A leitura é um hábito importante para a sua saúde

Banner Fim de Artigo 500x200

A leitura é um hábito que poderia se dizer estranho. Estranho?! Sim, no sentido que quando estamos lendo nos encontramos isolados, afastados momentaneamente de tudo e de todos. E no mundo contemporâneo quando se está desconectado, não interligado, quando não se está com a cara enfiada num celular em qualquer lugar ou com os olhos grudados no notebook, a pessoa é vista como “um estranho no ninho”, que está “mal”, que não tem amigos, está na fossa, de baixo astral, etc.

A Leitura é um Hábito Importante para a sua Saúde XX

É aí que mora um pensamento errado, uma mentalidade distorcida pela maioria das pessoas em relação de se estar desconectado. Quando nos isolamos, realizando lendo um livro e não de uma revista, folhetim, prospecto ou impresso afim, não estamos num estado de debilidade, de fraqueza, de isolamento puro devido à tristeza decorrente de algo que não foi bem sucedido.

A leitura é um momento de solidão, de isolamento no qual estamos com nós mesmos, vivenciando um momento de relaxamento, de entretenimento e prazer. Quem pensa que ler é uma perda de tempo, que conectado na internet se obtém mais lazer, infelizmente está deixando de lado uma das maiores riquezas que o ser humano pode adquirir.

No passado e na atualidade, a leitura sempre foi e sempre será um hábito importante para a saúde… porquê?

A Leitura é um Hábito Importante para a sua Saúde XX

Porque a Leitura é um Hábito Importante para a sua Saúde

A leitura é uma ação que realizamos sozinhos, mas também acompanhados. Controverso? Nem um pouco. Quando executamos a leitura de um livro estamos isolados de tudo e de todos, porque estamos sem nos comunicar, sem conexão verbal e visual com outras pessoas ou naturezas, contudo estamos com nós mesmos.

Ler é o exercício solitário de percorrer a selva de nossa consciência e, inesperadamente, em vários momentos, encontrarmos um oásis de prazer e satisfação proporcionado por ela. A leitura promove o descobrimento de áreas de nossa consciência ainda inexploradas, bem como a manutenção e conexão das já existentes com as recém-descobertas. Essa articulação desenvolve o raciocínio e intensifica a inteligência do indivíduo.

O livro é o meio de se exercitar essa prática pouco incentivada no Brasil. Sem ele não podemos relaxar, absorver conhecimentos, rir, refletir sobre nossos pensamentos, conduta e comportamento. Ele é fundamental nesse processo de melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar.

A ação de ler nos permite mergulhar numa espécie de transe no qual nossa atenção fica totalmente voltada para o teor da obra literária. Nosso complexo mental entra em conexão com o mundo que a leitura descortina e nos acolhe, oferecendo alegria, distração e conhecimento.

A Leitura é um Hábito Importante para a sua Saúde XX

Segundo estudos, ler é uma forma de relaxamento muito importante para a saúde humana e que, consequentemente, eleva a qualidade de vida do indivíduo. Veja algumas das razões levantadas para que se considere a leitura como uma prática importante para a sua saúde:

  • Durante a leitura o corpo fica em repouso, a tensão muscular e emocional se reduz, por consequência, também é reduzido o nível de estresse;
  • A leitura estimula a produção de um hormônio conhecido como serotonina que age no humor do indivíduo. Ela normalmente promove momentos de prazer, satisfação, riso e entretenimento que elevam a qualidade do humor;
  • Ler é um ato muito importante para a saúde mental porque além da aquisição de conhecimentos, o indivíduo realiza uma espécie de manutenção do cérebro, “exercitando” neurônios, executando sinapses (ligações químicas ou elétricas ocorridas no cérebro) e fazendo funcionar várias outras partes relevantes do complexo mental;
  • A leitura em consonância com o teor do que se lê insere o pensamento do indivíduo em outro mundo (virtual) no qual é estimulada a criatividade e a imaginação, naturezas importantes para o funcionamento regular do complexo mental e da consciência humana;
  • A leitura por estimular a produção de serotonina afasta a depressão e a ansiedade, doenças da atualidade que reduzem significativamente a saúde e bem-estar, bem como a qualidade de vida;
  • A leitura instiga à reflexão, à análise dos pensamentos, condutas e comportamentos, promovendo um debate mental produtivo e promissor que leva à evolução e ao aperfeiçoamento do indivíduo.

A Leitura é um Hábito Importante para a sua Saúde e Saiba o Porquê B

ROBERT THOMAZ

Você pode gostar desse outro artigo:

“Qualidade de Vida: Você Realmente Tem?”

A Leitura é um Hábito Importante para a sua Saúde e Saiba o Porquê E

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

2 Comentários

  1. Vanderlei Verdegay

    Parabéns amigo, gostei da matéria… Que todos os benefícios da leitura, alivie nossa mente, nos tire da depressão, da opressão que nos causa calafrios…

  2. Robert

    Prezado Vanderlei fico lisonjeado com sua ilustre visita ao meu recanto literário. Muito obrigado pelo comentário e desejo toda sorte de felicidades ao amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.