03 ferramentas poderosas para ser feliz no casamento

Banner Fim de Artigo 500x200

O casamento é uma estrutura complexa no sentido de que se unem dois seres totalmente distintos e independentes num novo contexto de vida. Eles passarão a viver sob o mesmo teto, com regras e condutas impostas explicita ou implicitamente entre ambos.

A ação de casar não é a retórica de assinar papelada, casar no civil ou religioso, juntas as joias e bugigangas de cada um sob o mesmo teto. Casar é conceder espaço ao outro, espaço em seu coração, em sua vida para a pessoa que você se apaixonou.

Essa paixão, essa pulsão interior é que te levou a escolha de abandonar a vida só, de plena e total liberdade para viver outra vida, uma vida com liberdade mais restrita, embora com a expectativa de ainda ser mais feliz do que era anteriormente.

Daí a importância de saber como gerenciar essa nova estrutura que acolherá sua vida, seus objetivos e anseios, bem como da pessoa que você ama.

Mas para bem administrar essa relação é necessário conhecer três poderosas ferramentas importante manutenção da felicidade do casamento ou mesmo do namoro, período que inevitavelmente o precede.

03 Ferramentas Poderosas para Ser Feliz no Casamento A

03 Ferramentas Poderosas para Ser Feliz no Casamento

Como o casamento é a união entre duas pessoas que anteriormente pertenciam a universos diferentes há que se ter alguma coisa, algum modo de manter essa liga constantemente firme, sólida, inquebrantável já que são corpos e mentes diferentes.

Para isso existem três poderosas ferramentas que dispomos e que devemos fazer uso constantemente, sim, constantemente, em todos os dias, horas, minutos e momentos do relacionamento, para que este fique o mais longe possível dos conflitos e desentendimentos amorosos que podem afetar sensivelmente sua estrutura. Vamos a elas:

03 Ferramentas Poderosas para Ser Feliz no Casamento B

Confiança

Quando nos apaixonamos no namoro, que depois possivelmente nos conduz ao casamento, interiormente gerenciamos o estabelecimento de uma crença poderosa dentro de nós mesmos.

A confiança se constitui em acreditar na honestidade moral da pessoa que nos apaixonamos, em sua sinceridade, fidelidade, e lealdade para conosco.

Amamos e escolhemos casar porque ela nos parece uma pessoa na qual podemos acreditar, que podemos contar, que não falhará em relação aos princípios acima descritos.

A confiança inspira o sentimento de segurança mútuo. Ela significa termos esperança, otimismo que a pessoa que amamos será forte o suficiente em espírito e princípios para cumprir sua função no relacionamento que é nos proporcionar alegria, felicidade e segurança.

Confiar, muito significa sentir-se seguro (a), amparado (a).

Procure utilizar e estimule com muita cautela e prudência a primeira das ferramentas na manutenção em seu namoro ou casamento.

03 Ferramentas Poderosas para Ser Feliz no Casamento C

Compreensão

Compreender significa entender, perceber o significado de algo ou de alguma coisa. No plano dos relacionamentos é entender o que, a princípio, é importante para a pessoa que amamos e que ela deseja que seja mantido ou estabelecido no decorrer do relacionamento, da convivência.

Devemos gerenciar com perseverança a manutenção desta ferramenta tão poderosa. Compreender o outro significa saber conter-se em si mesmo, não se precipitando nos julgamentos e avaliações da conduta da pessoa que amamos.

Compreender é não ceder ao ódio momentâneo, à falta de serenidade e cautela que são imprescindíveis à saúde e duração do relacionamento.

Para a manutenção da ferramenta “compreensão” é fundamental que se tenha domínio do fato, do que aconteceu, como ele se originou ou como ocorreu, para que se entenda, para que se possa evitar o surgimento de um desentendimento, de um conflito por motivo ou assunto tolo, inútil ou sem a devida importância. Se não compreender o outro em suas necessidades, em suas possibilidades e limitações, essa conduta não desejável só irá causar sofrimento, dor e tristeza para ambos os lados.

03 Ferramentas Poderosas para Ser Feliz no Casamento D

Paciência

A paciência é uma das mais poderosas ferramentas para se alcançar a felicidade no namoro e no casamento.

Além de ser uma virtude, ela é a capacidade de suportar dissabores, decepções e desgostos provocados pela pessoa que amamos. Eles ocorrem por mais simples que sejam e exigem que tenhamos paciência.

Ser paciente significa ter calma, serenidade de espírito, cautela e prudência no decorrer do relacionamento. Ser paciente é ter calma suficiente para ouvir, escutar, sem perder a serenidade, sem ficar “cego” e deixar-se dominar pelo ódio.

Ter paciência representa também suportar aquilo que nos desagrada na pessoa que amamos em vista que a amamos não tão somente por suas qualidades, mas – por mais absurdo que seja – por seus defeitos.

E porque a amamos com seus defeitos? Amamos em vista que ela é um todo e não seria o que é sem seus defeitos que se equilibram com suas qualidades. Lembre-se que você também tem defeitos que certamente não a agradam e nem por isso ela vai deixar de te amar.

03 Ferramentas Poderosas para Ser Feliz no Casamento X

Benefícios que este Conteúdo pode Proporcionar ao Leitor

Procure empregar essas três ferramentas do campo psicológicoconfiança, compreensão e paciência – no decorrer de todo o seu relacionamento. Estimule e explore suas potencialidades e descobrirás parte do segredo de uma vida feliz e alegre.

A saúde, durabilidade e felicidade de namorados ou cônjuges depende fundamentalmente da presença e vigência destas ferramentas tão importantes no seio do relacionamento.

Faça uso constante das ferramentas e também tente estimular, através do diálogo, a pessoa que ama a praticá-las. Acredite que você é capaz de gerenciá-las, por mais difícil que seja ou possa parecer. Aja com cautela e prudência, sem forçar a situação, para que sua atitude não seja vista como uma imposição, mas sim como algo necessário, um objetivo comum para o alcance da felicidade.

Boa sorte e seja muito feliz.

Você pode gostar desse outro artigo:

“10 Dicas para Reduzir os Conflitos no Relacionamento Amoroso”

Robert Thomaz

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.