Mudança: Você quer continuar sofrendo ou mudar para a felicidade?

Banner Fim de Artigo 500x200

Mudança é palavra que para muitos de nós, sejam jovens, adultos ou velhos significa gastar energia, esforçar-se para mudar algo de um lugar para outro, normalmente para ceder espaço para um novo objeto ou nova natureza.

Todas as pessoas têm um problema. Na maioria das vezes, elas optam por questões de tranquilidade, vergonha ou discrição não revelar aquilo que lhe aflige o coração e atormenta sua mente. Esse problema lhe causa uma dor, uma dor que pode ser emocional ou física. É comum devido ao fato do indivíduo não conseguir solucionar seu problema acabar por se acostumar com a dor e passar a conviver com esse desconforto. Obviamente neste caso a alegria, a completa saúde e a felicidade saem em “férias” por um período, lançando o indivíduo no poço da tristeza, da dor e da infelicidade.

Essa dor, que se não for curada em curto prazo, poderá gerar outras dores e fazer emergir uma ou mais morbidades (doença). Mesmo que você não queira admitir, certamente tem uma dor neste momento ou a terá em breve. Isso faz parte da natureza da vida. Essa dor que pode decorrer de um problema de relacionamento no casamento, no namoro, no trabalho ou mesmo de ordem financeira, está te afastando alegria, da felicidade.

Você quer continuar no sofrimento?

Quer ficar longe da felicidade que muitos gozam diante de seus olhos?

Você Quer Continuar Sofrendo ou Mudar para a Felicidade A

Realmente Mudar para a Felicidade: A Fase mais Difícil

Mudar implica em mudança, transportar alguma coisa ou modificar algo. E isso não é coisa nada fácil.

Você já mudou suas roupas de um guarda-roupa para outro em outro cômodo de sua casa?

Já teve que transportar os livros de uma biblioteca pequena, com pouco mais de mil volumes, para outra em outro ambiente de sua residência?

Você Quer Continuar Sofrendo ou Mudar para a Felicidade B

Imagine fazer uma mudança de residência se você nunca fez. Devido ao meu ofício mudei de cidade e Estado várias vezes durante o exercício da profissão. É um trabalho muito grande, ainda mais se for para muito longe. Você tem que embalar com papel adequado cada um de seus pertences e objetos pessoais, desmontar alguns móveis, embalar eletrodomésticos e eletrônicos e por aí vai. Não pode deixar tudo por conta do pessoal da transportadora. Eles nunca terão o mesmo cuidado que você com as suas coisas. Elas são suas e não deles, embora sejam pagos para tratá-las com cuidado e zelo. Mudar é uma tarefa que exige muito trabalho, paciência e perseverança.

Agora imagine você mudar a si mesmo (a). Que tremenda transformação seria, hem? É possível? Sim, é plenamente possível mudar de comportamento, de atitude, tornar-se uma pessoa mais amadurecida, mais capaz, para ser mais alegre, para ser (mais) feliz.

Mas a mudança real, genuína deve ocorrer de dentro para fora. Somos para o mundo exterior o efeito daquilo que carregamos dentro de nosso complexo mental (cérebro). Nossas atitudes e comportamentos são reflexos daquilo que articulamos e equacionamos em nossa mente.

Mudança de comportamento, mudar de estilo de vida, mudar de atitude exige muita concentração, meditação, de busca interior de seus valores. Essa mudança exige conhecer a si mesmo para realmente mudar. É necessário expor-se as suas fraquezas, as suas falhas de comportamento, de caráter, por menores que elas sejam.

E ao ter contato com aquilo que deseja ocultar de si mesmo (erros, falhas e defeitos) vai sofrer mais ainda com as dores que sente. Sofrerá o que chamam de choque de realidade.

Você vai sofrer no início e não será pouco, em vista que a mudança exige paciência, perseverança e fé. Existe uma força dentro de você cientificamente conhecida como Mente Subliminar que gerencia seu comportamento, seu organismo e seus pensamentos. Enquanto você dorme e descansa, ela gerencia os batimentos de seu coração, o funcionamento de seu intestino, produz os seus sonhos. Acordado, ela lhe auxilia a raciocinar, a realizar a digestão sem que você se preocupe, “cutuca-lhe” com a vontade urinar quando sua bexiga está cheia, etc. Normalmente, a Mente Subliminar trabalha em harmonia e em conjunto com o Eu Consciente – natureza que é você mesmo, a pessoa que você se identifica. Seria mais ou menos reconhecer você diante de um espelho.

Mudança A10

Porém, quando é colocada diante de uma mudança sua reação é sempre adversa: ela não aceita de maneira alguma essa mudança, bem como o novo comportamento. Sua reação é criar uma dor, a dor que vai te ferir no coração, que você vai sentir na alma, e vai sofrer. Ela vai lutar contra você e querer te vencer, em vista que não deseja a mudança, transformação. A dor quer permanecer se alimentando de sua essência, daquilo que você tem de bom.

Você Quer Continuar Sofrendo ou Mudar para a Felicidade C

Você deve ser paciente, deve ser perseverante, deve ter fé em si mesmo (a) e resistir à dor interna. É necessário que você acredite que pode vencer a dor e trilhar o caminho de sua felicidade. Não desista, não deixe a dor vencê-lo (a). Ela vai tentar convencê-lo que é maior e mais forte que você, porém não acredite. Nossa mente tem a capacidade de nos enganar e de maneira brutal. Lembre que você não é pior ou menor que qualquer outra pessoa.

Depois de vencida, você saíra desta batalha revigorado (a). Sentir-se-á outra pessoa. Será mais forte emocionalmente, mais sábio (a), mais sutil, com mais clareza de pensamentos e discernimento.

Tornamo-nos fortes psicologicamente a partir do momento que passamos a conhecer a nós mesmos (autoconhecimento), a estar cara-a-cara com nossas falhas e defeitos e que decidirmos corrigi-los a qualquer custo.

ROBERT THOMAZ

Você pode gostar desse outro artigo:

“Nos Relacionamentos Você é o Herói ou o Vilão?”

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.