A feiura é um castigo ou oculta potenciais virtudes?

Feiura. Eu não fui e nem sou um cara bonito. Se não sou bonito, logo sou feio. Não, não me considero feio, então porque não me considero feio se me reconheço como um homem que não é bonito? Complicado não?

Você é feio? Sente-se feio? Aquilo que vê diante do espelho é expressão da feiura?

A feiura é castigo? Não, de modo algum. E como solucionar esse “problema”?

Se eu fosse você lia esse artigo até o final porque tenho certeza que ele vai te interessar.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes G

A Origem da Feiura

Desde pequenos aprendemos através de nossos pais, familiares e amigos o que belo e o que é feio. Esse conceito e diferenciação é uma das primeiras referências que temos em nossas vidas e ele nos acompanhará por toda a existência.

O conceito de feiura em oposição ao de beleza em verdade não foi algo criado pelo Arquiteto do Universo, entidade superior e divina que tudo criou, mas sim pelo próprio homem que a definiu nos primórdios de sua existência. O conceito de feiura foi agravado e até “amaldiçoado” ao longo da História do Homem. Este uniu a ideia de repulsa, repugnância, maléfico, doença e tantos outros predicados mórbidos à feiura.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes X1

A feiura é um fato que tem grande importância e repercussão na autoestima, na satisfação pessoal, na alegria e na felicidade de todos os seres humanos. Eu, por exemplo, você já deve ter me visto num de meus vídeos deste blog. Eu não sou nem de perto um homem bonito e você sabia que, quando jovem e até no início da fase adulta, a feiura que eu supunha ter, foi um fato que muito me prejudicou?

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A2

Contudo todo problema, por pior que seja, tem uma solução. E eu vou te dizer quais foram aquelas soluções que  eu encontrei e que me tornaram a pessoa feliz e realizada que sou.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A1

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes?

A feiura não é um castigo. O que é um castigo, qual a sua definição?

Castigo é uma punição imposta a uma pessoa que lhe causa sofrimento, dor e aflição.

Deus, o Arquiteto do Universo ou quem nos criou, segundo a ou crença de cada um, não pensou em punir, em causar sofrimento naqueles que nascem e depois são estigmatizados como feios pelo próprio homem. Foi o homem quem criou essa diferença entre o suposto belo e o feio e com ela instituiu o preconceito, mas isso é outra história.

Se a pessoa não nasceu nos “padrões” criados pelo homem então ela foi feita para sofrer durante toda a vida? Não, eu grito um grande: Não!

Fomos agraciados com a vida porque aqui temos um propósito a cumprir, um objetivo a atingir. Ser feio certamente não é um deles. E aquele que nos concedeu a vida, para dela gozar, ser feliz, quer nossa felicidade e não nosso sofrimento. Tenha certeza disso.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A10

Por não me considerar um homem bonito, quando jovem e ainda no início da fase adulta, eu sofria muito. Era um cara deprimido, de olhar triste e sem esperanças no futuro. Pensava que por não ter o cabelo liso, olhos claros, corpo esbelto (eu era magro que só), que não conseguiria ser feliz, que não teria como namorar uma garota pelo menos simpática.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A11

Por pensar desta maneira imatura e desesperançosa fui aos poucos sendo dominado pela ansiedade e esta, cruel quando quer ser com todo ser humano, afundou-me no mar da depressão, como afunda toda pessoa em sua infância e adolescência. Afoguei-me na amargura, na dor, no abismo do sofrimento. Durante um bom tempo fui escravo da aflição de achar que não merecia ser feliz.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes Deprimido

Eu era um jovem deprimido, triste, angustiado, devido a minha “feiura”. O tempo, a leitura diversificada sobre a natureza humana, a observação acurada do comportamento das pessoas e o senso de capacidade, que garante que é possível mudar se tivermos coragem suficiente para isso, foram os fatores que fizeram que eu superasse aquilo que julgava ser feio em mim.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes RelogioA Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes Leitura

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A14

Se você é magro nada te impede de ser um cara sarado, mas não forte demais, porque isso não é bonito, na realidade é feio. Se você é magra demais e não tem dinheiro e nem tempo para frequentar uma academia de musculação, passe a fazer exercícios físicos diariamente antes do banho.

Existem muitos sites na web que ensinam exercícios físicos que ajudam a desenvolver o corpo de maneira perfeita e com segurança. “Ah, mas Robert eu chego tão cansada (o) do trabalho…” lembre-se que ninguém fará você mudar, melhorar sua aparência e sua autoestima. Somente você poderá fazer isso por você mesma (o).

Tenha força de vontade e esperança. Funcionou comigo e eu não sou melhor que você nem pior. Tenha esperança, determinação e mude para ser feliz, para a alegria habitar seu coração e a felicidade fazer parte de sua vida. Você pôde como eu pude.

Mas como?!

