Fique Zen: Saiba Como não perder o Controle facilmente

Você deve estar cansado (a) de ouvir por aí:

“Não estressa”, “Não esquenta a cabeça”, “Fica frio”…

Tais expressões tão em voga representam o sentido de não se exaltar, não procurar a desarmonia, não gerar conflito por fato ou ato sem grande importância. Infelizmente, hoje vivemos uma vida estressante em que dívidas financeiras, doenças, conflitos conjugais ou de trabalho nos tiram o desejado sono.

Fique zen 1a

Mas existe uma maneira relativamente fácil de minimizar os estímulos que nos estressam, que nos afastam do caminho da paz e da felicidade. Estou falando do estado “zen”.

O que é Zen?

O termo zen é um nome japonês que surgiu na China, com origem vinculada ao Budismo. O zen é um tipo de meditação contemplativa na qual leva o indivíduo a uma experiência direta da realidade, que objetiva apresentar-lhe uma visão transparente, clara do universo ao seu redor. Em síntese, seria termos uma visão serena de uma situação ou fato que por diversos fatores procura nos causar insatisfação, ansiedade, desassossego e, por efeito, doenças físicas ou psicológicas.

Ficar ou estar zen é o estado que o indivíduo de procurar concentrar a atenção para si mesmo, visando a busca de harmonia e paz interior, colocando sua mente em ataraxia.

Fique zen 1

O que é ataraxia?

É o plano onde habitam a sensibilidade, o entendimento e as emoções. Mas claramente seria o estado onde se encontra a serenidade da alma, a ausência de inquietude, a verdadeira tranquilidade mental.

Fique zen 2

Segundo Andrea Gurgel, mestre de reiki e sócia do Equilibrium SPA da Mente, no Rio de Janeiro: “Se a mente não está bem, ela prejudica o corpo com a liberação de hormônios que afetam o sono e o humor…”.

Ficar zen é trabalhar no sentido de equilibrar, harmonizar a mente do interior para fora, de modo a lidar de maneira clara, serena com os fatos e dificuldades que a vida nos apresenta, equacionando-os de maneira a minimizar seus efeitos sobre a mente, a alma.

A comunidade científica vem chancelando as práticas de meditação, ioga, reiki e tai chi chuan como meios para alcançar a cura de algumas doenças e atingir-se o bem-estar. E ficar zen é mecanismo comum a estas práticas.

Fique zen 3

E você sabe ficar zen? Se não, vou te dar uma dica (bônus) nesse artigo, pois quero seu bem, quero que você resolva seus problemas e tenha uma melhor qualidade de vida.

Dica (bônus):

A teoria evidentemente é válida e para pô-la em prática faça o seguinte:

– Coloque uma roupa confortável e procure um lugar reservado, longe de ruídos, música e presença de outras pessoas.

– Neste recanto, sente-se ou deite-se na posição que lhe seja mais confortável. Feche os olhos.

– Tente afastar de sua mente todos os problemas e ansiedades do momento.

– Tente buscar seu interior e pergunte-se a si mesmo:

“Quem sou?

“O que desejo?”

 “Sou feliz? Senão, o que posso fazer para alcançar a harmonia, a serenidade interior?”

– Tente encontrar respostas simples. Faça desse simples exercício uma prática diária. Nossa mente atende à massificação de pensamentos, tanto positivos como de natureza negativa. A simplicidade é a solução para grandes problemas e muitas vezes não conseguimos alcançá-la pelo fato de a desprezarmos.

Fique zen 5

Vivemos uma vida muito atribulada, mas é necessário pararmos para momentos de meditação. Como o corpo, a mente também pode adoecer e, quando ocorre, normalmente os danos são maiores e mais devastadores.

Então não fique estressado (a), fique zen!

Robert  Thomaz

Banner Compartilhamento II 300x120

Robert

Robert Thomaz é escritor, poeta, autodidata, pesquisador, blogueiro. Dedica-se ao estudo e pesquisa de assuntos relativos à qualidade de vida, relacionamento intrapessoal, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar.

Website: http://sentimentoseletras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.