A vitamina ácido fólico é muito importante na gravidez, por que?

A vitamina ácido fólico ou folato, como também é chamado, é de fundamental importância durante o período gestacional. Além de ser eficiente no combate à anemia ele auxilia o organismo no perfeito desenvolvimento fetal.

A classe médica em função de estudos realizados orienta que mulheres não devem engravidar com o nível dessa vitamina abaixo do normal, sendo indicado uma suplementação com a mesma no período pré-gestacional e até se completarem as doze primeiras semanas, visando reduzir o risco de malformação do sistema nervoso do feto.

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez bebê

A Importância do Ácido Fólico na Gravidez

O ácido fólico ou vitamina B9 na gravidez é recomendado por vários motivos que visam manter a qualidade de vida da gestante e auxiliar a formação e o crescimento do bebê em desenvolvimento. Isso devido ao fato de evitar algumas doenças graves que podem surgir durante a gestação comprometendo a saúde da mãe e do bebê.

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez mulher grávida

O consumo orientado dessa vitamina minimiza o aparecimento nos bebês de malformação do tubo neural, do trato urinário e do sistema cardiovascular. No caso do tubo neural ocorrem defeitos em seu fechamento podendo ocasionar malformação da coluna vertebral e consequente surgimento de uma doença chamada a espinha bífida (defeitos na coluna vertebral) e a anencefalia (falha no desenvolvimento do cérebro, que leva à morte).

Espinha bífida (imagem à esquerda) – Anencefalia (imagem à direita)

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez espinha bífidaSaiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez anenceafalia

 

 

 

 

 

Pesquisas informam que apenas a ingestão do ácido fólico na dieta alimentar não é suficiente e, por conseguinte, não reduz os riscos dos defeitos acima citados. É necessário que seja administrado o suplemento vitamínico de folato que já foi comprovadamente testado e demonstrado eficiente.

A administração do folato no período pré-gestacional e durante a gravidez diminui os sintomas de enjoo, náuseas e vômitos na gestante proporcionando-lhe uma gravidez mais tranquila e agradável. Cabe salientar também que seu consumo também restringe a ocorrência de partos prematuros e melhora a qualidade do leite materno.

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez amamentação

Pesquisas realizadas indicam que o consumo orientado dessa vitamina (ácido fólico) no período pré-gestacional e durante o início da gravidez reduz o risco de o bebê nascer com a deformação conhecida por lábio leporino e também alguns tipos de distúrbios cardíacos. Constatou-se que gestantes desnutridas ou submetidas a regime severo de emagrecimento tendem a ter esse tipo de problema de saúde.

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez lábio leporino

Outro dado relevante é o fato do ácido fólico reduzir o risco de mulheres desenvolverem pré-eclâmpsia, que é uma doença grave que pode comprometer a saúde da gestante e do bebê.

Qual a quantidade de Ácido Fólico a tomar durante a gravidez?

A quantidade dessa vitamina normalmente administrada pelos obstetras é de 400 mcg no primeiro trimestre de gestação. Além desta prescrição, também é recomendada uma dieta alimentar rica em folato para reduzir os riscos de algum problema congênito no bebê.

Ácido Fólico

Embora seja esta a quantidade regular a ser prescrita em nenhuma circunstância a gestante deve autoprescrever o consumo de ácido fólico. A quantidade recomendada será prescrita pelo obstetra após uma avaliação médica. Cada mulher tem suas características e peculiaridades, além de possíveis problemas em sua saúde e somente o médico pode prescrever e aconselhar o mais adequado medicamento ou suplemento vitamínico que lhe seja conveniente durante a gravidez.

Funções Vitais e Alimentos que contêm o Ácido Fólico

Observe algumas funções vitais dessa vitamina que visam uma boa qualidade de vida e saúde da gestante e do bebê:

– A vitamina B9 associada às vitaminas B12 e C ajuda no metabolismo quebrando, absorvendo e criando novas proteínas no corpo;

– É vitamina essencial ao desenvolvimento do tubo neural durante a gravidez, prevenido a má formação do bebê;

– Equilibra e estabiliza a pressão arterial e previne derrames;

– É saudável ao cabelo e a pele da gestante e do bebê;

– Atua como antidepressivo, importante para o estado emocional da gestante;

– Promove a fertilização e aumenta a quantidade de leite materno;

– Promove a melhoria das funções das células do corpo e para o crescimento de tecido.

O ácido fólico se encontra nos seguintes alimentos:

– Vegetais de folhas verdes como espinafre, alface, brócolis;

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez espinafre

– Ervilha, feijão verde;

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez ervilha

– Pão, levedura;

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez pão

– Peixe;

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez peixe

– Cogumelos;

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez cogumelo

– Aves;

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez frango

– Laranja, abacaxi, banana, melão, uva.

ROBERT THOMAZ

Saiba a Importância do Ácido Fólico na Gravidez Bananas

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.