioria das vezes, agravamos nosso estado, aumentando o peso e comprometendo a saúde e o bem-estar.

Sempre seguindo a premissa: “Quem tem informação tem poder…”, neste conteúdo vou apresentar ações e atitudes que podem parecer, mas não ajudam no desejo de emagrecer, bem como soluções viáveis que evitarão que você prejudique sua saúde e fique frustrado (a).

Erro Ax

Saiba o erro cometido na tentativa de emagrecer e a solução adequada

Embora as pessoas façam sacrifícios relevantes na tentativa de perder peso, como ficar em jejum, tomar chás miraculosos, malhar muito e dormir pouco, etc. muitas vezes a balança contradiz as expectativas. O efeito de verificar diariamente o peso ele não se reduzir tem dois efeitos poderosos na mente de quem deseja emagrecer: aumento significativo da ansiedade, causando estresse; e profunda frustração. Esta última leva normalmente o indivíduo ao desânimo e a desistir do intento começado com tanta motivação.

Quando adotamos a estratégia da tentativa e erro, devemos ter consciência que persistir em uma determinada ação ou atitude pode realmente ser a causa de nosso fracasso e frustração. Deve-se fazer uma análise das ações desencadeadas e buscar o conhecimento. O saber é fundamental para vencer dificuldades e alcançar-se o sucesso. Procurar o conhecimento de modo a superar percalços é o comportamento de uma pessoa que apresenta a autoestima e a autoconfiança em bom nível. Procure sempre o conhecimento para fazer dele a sua melhor ferramenta visando vencer as empreitadas e lutas de sua vida, como perder peso fazendo a coisa certa.

Veja agora cada erro que você pode estar cometendo e acreditar que está agindo corretamente, quando isso realmente não ocorre. E saiba de uma boa solução para ele.

1 – Consumir somente saladas ou vegetais nas refeições – esse é um erro comum e adotado por quem busca o emagrecimento. Não é porque nos esmeramos em consumir alimentos saudáveis que a perda de peso é garantida. Mesmo saladas e vegetais não devem ser consumidos de maneira desregrada. Por exemplo, chuchu, cenoura, brócolis, couve-flor, abóbora e berinjela são vegetais ricos em carboidrato, ou seja, engordam quando consumidos em excesso. E normalmente são ingeridos refogados podendo acumular gordura e sódio. Eles podem ser consumidos, porém com equilíbrio e moderação.

Outro erro comum é temperar a salada com maionese, queijo, molho shoyu, etc. Evite temperar ou acrescentar estes temperos nas saladas. Azeite e vinagre são temperos aprazíveis e que promovem o emagrecimento.

Uma boa solução é consumir uma porção de carboidrato integral, outra de proteína magra (como frango não empanado, peixe), e de duas a três colheres de sopa de legumes e vegetais. Folhas verdes cruas devem ser consumidas com moderação, contudo evitando-se incrementar com molhos industrializados, que devem ser substituídos por molhos caseiros feitos com ervas, azeite, vinagre e limão. Seja moderado no consumo de sal e evite colocar o saleiro à mesa, fato que leva o indivíduo a colocar mais acreditando que a comida está com pouco sabor ou por puro hábito.

Erro B1

2 – Esperar a fome surgir para comer – sem uma dieta equilibrada e planejada a tendência é exagerar na hora de consumir as refeições. Não espere a fome bater para pensar no que vai comer. Quando se quer emagrecer é necessário paciência, perseverança e, principalmente, planejamento.

Sem planejamento do que vai se comer normalmente ocorre a tendência de ingerir o errado e em exagero. Uma dieta equilibrada conjugada com exercícios físicos é a melhor maneira de perder peso.

Existe uma linha de pensamento em consumir somente produtos diet e light. Eles parecem inofensivos e são, até certo ponto. Produtos diet não contêm açúcar e os light apresentam menor quantidade dos ingredientes em sua versão original, mas não necessariamente emagrecem e promovem a boa saúde. É importante lembrar que são produtos industrializados e recebem diversos aditivos químicos como sódio e gordura e podem não fazer o efeito totalmente esperado.

