Por que superar as dificuldades que encontramos naquilo que desejamos

Ocorrem repetidas vezes em nossa vida, ora serena, ora conturbada, a colisão com naturezas que dificultam ou impedem que alcancemos nossos objetivos, que conquistemos nossos desejos mais simples.

O que seria essa invisível barreira que nos causa insatisfação, desânimo ou ideia de desistência?

Banner Fim de Artigo 500x200

Por que superar as dificuldades que encontramos naquilo que desejamos (1)

“Nada que vale a pena é fácil. Lembre-se disso.”
(Nicholas Sparks)

As dificuldades que encontramos naquilo que desejamos

A existência de obstáculos ou dificuldades que encontramos naquilo que desejamos é algo inerente à natureza humana. Somos colocados à prova para reconhecermos nossas possibilidades e limitações. O lápis que desenhávamos caiu da mesa, o copo descartável rompeu-se quando o pegamos sobre o balcão, não lhe foi possível resolver a questão da prova, ocorreu uma discussão entre sua namorada e você e o casal não chegou à harmonia, etc. etc.

Por que superar as dificuldades que encontramos naquilo que desejamos (2)

Estes são singelos exemplos das dificuldades que encontramos no dia-a-dia e que fazem parte da vida humana. Eles fazem parte da evolução, do desenvolvimento das capacidades inerentes a cada um de nós, homens e mulheres, crianças e idosos.

Quais as consequências que ocorrem diante das dificuldades

As dificuldades que encontramos seja na realização de uma tarefa simples ou complexa sucede-se o despertar ou não de valores e qualidades importantes na evolução do indivíduo.

Se durante a conquista do objetivo almejado nos deparamos com a dificuldade, ocorrerá a ativação e prática da paciência, dedicação, perseverança, determinação, autoconfiança e o orgulho. Caso não se vença a dificuldade ou não se atinja o propósito desejado surgirá o desânimo, a decepção, a descrença em si próprio, e o sentimento de fraqueza ou fracasso.

A aglutinação destes valores ao nosso acervo psíquico-cultural se efetivará em função da conquista ou não do objetivo.

No confronto com a dificuldade, qualquer que seja o seu caráter, interpondo-se ao objetivo almejado, o nosso cérebro se articula no sentido de eliminá-la ou desviar dela, visando prosseguir na conquista.

Por que superar as dificuldades que encontramos naquilo que desejamos (4)

Superando-a, tantas quantas forem, o experimentar desses valores emocionais e morais causará no indivíduo a sensação de vitória, de conquista, que em síntese proporcionar-lhe-á aumento da autoconfiança.

Não superando uma ou mais dificuldades ou ainda não alcançando o objetivo, o indivíduo vivenciará a sensação de fracasso, de fraqueza, de decepção, da perda parcial ou total da autoconfiança.

 Quais as consequências para a Humanidade na ausência das dificuldades

É justamente neste ponto que a dificuldade é vista como fato válido e pertinente no desenvolvimento cognitivo e cultural do ser humano. Sem as dificuldades nas mais diversas tarefas e atividades desenvolvidas pelo homem, simples ou complexas, pouco evoluiríamos no decorrer dos anos.

E se não houvessem as dificuldades?

O homem possivelmente não teria realizado tantas descobertas e criado tantas invenções em sua história. Por deparar-se com a dificuldade e ser instigado pelos valores anteriormente aqui citados (paciência, dedicação, perseverança, determinação, etc.) ele sempre buscou e buscará superar-se, passando a conhecer suas possibilidades e limitações, bem como de seus semelhantes.

Por que superar as dificuldades que encontramos naquilo que desejamos (3)

Dica importante para superar as dificuldades

Não se deprima ou se desespere quando surgirem dificuldades em sua vida, em seu trabalho ou na conquista de um objetivo particular. Elas fazem parte de seu crescimento, de sua evolução, de seu aprimoramento pessoal.

Se não for de seu interesse vencê-las, elas certamente mudarão sua vida para outra direção, mas sempre estarão presentes em sua existência, em uma oportunidade ou em outra, de forma simples ou complexa.

Cabe ressaltar que vencer dificuldades torna os objetivos mais importantes, mais valorizados, e consequentemente nos torna mais capazes e aptos a vencer outras dificuldades no futuro. Por isso que, anseios e desejos, objetivos e propósitos, sem dificuldades não representam e nem tem grande significação na vida do ser humano.

Banner Siga me Twitter

Você pode gostar desse outro artigo:

Fique #Zen: Como não perder o controle facilmente”

Robert  Thomaz

Banner Compartilhamento II 300x120

Banner S&L Final de Post

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

6 Comentários

  1. Robert

    Dear Kathie and so my tip is to write articles with content. Write whenever you can about stuff like his people with solutions to their personal problems. This will help a lot from the beginning. Good luck to you. Subscribe to my site I’ll be happy.

  2. Robert

    Thank Theron I’m glad you enjoyed the content of my website and look – beautiful template. Subscribe to my site I’ll be happy. Good luck to you.

  3. Robert

    Thank Lachlan glad you liked the content. He can help his people. Share with your friends. Subscribe to my site, or rather a subscriber of my site. I’ll be happy. Good luck to you.

  4. Robert

    Hello Vallie I do not use Twitter. But subscribe on my site, or rather subscriber is my website and you can follow my publications. The box to subscribe is on the right. Good luck to you.

  5. Robert

    Thank you for visiting my site. Subscribe to my site. The box to subscribe is on the right side of the site. I’ll be happy. Good luck to you.

  6. Robert

    Thank you for liking my site. Subscribe my site. The box to subscribe is on the right side of the site. I’ll be happy. Thank you.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.