Reeducação Alimentar: Emagreça com Saúde

Muitas pessoas encontram-se acima do peso desejado ou ideal. Este fato tem como consequências danos ao organismo, como o surgimento de doenças e queda na qualidade de vida. Uma solução saudável é a reeducação alimentar.

Banner Fim de Artigo 500x200

Reeducação alimentar 1b

A reeducação alimentar visa modificar os hábitos alimentares do indivíduo, tendo como consequência imediata a perda de peso de uma maneira saudável e não agressiva ao seu estado psicológico.

Reeducação alimentar 1a

O que significa Reeducação Alimentar?

A reeducação alimentar seria a elaboração de um conjunto de dietas a serem implantadas na alimentação regular de uma pessoa. Este conjunto de dietas é administrado ao longo do tempo a fim de criar o hábito saudável da nova alimentação, bem como o surgimento de seus benefícios.

Reeducação alimentar 2a

Deve-se salientar a pessoa que será submetida à reeducação alimentar que ela em si não representa a retirada substancial de alimentos de sua dieta regular, mas sim a substituição de alimentos visando a melhora da qualidade de sua alimentação.

Reeducação alimentar 11

Este aviso contribui para minimizar o choque psicológico que ocorre na maioria das vezes com pessoas que desejam emagrecer pelo fato de pensarem que irão passar fome. Isso não ocorrerá na reeducação alimentar. Neste novo contexto alimentar pode-se comer doces, mas de maneira controlada.

Cabe ainda explicitar que, na reeducação alimentar objetiva-se a mudança positiva dos hábitos alimentares, visando à melhora da saúde e a perda de peso sem, no entanto, desprezar a individualidade de cada indivíduo e seu prazer em comer.

O Quando Comer

Em muitas dietas verifica-se a regulação dos horários da alimentação. Entretanto, na reeducação alimentar preconiza-se a diretriz de alimentar-se a cada três horas, como parâmetro para se atingir a meta do emagrecimento.

Reeducação alimentar 3

Mas porque se alimentar a cada três horas?

Esta medida objetiva aumentar o metabolismo pelo processo da digestão e absorção do alimento que acarretará o processo de emagrecimento, bem evitar o que normalmente ocorre com o indivíduo de chegar à refeição com fome, levando-o a um estado de ansiedade propício ao consumo exagerado de alimentos.

Outro aspecto relevante neste método de emagrecimento é que ele leva em consideração parâmetros bioquímicos e aspectos da vida cotidiana do indivíduo para determinar a quantidade necessária de alimentos que deve ser ingerida.

06 Vantagens obtidas com a Reeducação Alimentar

A principal vantagem obtida é o emagrecimento saudável. Mas além deste, este conjunto de dietas traz outras vantagens que refletem na melhora da qualidade de vida, saúde e bem estar do indivíduo. Vejamos algumas delas:

Reeducação alimentar 8

Diminuição da ocorrência de enxaquecas – A má digestão pode ser a causa para frequentes casos de enxaqueca. Muitas pessoas tem intolerância a certos alimentos e desconhecem que sua ingestão lhes causa o desconforto da enxaqueca. Com a nova dieta o organismo tenderá a entrar em equilíbrio e reduzir a ocorrência da dor de cabeça.

freeimages.co.uk medical images

Controle do diabetes – As pessoas que possuem diabetes com a redução alimentar lhes é possível estabilizar e controlar a doença. A ingestão de alimentos integrais, bem como farinha de maracujá, farelo de aveia, biomassa de banana verde fará com que a pessoa melhore sua qualidade de vida e bem estar.

Reeducação alimentar 6

Reduzir a depressão – Muitas vezes a pessoa tem a mucosa intestinal irritada pela ingestão de um alimento que lhe é inadequado. Com essa ocorrência prejudica-se a absorção de nutrientes responsáveis pelo bem-estar que ocasionam a diminuição de neurotransmissores, como a serotonina que é um neurotransmissor responsável pelo controle do sono e do apetite.

Reeducação alimentar 7 (2)

Doenças relacionadas ao fígado – O consumo de álcool, gorduras e aditivos presentes em alimentos industrializados prejudicam o bom funcionamento do fígado. A reeducação alimentar ajuda a melhorar o funcionamento deste órgão tão importante na saúde do indivíduo.

Reeducação alimentar 7

A ocorrência de doenças cardiovasculares – Estudos relacionam o surgimento de problemas no coração com o alto consumo de proteínas, que encontramos nas carnes vermelhas, sal e gorduras. A reeducação alimentar promove o rodízio de proteínas durante a semana e seu controle.

reeeducação alimentar 9

Controle da hipertensão – Devido ao cotidiano estressante, cada vez mais as pessoas diminuem o consumo diário de água. Na reeducação alimentar promove-se o aumento do consumo de água visando controlar a hipertensão.

Como alternativas coadjuvantes ao controle da hipertensão podemos citar o consumo de alimentos diuréticos com chás, melão e salsinha, bem como reduzir o consumo de produtos industrializados ricos em sódio.

Você pode gostar desse outro artigo:

“O que Você deve Saber sobre o Ácido Fólico”

Banner Siga me Twitter

Reeducação alimentar 10

Robert  Thomaz

Banner Compartilhamento II 300x120

Banner S&L Final de Post

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.