Saiba como lidar com seus vazios e lapsos e ser equilibrado

Banner Fim de Artigo 500x200

Vazios, sim vazios existenciais já dominaram sua mente em algum momento de sua vida? Em muitos momentos tantas pessoas, como você e eu, percebem-se mergulhadas naquilo que conhecemos e que chamamos de vazio, vazio existencial. É comum pensarmos ou declararmos: “Estou sentindo um vazio por dentro…” ou “Hoje eu estou tão triste, com um vazio no coração…”.

Essa sensação de desconforto, de desagrado pode começar como o amanhecer, como um filete tênue de luminosidade e depois ir crescendo, porém justamente ao contrário, não como uma luz grandiosa, mas sim como a escuridão densa e profunda. Esse estado emocional que provoca uma tristeza e a sensação de vazios (buracos dentre do indivíduo) vai aumentado progressivamente e pode acabar em depressão.

Vazios e Lapsos

O indivíduo consegue realizar seus projetos, que conquistou ascensão profissional, que o sexo está a mil, mas… falta-lhe algo, algo dentro dele. Ele sente que sua vida deslancha, porém tem a sensação de que falta alguma em suas realizações.

Essa obscuridade é algo que por não ter sido bem elaborado no passado e que compromete sua realização plena no presente. O que esse indivíduo vivencia se constitui num lapso existencial que também pode resultar em depressão.

sad-505857__180

Ambas as sensações e estados provocam insatisfação, desconforto e vão se aprofundando e gerando uma dor interior, um sofrimento que cada vez mais se agrava e que pode se tornar intermitente ou contínuo, breve ou duradouro, dependendo do estado emocional do indivíduo, de sua harmonia interior.

E como lidar com essa dor e sofrimento que vivenciamos na vida?

Saiba Como Lidar com seus Vazios e Lapsos Z1

Relacionamento Intrapessoal: Vazios e Lapsos

O relacionamento intrapessoal é definido como a capacidade do indivíduo de administrar sua consciência, seus pensamentos, sentimentos, emoções, desejos e medos.

O relacionamento intrapessoal é composto pelos seguintes conteúdos relevantes: autoafirmação, automotivação, autodomínio e autoconhecimento. Os vazios e lapsos existenciais se encontram inseridos nos contextos do autodomínio e do autoconhecimento.

Vejamos as definições de autodomínio e autoconhecimento para que fique bem compreendida a grandeza destes dois conteúdos mentais:

  • Autodomínio – representa a capacidade de dominar-se a si mesmo, conseguindo controlar seus sentimentos, emoções e comportamentos, não se tornando frágil e dependente de fatores externos;
  • Autoconhecimento – representa a capacidade de conhecer-se a si mesmo, de ter consciência de suas características, possibilidades e limitações, sentimentos, imperfeições, etc. tendo clara e perfeita convicção que estes fatores lhe caracterizam.

AutodomínioAutoconhecimento

O homem contemporâneo é motivado inconscientemente pelo desejo de adquirir poder, dinheiro, sucesso, fama, sexo e prazer. Ele acaba por conquistar um destes objetivos e logo sai à caça de outro, num incessante avançar. Sua vida é marcada pela constante falta de saciedade.

Nessa busca irrefreável, ele esquece muitas vezes de si mesmo, de qual a razão de sua existência, de quais reais propósitos seu coração e sua consciência necessitam para estar em equilíbrio e harmonia e, consequentemente, atingir a desejada felicidade. Nesse instante se depara com os vazios.

Governado por esse querer cego e desmedido, o homem na maioria das vezes não percebe, mas vivencia a fuga da solidão que o espreita. Solidão?

Saiba Como Lidar com seus Vazios e Lapsos Z2

Sim, solidão porque para atingir estes objetivos materiais ele se afasta de seus semelhantes e de seus mais nobres sentimentos e imerge no mar das superficialidades. Nessa “arena mental” o indivíduo acaba por cair num dos muitos vazios e lapsos existenciais.

E o que seriam vazios e lapsos existenciais?

Vazio Existencial – Estado psicológico no qual o indivíduo tem a sensação profunda e real que carece de algo, que sua existência está destituída de propósito necessário e concreto que o leve à felicidade. Normalmente tem como causa o sentimento de perda, da ausência de valor emocional e não material que lhe proporcione a verdadeira sensação de satisfação íntima.

