Conheça ferramentas-solução para alcançar a felicidade

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Ferramenta-solução seria o aprendizado de uma técnica, de uma prática, ação ou uma mudança de comportamento baseada no aprendizado de conhecimentos que facilite o indivíduo alcançar a felicidade.

Ferramenta-Solução A

A felicidade é um plano da vida que todos desejamos estar pelo maior tempo possível. Se for comparada a um cenário natural, poderíamos afirmar que ela é um oásis no meio de um imenso deserto, paisagem inóspita açoitada pelo sol abrasador e caracterizada pela areia branca e infinita. Talvez seja o objetivo mais almejado e mais difícil de ser conquistado pelo ser humano e cuja permanência é efêmera.

Ferramenta-Solução Conheça as 16 Melhores para Alcançar a Felicidade A

Todos almejam, sem exceção, alcançar este estado da natureza humana que, no momento em que se conquista, o espírito é envolto pela sensação imensamente prazerosa de bem-estar, de saúde plena, de equilíbrio interior. Contudo, esse estado maravilhoso e desejado não é fácil de ser conquistado.

Ferramenta-Solução C

Apesar de toda dificuldade em que se encontra para se alcançar a felicidade existem “ferramentas-solução” que podem auxiliar qualquer um de nós a alcançá-la e dela gozar pelo maior tempo que nos for possível. Basta que se saiba quais são, como usá-las e nos dispormos a mudar nosso pensamento e comportamento visando esse objetivo tão desejado.

Nesse conteúdo você conhecerá cada ferramenta-solução que está ao seu alcance e não se preocupe que elas não se comparam aos “12 Trabalhos de Hércules”.

As 16 Ferramentas-Solução para Aumentar seu Nível de Satisfação

Segundo pesquisas realizadas por cientistas sociais, psiquiatras, psicólogos, neurocientistas e até economistas, a felicidade está particularmente vinculada à expectativa que o ser humano tem não em relação aos obstáculos e dificuldades que enfrenta para sua conquista, mas sim ao resultado final quando esses percalços são superados. Se os obstáculos e dificuldades forem superados e o resultado final for o esperado ou além dele, o indivíduo terá a sensação que valeu a pena passar por tudo e ali estar gozando do bem mais desejado pela humanidade.

Ferramenta-Solução B

Ferramenta-Solução Conheça as 16 Melhores para Alcançar a Felicidade B

Também foram levantadas as informações que o estado de bem-estar é determinado por 50% da genética do indivíduo, 10% pelas circunstâncias ambientais, e 40% pela sua intenção em ser feliz. É evidente que não nos é possível mudar a genética e nem muitos fatores ambientais, entretanto, pode-se educar a forma de se pensar e agir. Isso é plenamente exequível.

Então para se aumentar as possibilidades de alcançar-se a felicidade ampla é necessário articular e combinar crenças e valores, habilidades e conhecimentos, hábitos e ambiente. Em vista desses argumentos veja a seguir cada ferramenta-solução que pode lhe auxiliar a aumentar o seu nível de satisfação visando o alcance da felicidade.

Ferramenta-Solução Conheça as 16 Melhores para Alcançar a Felicidade C

1 – Cabe a cada um verificar qual ferramenta-solução é mais adequada segundo o seu perfil particular e o problema que deseja superar. Se sua mente não está bem certamente ela prejudicará seu corpo com a liberação de hormônios que afetam seu humor e seu sono. Ferramentas-solução para superar esse problema são: meditação, ioga, reiki e taichi chuan, que são práticas que vêm recebendo aval positivo de vários cientistas, psicólogos e psiquiatras. Segundo eles, essas práticas ajudam a equilibrar e serenar a mente;

2 – A endorfina é um hormônio neurotransmissor que atua no combate e amenização das dores crônicas. Ela é produzida pelo organismo quando o indivíduo pratica exercícios físicos. Uma ferramenta-solução seria a prática de exercícios físicos pelos menos três vezes por semana. Segundo estudos essa ferramenta-solução auxilia até quem está em tratamento da ansiedade, da depressão moderada;

3 – Uma noite sono tranquilo é fundamental para a recuperação das energias e para a articulação interna que se processa no complexo mental. A falta ou comprometimento de uma noite de sono estimula o aumento de um hormônio chamado cortisol cujo excesso provoca o stress, depressão e obesidade. A ferramenta-solução seria dormir sempre que possível no mesmo horário, longe de aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks que emitem ondas e apagar as luzes do ambiente onde se vai dormir. Outra ferramenta-solução seria fazer-se uma lista das tarefas que terá que se fazer no dia seguinte antes de deitar. Isso evita ficar-se pensando na cama e postergar o sono;

4 – A velhice tem aspectos positivos como as demais fases da vida. Segundo pesquisadores, o bem-estar é uma conquista que envolve uma parcela de sabedoria e discernimento. Com o passar do tempo o indivíduo percebe o que realmente vale a pena se preocupar e lutar para se conquistar. Eles descobriram também que pessoas mais maduras tendem a se concentrar mais em fatos de caráter positivo, tanto passados como presentes, do que aqueles de teor negativo;