Uma boa solução é evitar consumir – sempre que possível – comida industrializada devido aos diversos aditivos químicos que os integram. Procure consumir alimentos naturais e de grande valor nutritivo como frutas, vegetais e grãos, sendo que os últimos contêm fibras que auxiliam na preservação da flora intestinal (microbiota). Consumir estes tipos de alimentos ajuda o indivíduo a regular seu metabolismo, a absorção e eliminação de gorduras e promove sua disposição física.

Erro C

3 – Comer qualquer coisa e pouco não vai engordar – este é um erro muito comum que passa pelos pensamentos de quem deseja emagrecer. Como dito anteriormente, para perder peso devemos planejar nossas refeições. É preciso pensar no que se vai por à mesa bem antes de a fome apertar. Planejar detalhadamente – e isso exige paciência e perseverança – as refeições ajuda no controle das calorias e evita aqueles ataques repentinos à geladeira, seja durante o dia, à noite ou de madrugada.

Se esperar a fome chegar ao limite acaba-se almoçando ou lanchando o que se encontra pela frente e isso não ajuda em nada no emagrecimento. Porque normalmente se consome aquilo que engorda e que não é nada nutritivo.

Uma boa solução é logo que acordar pensar como possivelmente será seu dia ou sua rotina naquele dia, em vista que nem todos os dias são iguais em termos de atividades e compromissos pessoais e profissionais. Pense em quanto tempo terá para comer e onde irá fazer suas refeições. Isso é importante. Se puder leve para o trabalho uma opção de alimento saudável para o lanche como frutas, biscoitos integrais, água de coco, castanhas, etc. É interessante lembrar-se de ter em casa essas opções como petisco, na hora que a fome surgir inopinadamente, se constitui em uma ótima ideia para o sucesso de seu desejo de emagrecer.

Erro D

4 – Retirar totalmente os carboidratos do prato – este é outro erro muito comum na maioria das dietas para perder peso. Não se deve agir dessa maneira por dois motivos importantes: visando compensar essa “perda” na refeição, a pessoa pode ter uma compulsão por doces e passar a consumi-los em demasia. Isso ocorre porque o organismo fica carente de nutrientes e passa a ficar sedento por fontes rápidas de energia.

Deixando-se de consumir os carboidratos ocorre a tendência de se exagerar nas proteínas, tornando a dieta hipercalórica, o que um erro na dieta e não é aconselhável. Consumir carnes e queijos, por exemplo, vai aumentar o peso em vista que são alimentos ricos em gordura, em vista disso procure versões mais magras como peito de frango e peixes.

Uma boa solução é não excluir os carboidratos das refeições. É relevante manter todos os nutrientes nas refeições. Procure consumir em menores porções os carboidratos, se possível consumindo as versões integrais e sempre procurando não consumi-los após o anoitecer.

Erro E1

Erro E3

Erro E2

5 – Não crie o hábito de abrir exceções nos fins de semana – temos o hábito de liberarmos de qualquer dieta nos fins de semana, como um alívio para o sacrifício semanal. Quanto às refeições podemos até nos permitir, porém não devemos “mergulhar” nas bebidas alcoólicas que são tão mais calóricas quanto um doce, da mesma forma deve-se atentar para as bebidas gasosas, mesmo nas versões light e “zero” que são ricas em sódio.

Drinques de qualquer natureza têm alto índice glicêmico, ou seja, liberam rapidamente grande quantidade de açúcar na corrente sanguínea, que é absorvida em forma de gordura. É bom lembrar que não existe proibição em relação de substituí-los por sucos, contudo deve-se observar a quantidade calórica do suco na cota diária permitida.

Uma boa solução é o equilíbrio, sempre. Não precisa cortar o álcool totalmente no fim de semana. Escolha apenas um dia e consuma no máximo dois brindes. Uma boa opção é o vinho tinto, que tem em média numa taça em torno de 107 calorias, ou a caipirinha de limão com saquê, que apresenta em torno de 168 calorias.