Procure tratar do rosto, da pele. O rosto é o cartão de visitas de todas as pessoas. A acne é tratável e existem vários produtos que melhoram e reduzem as espinhas. Um que uso até hoje por causa da acne (e eu tinha muita) é o sabonete Granado, de enxofre. Como tenho a pele oleosa, quando da higiene matinal, eu lavo o rosto pela manhã com este sabonete. Isso foi uma recomendação da esteticista com a qual realizei algumas limpezas de pele a fim de melhorar a aparência. Use-o apenas uma vez no dia, para que não resseque sua pele.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes Acne

Cabelo? Não tem como se mudar a textura dos fios, apenas melhorar o todo. Tem que testar, experimentar, vários produtos até que se chegue aquele mais adequado ao seu tipo de cabelo. Corte o cabelo de uma maneira adequada ao seu tipo de rosto, isso tem um efeito tremendo. Peça sugestões ao seu cabeleireiro, ele poderá lhe ajudar no melhor corte de acordo com o seu tipo de rosto.

Procure ter um corte de cabelo que lhe deixe com a aparência mais harmônica possível em função do formato de seu rosto. Isso necessita de paciência e perseverança. Ir ao cabeleireiro várias e várias vezes e testar, testar até chegar ao ponto ideal. Para ficar agradável a você e não aos outros.

Esse é o segredo para se chegar ao padrão de cabelo (corte e textura) que mais lhe agrade e que você se sinta bem consigo mesma (o) e não às pessoas. Pense sempre primeiro em você. Você é o ponto mais importante deste artigo, mais ninguém, nem eu que consegui superar a minha “feiura”.

Uso aspas porque eu acredito que não existem pessoas feias e sim pessoas que estão com a autoestima em baixa, sem esperanças na sua capacidade de lutar e sem coragem para mudar. Mudar de aparência não é fácil, imagina de postura, porque uma coisa está intimamente ligada a outra. Pessoas que se acham feias precisam de incentivo, de motivação para ser uma pessoa realmente feliz, é isso.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes C1

Roupa e estilo de vestir é algo muito pessoal, contudo procure usar roupas que não lhe deixem nem mais velha (o) do que você é e nem mais gorda (o). Trabalhando o corpo, as roupas irão se ajustar e sua autoestima irá melhorar e muito.

Sua ansiedade vai diminuir porque você, conscientemente ou não, perceberá que está em busca de você mesma (o) e não da beleza que é um conceito fictício, cruel, impiedoso. Lembre-se que você não nasceu para sofrer, mas sim para ser feliz, para que a alegria e a felicidade façam parte de seus dias e que sua vida seja como um jardim perfumado, brilhante e com borboletas a circular por ele.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A20

As Potenciais Virtudes

A parte mais importante da minha mudança de “feio” para charmoso, atraente, simpático e cativante foi o surgimento das virtudes que todos nós temos, mas que não exploramos, não acreditamos. Não evidenciamos aquilo que temos de bom! Explore aquilo de bom que você tem por dentro. É aí que está o segredo da transformação!

Virtude é um conjunto de traços psicológicos e/ou morais que definem um indivíduo, seu caráter.

As mudanças que ensinei por fora são importantes, mas a maior e principal delas é a mudança interior. Você deve tornar-se uma pessoa carismática, agradável, que as pessoas gostem de estar ao seu lado. As pessoas gostam de pessoas que apresentam as virtudes que elas desejam ter. O que vou dizer a seguir se aplica a ambos os sexos.

Seja bondosa. Realmente de coração e não para se exibir. Ajude as pessoas pensando que você poderia estar no lugar delas. Imagine se a dor de uma pessoa estivesse em seu coração. Mas faça aquilo que estiver ao seu alcance e não o que vá te prejudicar, que possa complicar sua vida em diante.

Seja humilde. Seja uma pessoa de qualidades desejáveis e não diga isso às pessoas, deixe que elas descubram por elas mesmas. Isso irá deixá-las impressionadas e admiradas por você ser tanto e nada dizer. Você ouvirá, como eu: “Mas você é tudo isso e não demonstra ser… é tão simples…”.

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A12

Tenha conhecimento e não simplesmente cultura. A cultura é consequência do conhecimento. Este nos faz crescer, conhecer e aquela nos faz compreender, analisar e sintetizar. Eu tenho uma frase que é minha que muito, mas muito mesmo me ajudou: “A leitura afasta a feiura”. Eu lia muito na busca de ter o que conversar e saber como compreender e apoiar as pessoas. Hoje em dia ninguém quer dar atenção e compreender os outros. Ninguém que dispor de seu tempo em prol das outras pessoas. Todos dizem que não tem tempo. Tempo temos, não temos prioridades e princípios.

Tenha coragem e confiança. Tenha coragem para ser diferente e resistir às objeções alheias. Você será alvo de muita oposição, mas isso será pequeno diante da alegria de ser uma pessoa feliz, alegre, confiante, atraente e cativante. Tenha confiança e ela será sua maior arma, que te possibilitará vencer todos os obstáculos que vão surgir, desde sua família até pessoas desconhecidas.

Lute, busque conhecer você mesma e vença todas as barreiras do corpo e da mente. Você é livre mentalmente e capaz como qualquer um. O que te diferenciará será sua capacidade de vencer e chegar ao topo.

Confie em você mesma (o). Abandone de vez a feiura que não é sua propriedade e seja feliz, alegre, uma pessoa realizada. Não resista à mudança e deixe a felicidade entrar pela porta da frente de seu coração. É o que eu te desejo.

Pense: “Se o Robert Thomaz conseguiu, porque eu não vou conseguir?”

A Feiura é um Castigo ou Oculta Potenciais Virtudes A13

 

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.