5 – A ferramenta-solução conhecida como altruísmo (doar-se desinteressadamente ao próximo) é um fator contribuinte para o alcance da felicidade e a sensação de bem-estar. Quando se faz algo pelo próximo, intencionalmente ativamos o sistema de recompensa no complexo mental, o mesmo que é acionado pelo prazer do sexo ou no consumo do chocolate. Procure ajudar desconhecidos, direta e indiretamente, com ações e atitudes positivas. Eu mesmo coloquei como objetivo em minha vida quando criei o blog Sentimentos&Letras: “ser a sua solução é o meu propósito” visando a prática do altruísmo (ajuda ao próximo) por meio de conteúdos que solucionem os problemas dos visitantes e assinantes do blog. Compartilhar minha sabedoria e experiência é uma forma de fazer minha felicidade crescer;

6 – Os relacionamentos tem uma importância muito grande na vida do ser humano. Eles têm elevado peso na balança da felicidade. Quando estamos junto de nossa família e amigos nossa sensação de bem-estar, segurança e felicidade são maximizadas. A ferramenta-solução seria não trocar momentos junto a entes queridos por horas de dedicação a tarefas que não tem o mesmo peso na balança da felicidade. Lembre-se que é relacionamento conta muito;

7 – A solução sorrir é potencialmente muito forte. Sorrir diminui os batimentos cardíacos mesmo em uma situação de tensão segundo pesquisadores. Sorrir também estimula a produção de serotonina, hormônio neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar. Vamos sorrir!

8 – O ato de comer além de saciar a fome também proporciona prazer e contribui para o bom humor. A serotonina como foi dito no item anterior provoca a sensação de bem-estar. O triptofano é um aminoácido que aumenta a produção da serotonina e ele é encontrado em alguns alimentos como a banana, melancia e abacate. A ferramenta-solução é incluir na dieta o consumo regular destas frutas;

9 – Dois outros elementos que devem ser considerados como ferramenta-solução no plano alimentar são o selênio, que é um antioxidante que combate radicais livres que causam stress e envelhecimento, e o chocolate, que auxilia na produção de dopamina um hormônio neurotransmissor que regula o humor. O chocolate é fácil de ser encontrado em supermercados e o selênio se encontra em peixes, aveia e castanhas;

10 – Uma ferramenta-solução que nos segue é o sol. Além do benefício da síntese para produção de vitamina D pelo organismo que é essencial aos ossos, o sol também estimula a produção da endorfina cuja função benéfica já foi citada anteriormente;

11 – Muitas vezes ficamos preocupados em ficar endividados, mas controlando as dívidas e sem ficar no “vermelho” ou afundar-se nele, é prática saudável presentear alguém ou a nós mesmos, fato que estimula a alegria. Agindo assim ativamos o sistema de recompensa do complexo mental;

12 – A felicidade tem em seus componentes o positivismo. E é possível treinar a mente para que sejamos otimistas. Segundo pesquisadores, tirar vinte minutos semanais quando se estiver de bom humor e ficar em meditação. Busque pensar no futuro da melhor forma possível, com realizações positivas e sucesso pleno. Segundo eles, além de deixar a mente mais positiva pode leva-la a identificar novas metas e como atingi-las;

13 – Evite ao máximo se comparar com os outros. Somos únicos, com uma vida totalmente única e específica. Traçamos nosso caminho e objetivos e eles não devem ser objeto de comparação com outros caminhos e objetivos. Tire sim, proveito da experiência alheia. Como dizia meu avô: “não caia no buraco que aquele que lhe precede acabou de cair…”;

14 – Estar feliz é algo contagiante que eleva a autoestima e conduz o próximo ao mesmo estado, da mesma forma que estar ao lado de alguém marcado pela negatividade também arrasta qualquer um para o poço do sofrimento. A ferramenta-solução é manter-se distante de pessoas que se queixam a maior parte do tempo. Saiba que os pesquisadores descobriram que estar próximo a alguém feliz aumenta a chance de se estar feliz em 25%;

15 – Conheça seus temores e medos. Desvendar os próprios temores e medos, que se constituem em problemas, e saber lidar com eles é ação fundamental para se alcançar a felicidade. Mantê-los ocultos e sem solução é habilitá-los a enviar regularmente a sua consciência lembretes dolorosos que afetam sua felicidade. Busque por ferramentas-solução e acabe ou minimize seus temores e medos. Somente assim você será feliz;

16 – Dívidas financeiras influenciam significativamente o humor e a alegria de qualquer pessoa. Nas pesquisas realizadas identificaram que é três vezes maior o risco de pessoas terem problemas de saúde mental como depressão quando possuem dívidas financeiras fora de controle. A ferramenta-solução é buscar uma maneira de restabelecer o controle das dívidas e voltar a ter a tranquilidade necessária para o alcance da felicidade.

ROBERT THOMAZ

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Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

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