Mudar o comportamento é muito importante para sua felicidade

Banner Fim de Artigo 500x200

Mudar o comportamento, mudar um hábito indesejável é uma ação de natureza complexa e difícil. Muito difícil, mas não impossível. Se fosse impossível ninguém melhoraria sua capacidade, sua maneira de ser e agir junto aos outros seres humanos.

Mas por que mudar é algo difícil e, às vezes extremamente difícil para muitas pessoas? O que nos impede de mudar algo em nós que nos desagrada? Como mudar de forma mais fácil e mais efetiva em relação a comportamentos e condutas que nos causam desagrado em nossa autoimagem?

E por que mudar o comportamento é tão importante para nossa felicidade e talvez de quem amamos?

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade A1

Conhecendo a Natureza Comportamental do Ser Humano

Em primeiro lugar é claro e muito forte o sentimento de amor próprio que temos. Gostamos bem ou mal daquilo que somos e, mesmo não gostando, normalmente não ousamos transpor a linha limítrofe de nossa zona de conforto comportamental em busca da assunção de um novo comportamento. Somos o que somos no sentido de sermos efeito do que vivenciamos e escolhemos ser. E é normal o ser humano preferir não mudar seu comportamento.

Contudo, muitas vezes não estamos satisfeitos com um ou mais comportamentos que temos, por um ou vários motivos. E essa insatisfação, pequena ou não, é o “cisco no olho”, “o prego no solado do sapato”, a “dor intermitente no coração” que nos impede de ser sermos aquilo que desejamos, e consequentemente sermos felizes. Ser feliz é gostar da autoimagem que se têm, daquela que avaliamos como pessoa e que nos agrada e que também é amada e admirada pelas pessoas.

O ser humano em sua complexa natureza necessita ser amado, querido, admirado. Somos um ser social e isso significa que necessitamos do próximo para evoluir e não para sobreviver como fundamento de nossa existência. O teor do assunto é complexo, mas vale a pena compreendê-lo.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade A2

Mudar o comportamento implica em mudar a si mesmo, não em totalidade, mas em parte naquilo que impede que o brilho de sua autoimagem lhe provoque alegria, prazer e satisfação. É como se você olhasse no espelho e não gostasse daquela espinha no rosto. Você pode deixá-la ali, por preguiça ou por achar que ela não afeta sua beleza, ou pode querer extirpá-la para ficar com a pele limpa, denotando higiene e autoestima elevada.

Mudar o comportamento funciona da mesma forma. Você deseja mudar algum hábito ou conduta que não lhe agrada e também não agrada as pessoas, afastando-as de seu convívio. Quer mudar e acredita que mudar não é fácil, que será melhor continuar como está, meio satisfeito e infeliz com o comportamento estabelecido.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade A3

O nosso Eu Consciente é a natureza que tem poder de decisão, é a nossa capacidade de escolha e decisão. A ele está fielmente ligada a Mente Subliminar que é mais conhecida como nosso inconsciente ou subconsciente, onde estão todas as bases de nossa personalidade, comportamentos e tendências. Ambas as naturezas se somam e nos definem, fazendo nos sentir aquilo que somos e pensamos.

A Mente Subliminar ou inconsciente está profundamente ligada ao nosso instinto de preservação. Quando pensamos em mudar o comportamento, ela imediatamente dispara um mecanismo de defesa que se define em autossabotagem, natureza mental que nos retira a capacidade, a vontade de mudar, enfraquece a determinação, torna-nos vítimas de nós mesmos e desperta um sentimento de culpa inquietante. Isso tudo serve de obstáculo à mudança comportamental que se deseja, tornando-a objetivo extremamente difícil, desgastante e praticamente impossível de realizar.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade A4

A Mente Subliminar é muito avessa e bem resistente a qualquer tentativa de mudança no Eu Consciente. Ela e o Eu consciente são pouco permeáveis à renúncia, à crítica, à humilhação, ao afastamento daquilo que somos, ao banimento de comportamento estabelecido em nossa personalidade, mesmo que este cause desagrado, insatisfação ou infelicidade, inclusive bilateral.

Quando o Eu Consciente delibera mudar o comportamento é realizada a leitura mental dessa ideia, pela Mente Subliminar, como uma afronta a nossa pessoa, ao amor próprio, à estima, à consideração, ao orgulho e admiração que temos de nós próprios. Ela encara a ideia como um desafio pernicioso e começa a lutar para o insucesso da mudança.

