Maquiagem: Valorização da autoestima ou atrativo sexual?

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Desde o início do século passado, o uso da maquiagem intensificou-se e isso deu um ganho significativo às mulheres de poder atrair a atenção do universo masculino e, por mais surpreendente que seja, também o feminino.

As razões que levam o segmento masculino no momento são desnecessárias de dizer, mas porque também o feminino tem a atenção voltada para esse tipo de “adorno”. O que tem de especial numa mulher estar devidamente maquiada?

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Seria valorização da autoestima ou simplesmente desejo de seduzir, de tornar-se mais irresistível ao desejo masculino?

Para entendermos um pouco da magia que envolve o assunto vamos rever algumas páginas da História do Mundo.

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 O Significado da Maquiagem

A palavra normalmente usada é maquiagem, mas também pode ser maquilagem. E o que significa mesmo o termo maquiagem?

Maquiagem ou maquilagem é o conjunto de produtos cosméticos usados para maquilar. Maquilar seria o processo de empregar esses produtos, no rosto, corpo e até cabelos, visando o embelezamento, rejuvenescimento ou até para fins teatrais.

A técnica em si visa, basicamente, dois propósitos:

– Encobrir uma realidade que se deseja ocultar, mascarar imperfeições;

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– Realizar modificações superficiais em parte do corpo ou em toda a aparência visando torná-la mais atraente.

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A Origem da Maquiagem

Segundo as fontes literárias, a maquiagem surgiu por volta do ano 3.000 Antes de Cristo, no país que atualmente conhecemos por Egito. A civilização egípcia por seus padrões de excentricidade considerava a maquiagem uma arte, fato que não deixou de ser até os dias atuais, embora não valorizada como tal.

Um pigmento preto chamado Kohl foi que deu origem à maquiagem. Ainda usado atualmente como sombra, o Kohl é empregado para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas.

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Milênios mais tarde na Europa e mais precisamente na Grécia e Roma Antiga, o Kohl e outros antepassados desta fantástica técnica foram desenvolvidos visando o embelezamento não somente de mulheres, mas também de homens.

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O ideal de beleza deste período em que a maquiagem se expandiu foi bem representado pela figura histórica de Cleópatra. Ela era uma mulher bela, carismática e poderosa tanto que imortalizou sua imagem pelo tratamento corporal que fazia, banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando os olhos com pó de Kohl.

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No século XX onde ocorrem os avanços da indústria química, os cosméticos passam a ser produtos de uso geral, tanto para mulheres como para homens. Por volta de 1920, em Paris ocorre a revolução da história do batom. É a primeira vez que um produto desta categoria é embalado num tubo e vendido num cartucho.

Seu sucesso é tão esplendoroso que em 1930 os estojos de batom dominam o mercado norte-americano, levando a indústria cosmética a desenvolver novas formulações visando atender a demanda que se estabelecia.

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Maquiagem: Valorização da Autoestima ou Atrativo Sexual?

Os propósitos da maquiagem seriam mascarar imperfeições e realizar modificações no corpo ou em parte dele visando torná-lo mais atraente, ou seja, objetiva ocultar ou minimizar defeitos ou imperfeições que causam a queda da autoestima.

Autoestima seria a forma como você julga a si mesma, como você acredita ser e como você se vê (autoimagem). Este julgamento influencia e determina seu comportamento e condutas em relação às pessoas. Ele está no plano dos relacionamentos (intrapessoal e interpessoal).

Psicologicamente, a autoestima é um conjunto formado pela autoconfiança, autorrespeito e autoaceitação. Autoconfiança seria a convicção que você tem de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Autorrespeito seria o sentimento de você respeitar a si mesma, respeitar e manter seus princípios, tendo comportamento coerente com eles. Autoaceitação seria a capacidade de aceitar a si mesmo, a forma própria de ser, sua personalidade com suas qualidades e defeitos.

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A maquiagem é um processo que auxilia a mulher a realizar a manutenção de sua autoestima. Caso algo em sua autoimagem não lhe agrade, não está em conformidade como você se vê, com o seu modo de ser, então a maquiagem irá ajudá-la a melhorar, a corrigir aquilo que pode estar comprometendo os fatores que compõem sua autoestima (autoconfiança, autorrespeito e autoaceitação).

A maquiagem é fator relevante na valorização da autoestima da mulher. Uma mulher que não se maquia, nem de forma branda em ocasiões especiais demonstra baixa autoestima. Este comportamento pode também indiciar um conteúdo depressivo em sua vida, fato que demonstra em última análise uma vida infeliz.

A maquiagem além de procurar ocultar imperfeições também proporciona a mulher tornar sua imagem pessoal mais atraente, mais chamativa. Este artifício proporcionado pela maquiagem é uma das ferramentas do segmento feminino que serve como atrativo sexual.

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Subliminarmente, o homem sente-se atraído por uma mulher maquiada. Isso ocorre pelo conceito de autoestima que todos intrinsecamente possuem e pelo fato que a maquiagem tem efeito de obscuridade, mistério.

Um de seus efeitos é despertar o interesse masculino além de excitá-lo. O homem diante de uma mulher maquiada de forma veemente acha que ela guarda segredos e isso lhe desperta a curiosidade, o interesse em desvendá-los.

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 Curiosidades a Respeito da Maquiagem

Algumas curiosidades interessantes sobre a maquiagem em épocas diferentes.

  • A atriz e loira Marilyn Monroe usava maquiagem clara e pintava os lábios de vermelho intenso visando atrair e intensificar sua feminilidade;
  • Nos anos 70 as cores da maquiagem se popularizaram, acompanhando a alta-costura francesa, italiana e inglesa;
  • Na década de 70 as principais marcas de cosméticos eram Dior, Chanel e Yves Saint Laurent;
  • Na década de 80 a indústria cosmética passa a produzir os tratamentos anti-idades e o bloqueador solar;
  • Nos anos 90, Alexander McQueen e John Galliano revolucionam a história da moda e make-up criando produtos que colorem e tratam a pele, limpam, perfumam e protegem os cabelos como até então fora visto na história da indústria de cosméticos;
  • Na Antiguidade já existiam os três principais produtos de beleza: sombra, rouge e batom.

ROBERT THOMAZ

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Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

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