O vazio existencial é um cárcere psicológico no qual o indivíduo tem a sensação de um estado emocional indefinido. Este estado lhe desperta a ansiedade e ele vai ficando sufocado, asfixiado por pensamentos que lhe trazem agonia, sofrimento. Esta ansiedade encobre a armadilha que o lançará à depressão. Ele pode ser caracterizado por um luto, por uma perda, traição matrimonial, o fim de um relacionamento duradouro, etc. Diante deste conceito entendemos que vivenciamos muitos vazios em nossa constante busca do equilíbrio interior.

Saiba Como Lidar com seus Vazios e Lapsos J

Lapso Existencial – Estado psicológico no qual o indivíduo tem consciência de que algo em seu passado (fato psicológico relevante em sua vida emocional) ficou inacabado, ou seja, não ocorreu sua completa elaboração ou ela foi mal processada. Este estado gera uma forte sensação de ansiedade, de falha, de quebra na linha de seu desenvolvimento psicológico e emocional.

Neste caso, embora o indivíduo perceba que sua vida se desenvolve, mesmo assim ele fica ansioso, tendo a sensação desconfortável que falta alguma coisa que a torne plena e satisfatória, devido a uma “quebra” ou falha na linha de seu desenvolvimento psicológico.

Essa “quebra” ou falha, que sempre se encontra no passado e pode ser uma perda, uma separação ou traição, acaba por provocar uma tristeza, uma melancolia que se aprofunda cada vez mais, levando-o também à depressão. O lapso existencial também é um cárcere psicológico que sufoca e impede do indivíduo de sentir-se livre e realizado.

Saiba Como Lidar com seus Vazios e Lapsos Z3

Como Lidar com seus Vazios e Lapsos

Quando o indivíduo vivencia de nível moderado a forte os sentimentos e emoções de ansiedade, insatisfação interior, frustração, perda, culpa, insegurança, medo, etc. abre-se caminho para o surgimento de vazios ou lapsos existenciais que podem provocar e desenvolver uma depressão.

Embora ele possa ter alcançado dinheiro, fama, poder e demais benesses conquistadas com estes fatores surge-lhe a sensação de incompletude, de vazio interior, que vai se configurando em tristeza, em dor que aos poucos se agrava. Com brevidade, o indivíduo não sabe e nem consegue identificar como ficou ou porque está triste.

A “tristeza sem razão” vai se aprofundando e para ela convergem a ansiedade e o fator tempo que acelera a chegada da dor e da agonia. Sua vida fica sem interesse, a rotina se torna um suplício, o “bem viver” proporcionado pelos fatores citados não atende às necessidades interiores, emocionais e psicológicas. De falso feliz ele passa a verdadeiro sofredor.

Saiba Como Lidar com seus Vazios e Lapsos Z4

A maneira mais coerente de se lidar com os vazios e o lapsos existenciais é identificar suas causas, os fatores que desencadeiam estes estados. Em seguida, o indivíduo deve criar condições para mudar seu estado de tristeza, de melancolia que começa a viver, em vista que ele sabe que aquilo o leva ao vazio emocional, à dor, à depressão.

O fato ou situação que nos causa desconforto, insatisfação ou sofrimento é resultado de uma ação negativa ou omissão de nossa parte diante de sua ocorrência. O mesmo transcorre com o fato ou situação que nos proporciona prazer, realização íntima e felicidade, ele decorre de nossa ação, porém positiva.

Diante destas premissas você deve refletir e lutar mentalmente, focando sua consciência na adoção de uma postura amadurecida em relação ao vazios ou lapsos existenciais que surgiu. Deve entender que somente uma mudança radical será capaz de confrontar-se com a depressão e seus coadjuvantes, vencendo-a e lhe proporcionando a liberdade para viver com harmonia e ser realmente feliz.

Saiba Como Lidar com seus Vazios e Lapsos Cabeça

Você deve acreditar em si mesmo, de que é capaz de realizar essa mudança tão forte e intensa em sua mente. Deve acreditar que essa transformação será capaz de neutralizar ou anular as causas que provocam o vazio ou lapso existencial e que por consequência provocam a depressão.

ROBERT THOMAZ

Você pode gostar desse outro artigo:

“Relacionamento: Conheça a Verdadeira Importância em sua Vida”

Saiba Como Lidar com seus Vazios e Lapsos Z

Banner S&L Final de Post

Banner Twitter 2

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.