Nesse momento ocorre o conflito mental que nos arrasta as masmorras da ansiedade e da depressão e lá se inicia a batalha de mudar ou não o comportamento estabelecido. Lutar contra o impulso nato que defende nossa imagem e nossa forma de ser. Por isso que sofremos consideravelmente quando queremos mudar um comportamento.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade A5

Mudar o Comportamento para ser Feliz

Para mudar o comportamento deve-se fazer uma abordagem de sucesso e ela consiste em estar preparado para o conflito interno enorme que vai ocorrer por conta da ação defensora das naturezas mentais que definem você como pessoa.

Esteja consciente que você ficará atormentado pela dor emocional, pela dor da indecisão, pela dor que a mudança em si provoca em seus sentimentos, emoções e tendências. Para mudar de comportamento deverá demolir algo que está estabelecido dentro de você e reconstruir algo totalmente novo. Sempre é necessário se apoiar externamente em algo positivo e inspirador. Leitura, leitura a respeito de desenvolvimento pessoal, natureza mental e outros assuntos pertinentes que lhe embasarão a mudança comportamental.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade A6

Não faça avaliações depreciativas sobre seu desempenho nas tentativas que fizer. Mudar implica em buscar resultados e não em buscar fracassos. Se você deseja a mudança, tem consciência que ela é benéfica, não se deprecie, não se considere um incapaz. Lembre que você está lutando contra você mesmo, contra algo que estabeleceu dentro de você no passado, mas o tempo e o amadurecimento fizeram-no entender que não foi a melhor escolha.

Para a mudança é imprescindível que se mantenha incondicionalmente o amor próprio, a autoestima preservada. Afinal você estará lutando contra você mesmo e como não sofrer com isso? Como resistir a uma guerra contra você mesmo?

O amor próprio e a autoestima se constituem em naturezas protetoras do Eu Consciente e da Mente Subliminar. Eles promovem sentimentos positivos e condutas positivas em favor de nós mesmos. Por isso devem ser preservados e protegidos.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade X

E como mudar?

Foque seu mudar não em você, mas em seu comportamento. Foque nele, nas bases internas que devem ser demolidas e nas novas que devem ser construídas. Uma forma simples e eficaz que uso é na meditação diária repetir mentalmente a mudança que desejo realizar e o consequente efeito desejado. Nossa mente e suas naturezas se curvam significativamente diante do processo de massificação de uma ideia.

Outros fatores imprescindíveis para mudar o comportamento são fé, paciência e perseverança. Ter , fé em você mesmo e naquilo que acredita como algo superior, que lhe concedeu a vida e que está aqui para gozá-la da melhor maneira possível e não para ser infeliz. Ter paciência é suportar os dissabores e infelicidades que a mudança vai causar, não perdendo a serenidade. Ter perseverança é suportar os incômodos e dificuldades e insistir, não desistir da ação de mudar em vista que acredita na melhora de sua satisfação.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade V

A partir do momento que se nutre uma ideia no Eu Consciente e na Mente Subliminar ela passará a figurar no campo de memorização do complexo mental. A constante repetição fará estas naturezas entenderem que a ideia implantada não é um invasor, mas sim uma cura a dor e a insatisfação manifestas por determinado comportamento estabelecido. Não tenha medo de mudar, mude conscientemente e se apoie em literatura adequada. Eu consegui mudar e você também conseguirá. Mude e seja feliz.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade ZZ

Benefícios que Este Conteúdo pode Proporcionar ao Leitor

Enfrente a mudança com vontade e não tema a “tempestade” interior que você encontrará. Mudar de comportamento não é ação fácil e nunca será, para ninguém.

A luta interior será árdua e difícil? Sim, muito e a ideia de desistir te acompanhará desde o início até o fim, mas acredite em você, em seu amor próprio, em sua autoestima. Você se deparará com as dificuldades iniciais, com a ausência de um retorno imediato positivo e surgirá a vontade de desistir. Não se renda a esse percalço que se repetirá até o fim.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade Z

Para resistir e encontrar forças interiores, associe o novo comportamento desejado a recompensas cognitivas, situacionais, emocionais e físicas que ocorrerão após o fim da luta. Acredite que a mudança promoverá a satisfação e a ocorrência da felicidade.

Mudar o Comportamento é Muito Importante para sua Felicidade A7

Procure seguir as orientações apresentadas e se torne uma pessoa mais amada por você mesmo e pelas pessoas que te cercam.

 Robert Thomaz

Você pode gostar desse outro artigo:

“05 Dicas para Você Não Desistir Nunca de Seus Sonhos”

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

2 Comentários

  1. This was so helpful and easy! Do you have any artleics on rehab?

  2. Glad you liked this article. I hope it makes your life happier. Thank you. Thanks for comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.