Saiba por que as preliminares são tão importantes no sexo

Preliminares. Atualmente, apesar de toda liberdade sexual, desenvolvimento tecnológico, conhecimento e informação livres no universo da web (internet) centenas de milhares de pessoas pouco tem conhecimento da importância das preliminares no conjunto de ações e movimentos que integram a relação heterossexual.

E o que seriam as preliminares no sexo? Qual a sua relevância no contexto da relação sexual? Porque elas têm influência na satisfação e prazer tanto da mulher como do homem?

Preliminares-importantes-sexo-A

Preliminares no Contexto da Relação Heterossexual

Quando o ser humano entra na puberdade – período da vida no qual ocorrem mudanças físicas e comportamentais – depara-se com drásticas transformações físicas e emocionais em seu universo corpóreo.

A mulher quando se olha diante do espelho do quarto ou de uma vitrine e percebe o avolumar progressivo dos seios e do bumbum. Na intimidade de seu quarto ou banheiro, nota o aparecimento de pelos na região das axilas e na região do púbis (área vaginal), bem como o surgimento do período menstrual. Ocorre também o despertar do desejo sexual.

O homem como a mulher também percebe o surgimento de pelos pelo corpo, particularmente nas axilas, púbis e nádegas. Mas sua observação maior é no aumento do pênis e no ocasionamento de ereções, sejam inopinadas ou quando acordam à noite ou pela manhã.

Essas mudanças se constituem numa preparação de ambos os sexos para o acasalamento, que deverá ocorrer a partir deste período, que se confunde com a adolescência, e se estender por toda a vida até a chegada da velhice.

Contudo, na educação atualmente ministrada no seio familiar ou mesmo no âmbito escolar, poucos são os pais e profissionais de ensino que abordam e esclarecem a relevância das preliminares no contexto da relação sexual.

Preliminares são ações, movimentos e atitudes que se constituem em intimidades corporais entre duas pessoas antes da penetração propriamente dita. Elas buscam estimular o aumento da excitação sexual entre os parceiros visando aumentar o prazer, a satisfação e promover um elevado orgasmo na relação sexual. São ações que tem forte e profundo efeito sobre o homem e a mulher determinando o nível de satisfação sexual durante e após o orgasmo bem como no sentido psicológico de aprofundamento do relacionamento interpessoal.

As preliminares nas relações sexuais têm um papel importante tanto para a mulher como para o homem. Para a mulher, elas se traduzem no carinho, no afeto, no aconchego, no tempo junto ao parceiro, em dar prazer ao parceiro e em sua atitude de envolvimento em relação a ela. Para o homem, elas se traduzem no próprio prazer, na confirmação de seu desempenho sexual perante a parceira. Percebe-se, com facilidade, que psicologicamente as preliminares tem maior efeito sobre o complexo mental feminino do que masculino. Cabe destacar que, geralmente a duração das relações sexuais aumenta, bem como o nível de satisfação, devido ao prolongamento das preliminares.

Kiss

Na ótica psicológica, as preliminares reduzem significativamente a ansiedade e inibição de ambos os sexos e lhes aumenta o conforto emocional. No plano físico, elas ajudam a mulher no processo de ereção do clitóris e promovem o relaxamento, a expansão e lubrificação vaginal, facilitando a penetração de modo a torná-la mais agradável e confortável. Para o homem ocorre o estímulo que o leva à ereção, permitindo-lhe fisicamente proceda à penetração no canal vaginal. Tanto para mulheres como para homens, as preliminares se traduzem em precursoras do orgasmo, mas não obrigatoriamente antecessoras da preparação para penetração, em vista que se pode proceder a uma atividade sexual sem penetração e se atingir o orgasmo.

Preliminares-importantes-sexo-C

São consideradas preliminares:

  • Beijos, carícias e olhares intensos;
  • Massagem corporal objetivando o relaxamento, promover a intimidade e a descontração;
  • Jogos sexuais como strip-tease e fantasias sexuais;
  • Jogos sensuais como danças insinuantes e assuntos de conotação sexual;
  • Estímulo das zonas erógenas;
  • Masturbação como forma de estímulo erótico; e
  • Sexo oral como forma de estímulo erótico juntamente com carícias em outras partes do corpo.

Preliminares-Importantes-sexo-D

A Importância das Preliminares no Sexo

Infelizmente, nas sociedades ocidentais o sexo é praticado geralmente sem muita emoção, de uma maneira um tanto mecânica, rotineira, como se fosse uma obrigação que confirma a existência de vínculo sexual entre os parceiros. Nesse contexto, a relação sexual objetiva quase exclusivamente atingir-se o orgasmo o mais rápido possível.

Segundo pesquisas, em torno de 75% dos homens ejacula logo após dois minutos de penetração vaginal. Isso se deve em parte ao estímulo que uma mulher nua causa no campo emocional do homem. Ele se excita muito ao vê-la nua. Em função desse fator sua ação é marcada pela brevidade e urgência. Essa brevidade tem um efeito emocional e psicológico muito negativo sobre a mulher em vista que ela necessita de mais tempo de estimulação para atingir o orgasmo. Dessa maneira, ela se desanima e fica insatisfeita com a objetividade e rapidez do homem.

É necessário que o homem entenda que a mulher precisa de mais tempo para se excitar, que as preliminares para ela despertam seu desejo sexual e realizam a preparação do corpo feminino para o ato propriamente dito.

Para muitas mulheres, uma relação sexual sem preliminares tem como efeito uma penetração dolorosa e desconfortável, além de agir negativamente em seu plano emocional e psicológico, dando-lhe a sensação que está participando de uma relação sexual na condição de uma boneca (inflável).

Preliminares 600x600

Benefícios das Preliminares no Sexo

São benefícios proporcionados pelas preliminares:

  • Satisfação bilateral;
  • Alcance máximo do orgasmo em vista da preparação emocional e corpórea dos parceiros;
  • Aumento da afetividade e intimidade dos parceiros;
  • Aprofundamento do conhecimento do próprio corpo e do relacionamento interpessoal.

Você é importante para mim. Fale nos comentários sua opinião, seu pensamento a respeito da prática das preliminares e a importância delas para você.

Robert Thomaz

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.