Gratidão: Como e por que esse sentimento pode melhorar sua vida

Banner Fim de Artigo 500x200

Gratidão. Praticamente não ouvimos alguém falar ou pronunciar esta palavra. Talvez por ser tão pouco usada e praticada, ao ouvi-la nos parece que é um termo antigo, que caiu em desuso. A impressão é verdadeira nos dois sentidos.

Contudo, embora a gratidão seja um sentimento pouco usado, sua relevância no contexto da vida e da felicidade é de enorme amplitude e fundamento.

Mas qual a verdadeira importância desse sentimento na melhoria da qualidade de vida do indivíduo e por consequência da sociedade?

Gratidão X

Como e Por que a Gratidão pode Melhorar sua Vida

Quando se fala em gratidão inevitavelmente temos que falar no altruísmo. Quando fazemos alguma ação ou atitude benéfica a uma pessoa sem esperarmos recompensa ou reconhecimento verbal ou financeiro estamos praticando o altruísmo. É fazer alguma coisa positiva ou benéfica apenas por amor ao próximo, de maneira totalmente desinteressada, pelo fato de se perceber sua necessidade ou limitação no alcance de algum objetivo ou estado de bem-estar.

Gratidão C

Usando uma metáfora pertinente podemos afirmar que o altruísmo e a gratidão são ramos da árvore do amor que se confundem, se entrelaçam e emanam o mesmo aroma engrandecedor. O indivíduo altruísta age movido pelo sentimento de amor enquanto o indivíduo grato por receber uma ajuda desinteressada e despretensiosa manifesta sua gratidão, seu reconhecimento verbal ou manifesto.

Gratidão N

A gratidão ocorre quando alguém faz alguma ação a outra pessoa sem esperar nada em troca. A pessoa que se beneficia com a ação fica feliz com a graça recebida. É uma ação ou atitude totalmente despojada de interesse ou intenções ocultas que se configura na satisfação de que faz e de quem recebe.

Gratidão B

Sendo um sentimento nobre e claramente caracterizado como benéfico, a gratidão deve ser vista como uma solução para muitos problemas, sejam eles de ordem física ou psicológica. Assim podemos encará-la como um sentimento convergente com outros sentimentos igualmente nobres e benéficos a natureza humana. O amor, a fidelidade, a humanidade e a amizade se destacam como alguns dos sentimentos que possuem o mesmo “DNA” que a gratidão.

Gratidão A

O indivíduo manifestantemente grato àqueles que convivem com ele ou que interagem mesmo que esporadicamente é um beneficiário da felicidade. Ele deve ser grato porque recebeu algum benefício que contribuiu para a melhora de sua qualidade de vida, saúde e bem-estar.

ROBERT THOMAZ

Você pode gostar desse outro artigo:

“Nos Relacionamentos Você é o Herói ou o Vilão?”

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

4 Comentários

  1. Waoo espetacular muito bom, você explica muito bem facil de se entender os teus conteúdos. Parabens…

  2. Olá Rolene Baciao que bom que você gostou do meu post. Obrigado pelo elogio e felicidades ao caro amigo.

  3. This is a most useful cortbinution to the debate

  4. Thanks for reading content. I’m glad you liked it. Thank you. Thanks for comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.