Erro F

6 – Ansiedade + pouco sono + fome = stress – essa equação é bombástica para qualquer dieta de emagrecimento. Se ficamos ansiosos, mesmo que não conscientemente, esse estado desperta e eleva a tensão emocional e para amenizá-la é comum buscar alívio no consumo exagerado de alimentos (é o que podemos chamar de fome provocada – causada pela ansiedade).

Se ocorre o fato de dormirmos mal, passamos o dia em débito de energia, com uma moleza a se manifestar no corpo. Logo o organismo busca energia nos alimentos. Por que o sono é importante? Enquanto estamos dormindo nosso organismo libera um hormônio chamado leptina que regula a fome e mantem o metabolismo ativo. Quando se dorme pouco ou mal, sem o devido relaxamento, a produção desse hormônio se reduz. Então se constitui num erro deixarmos de dormir o tempo suficiente para a recuperação e restruturação do organismo.

Uma boa solução é procurar diminuir sua ansiedade através de meditação, de um descanso mais prolongado ou se necessário procurar um médico que lhe receite um ansiolítico (medicamento com a propriedade de acalmar uma pessoa estressada, tensa ou ansiosa, facilitando a indução ao sono). Não cometa o erro de ir dormir com a TV ligada, a luz do quarto acesa ou com o celular próximo da cama. Estes fatores contribuem para a perturbação do sono.

O ideal é que se tenha uma rotina no horário de dormir, mas em função da dinâmica social e profissional da sociedade contemporânea torna-se difícil criar este hábito. Eu, por exemplo, criei a rotina de tirar uma soneca após o almoço, não propriamente dormir, coisa que acaba acontecendo, mas fechar os olhos e “desligar-se” do mundo exterior por alguns minutos. Pesquisas já comprovaram que esse hábito de dormir alguns minutos após o almoço é altamente salutar, promovendo a recarga das energias gastas pelo organismo desde o início da vigília.

Erro G

7 – Será que o metabolismo está lento – às vezes isso ocorre tornando mais difícil o organismo queimar calorias. Embora a velocidade do metabolismo seja determinada geneticamente existem fatores que podem comprometê-la, como a porcentagem de massa magra, a prática ou não de atividade física, o tipo de alimentação, a idade, etc.

Quando se tenta emagrecer e isso não ocorre apesar do indivíduo estar fazendo todos os procedimentos corretos é necessário se realizar um diagnóstico clínico para comprovar se realmente o metabolismo está lento, fato que atrapalha sensivelmente o emagrecimento.

Uma boa solução é adotar práticas que queimem gordura como comer pequenas porções de três em três horas (fracionamento das refeições); fazer exercícios aeróbicos para acelerar a frequência cardíaca, e musculação para aumentar a massa magra; incluir termogênicos no prato, como gengibre e canela que elevam a temperatura do corpo e estimulam o metabolismo.

Erro H

8 – Rotina de exercícios físicos – muitas pessoas cometem o erro de exercitar-se em jejum acreditando que isso ajuda a perder peso. Saiba que na falta de carboidrato, principal fonte de energia do organismo, o corpo busca combustível nos músculos, resultando na perda de massa magra. E quanto menos músculos mais lento fica o metabolismo.

Outro dado importante é a prática rotineira de exercícios físicos. Para quem quer emagrecer essa atividade deve ser focada no prazer e na continuidade, de acordo com a capacidade física e idade de cada um. Caminhar, pedalar, correr, musculação, dançar são algumas das modalidades de exercício físico que promovem o emagrecimento, umas mais e outras menos, mas todas proporcionam a perda de peso. Quem deseja emagrecer é imprescindível que mantenha uma rotina de exercícios físicos de pelo menos três vezes por semana, para que eles demonstrem se eficazes e façam o seu papel em conjunto com a dieta equilibrada.

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Robert Thomaz

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Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

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